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MECÂNICA => Motores em Geral => Tópico iniciado por: mulapreta em 15 de Março de 2012, 23:59
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Estou postando essa dúvida para receber dos amigos informação para solução do problema.
Estou tendo problemas com o Drive TB6560 e os meus três motores Bipolares de 18.9 Kgf. O problema reside somente no Drive TB6560.
Dessa forma, resolvi montar um Drive CNC3AX 2010 e substituir toda a parte eletrônica da máquina. Inclusive os Motores para Unipolar.
Ocorre que o mais fácil de achar e mais barato, são os motores de 15 Kgf. Como possuo alguns motores 23LM-C004 de 5 Kgf troquei o motor do meu Eixo X que é um motor de 18,9 Kgf por um desses de 5 Kgf para sentir se o eixo seria movimentado.
Para minha surpresa, apesar de ligar o motorzinho em um Drive Bipolar e ligálo como Bipolar, com perda de alguns Kgf, o motorzinho movimentou muito bem o eixo X, chegando a 1000 mm/mim.
Dessa forma, penso que se usar o Drive Correto (o CNC3AX) com motores Unipolares de 15 Kgf, a minha máquina estaria bem servida de eletrônica.
Que você acham, trocar os 18,9 Kgf por 15 Kgf seria viavel???
Aguardo opiniões.
Abraços
Edson
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18,9kgf bipolar
13,2kgf unipolar
15kgf bipolar
10kgf unipolar
Att;
Jost Dayan
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18,9kgf bipolar
13,2kgf unipolar
15kgf bipolar
10kgf unipolar
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Esta resposta coloca mais dúvidas.
18,9kgf bipolar
13,2kgf unipolar
Isso quer dizer que um motor Bipolar ligado no drive Bipolar de 18,9 Kgf terá os 18,9 Kgf, mas se um motor Unipolar de 18,9 Kgf for ligado no Drive Bipolar ele reduzirá seu torque par 13,2 Kgf?
15kgf bipolar
10kgf unipolar
Da mesmo forma, só reduzindo o torque?
Acontece que, se não me engano, a Placa CNC3AX V:2010 é Unipolar para motores de 6 (seis) fios então, uma motor de 15 Kgf UNIPOLAR 6 (seis) fios ligado nessa placa terá os mesmo 15 Kgf reais. Não é isso?
Confirmem se estou certo?
Abraços
Edson
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Se vc ligar um motor bipolar de 18kgf em um driver bipolar, vc tera 18kgf.
Não tem como ligar um motor em modo unipolar em um driver bipolar,
Se ligar um motor de 18kgf em modo unipolar em um driver unipolar vc tera 13kgf.
Motores de 15kgf com 6 fios vc consegue ligar em modo unipolar, mas ha uma perda de 30% ligando desse modo.
Vc ligando os motores de 15kgf de 6 fios na CNC3AX vc terá 10Kgf, pois está ligando em modo Unipolar
Segue o datasheet do motor de 15Kgf da Akiyama.
http://www.akiyama-automacao.com.br/index.php?dispatch=attachments.getfile&attachment_id=149 (http://www.akiyama-automacao.com.br/index.php?dispatch=attachments.getfile&attachment_id=149)
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Então eu estava completamente equivocado. Pensava que para cada característica de motor deveríamos, ligá-lo em seu respectivo Drive (Bipolar/Unipolar) para manter o torque correto do motor.
Dessa forma podemos afirmar que o melhor Drive será o modo Bipolar, em qualquer tipo de motor (bipolar/unipolar), que manterá o torque correto???
Abraços
Edson
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Completando:
Na experiência que descrevi no meu poste de abertura, o motorzinho que usei de 5 Kgf com 6 fios, ligado no Drive Bipolar não perdeu torque, manteve-se no seu torque original?
Muito interessante essas explicações...
Edson
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Será que ninguém poderia dar as respostas para os dois últimos post?
Abraços
Edson
Dessa forma podemos afirmar que o melhor Drive será o modo Bipolar, em qualquer tipo de motor (bipolar/unipolar), que manterá o torque correto???
Na experiência que descrevi no meu poste de abertura, o motorzinho que usei de 5 Kgf com 6 fios, ligado no Drive Bipolar não perdeu torque, manteve-se no seu torque original?
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Será que ninguém poderia dar as respostas para os dois últimos post?
Vou tentar...
Dessa forma podemos afirmar que o melhor Drive será o modo Bipolar, em qualquer tipo de motor (bipolar/unipolar), que manterá o torque correto???
Mais ou menos - os motores devem ser desenhados para a função ou melhor, para o acionamento - isso quer dizer que um motor de 8 fios poderá ser acionado tanto em drives bipolares como unipolares.
O inverso até é possível - um motor de 6 fios (unipolar) pode ser ligado num drive bipolar, mas dependendo como for ligado (1/2 motor) será uma ligação em modo bipolar mas terá o torque um pouco melhor que se fosse unipolar mas não como se ligado em modo completo...
Na experiência que descrevi no meu poste de abertura, o motorzinho que usei de 5 Kgf com 6 fios, ligado no Drive Bipolar não perdeu torque, manteve-se no seu torque original?
Depende -= se ligou as fases pelos extremos e ignorou o fio central, terá mais torque - se alimentou-o com a metade do enrolamento (fio central + uma extremidade da fase, o torque é mais ou menos o mesmo de um motor unipolar
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Grato Gilii, pela resposta. Agora passei a entender um pouco mais sobre esses motores.
Depende -= se ligou as fases pelos extremos e ignorou o fio central, terá mais torque - se alimentou-o com a metade do enrolamento (fio central + uma extremidade da fase, o torque é mais ou menos o mesmo de um motor unipolar
O motor foi ligado pelos fios extremos, deixando os do meio desligados.
Abs.
Edson
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Veja só - ligado dessa forma se obtem o maior torque mas talvez não se tenha uma boa velocidade porque é como se fosse uma ligação bipolar-série, onde as fases estão ligadas em série e neste caso a indutância é multiplicada por 4, tornando o motor lento...
Há umas tabelinhas e umas explicações que mostram o que acontece - foram postadas pelo Jorge e por mim, mas confesso que não lembro mais onde estão.
Se encontrar eu aponto o caminho.
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Pessoal, bom dia...
Pelo que já li e aprendi a única diferença de força para a ligação Unipolar e Bipolar e no Holding Torque.
Ou seja, na ligação Bipolar o motor terá mais um pouco de força somente no momento em que estiver Parado, no momento em que estiver girando a força dos dois é a mesma.
Gde abraço.
Att.:RDS
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Não é a única diferença não.
Mudam as tensões por fase, a corrente consumida por fase, o torque como já disse e a indutância ou seja, muda tudo :)
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Veja só - ligado dessa forma se obtem o maior torque mas talvez não se tenha uma boa velocidade porque é como se fosse uma ligação bipolar-série, onde as fases estão ligadas em série e neste caso a indutância é multiplicada por 4, tornando o motor lento...
Bem, como havia dito anteriormente, o motorzinho (vamos chamas assim o de 5 Kgf) movimentou muito bem o eixo "X" a 1000 mm/min.
Claro que a fonte e o Drive estão configurados para o motor Bipolar 18,9 Kgf. Somente substitui um motor por outro para um teste rápido.
Nesse caso, se configurado o Mach3 a 1000 mm/min. o motorzinho, na realidade não estaria nessa velocidade?. Estaria em uma velocidade menor?
Esse negócio de Motor de Passo x Drive é muito mais complicado que parecia ser.
Há umas tabelinhas e umas explicações que mostram o que acontece - foram postadas pelo Jorge e por mim, mas confesso que não lembro mais onde estão.
Se encontrar eu aponto o caminho.
Espero que encontre. Pena que o Jorge L. esta meio enrolado...ele poderia ajudar na busca dessa tabela.
Com toda certeza esses últimos post's colocaram mais dúvidas na "cachola" vou digerir um pouco e depois colocarei mais dúvidas...
Grato
Edson
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Edson,
Uma boa leitura, onde explica praticamente tudo que está sendo discutido aqui:
http://www.guiacnc.com.br/motores-em-geral/tutorial-sobre-acionamento-de-motor-de-passo/ (http://www.guiacnc.com.br/motores-em-geral/tutorial-sobre-acionamento-de-motor-de-passo/)
Achei uma tabela que fiz a algum tempo:
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Em linhas gerais, o torque num motor é proprocional ao produto N x I, onde N é quantidade de espiras do enrolamento (uma fase, por exemplo) e I é a corrente que circula no enrolamento.
Asssumindo como referência um motor de passo unipolar de 8 fios (pode ser ligado como bipolar), onde cada fase possui N espiras, resistência R, tensão E, corrente I e gera um torque T, teremos:
Potência Dissipada = E x I = R x I2 e R = E / I.
Ligação Bipolar Série:
Ao ligar dois enrolamentos em série, Ntotal = 2 N, porém a potência total dissipada nos enrolamentos (P = 2 x R x I2), pode causar sobreaquecimento e perda de isolamento ou curto no enrolamento, portanto, deve estar limitada à potência de um enrolamento apenas. Ao ligar dois enrolamento em série, N dobra e R dobra, mas como a potência deve ser mantida a mesma de um enrolamento (fase), I deve se reduzir a x1/Raiz(2), com isso o torque (N x I) aumenta para (2 x 1) x 0,707 = 1,414.
Ligação Bipolar Paralela:
Ao ligar dois enrolamentos em paralelo Ntotal = N, porém a potência total dissipada nos enrolamentos (P = 2 x R x I2), que pode causar sobreaquecimento e causar perda de isolamento ou curto no enrolamento, deve estar limitada. Ao ligar dois enrolamento em paralelo, N se mantem e R cai metade, mas como a potência deve ser mantida a mesma, I (corrente total dos enrolamentos em paralelo) pode aumentar em xRaiz(2) em relação a corrente de uma fase apenas, com isso o torque (N x I) aumenta para 1 x (2 x 0,707) = 1,414.
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Para uma melhor compreensão, poderiam preencher (completar) a tabela abaixo, principalmente o "Modo de Ligação" e se possível, mas não é fundamental, visto que as explicações anteriores já por si responderam.
Grato
Edson
P.S. A tabela foi feita no Paint.
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Segue.
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Cabe registrar também a influência da conexão na curva torque x velocidade do motor. A conexão série permite obter maior torque em baixas velocidades e a conexão em paralelo maior torque em altas velocidades.
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minilathe,
Muito grato pela resposta. Só restou uma única dúvida com relação ao motor Unipolar (6 Fios). Você alterou a posição dos fios (na tabela anterior o segundo tipo de motor), demonstrando a ligação do motor em um Drive unipolar. Até aí tudo certinho, pois, eu não havia previsto na tabela essa ligação.
Porem, o modo de ligação que estava presente, ligação do mesmo motor em Drive Bipolar com o fio central desligado eu estou testando em meu drive e você alterou na tabela. Se não for pedir muito, poderia confirmar esse tipo de ligação ou não?
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Porem, o modo de ligação que estava presente, ligação do mesmo motor em Drive Bipolar com o fio central desligado eu estou testando em meu drive e você alterou na tabela. Se não for pedir muito, poderia confirmar esse tipo de ligação ou não?
O que você se refere seria o terceiro modo da tabela, bipolar série, as conexões centrais estão desligadas (NC).