Oi pessoal,
Chegou mais um para colocar lenha na fogueira
Vou tentar complicar mais um pouquinho, se vocês me permitem
Reinaldo, já que você é o fotografo oficial do Apoena
, é possível você tirar umas fotos prá gente, por favor? Queria mostrar prá turma como a corrente flui num motor unipolar, pode ser? Legal!
Gostaria que você ligasse 3 resistores de baixo valor (o menor que você tiver, mas tem que ser o mesmo valor) da seguinte maneira: Um resistor em série com uma ponta, outro em série com o tap central e outro em série com a outra ponta, ok? Nem precisa se preocupar com a outra bobina
Assim que você tiver ligado os resistores no motor, e o conjunto no driver, gostaria que você anotasse qual fase desta bobina está energizada. O motor tem que ficar totalmente parado nesta etapa, tá? A fase energizada não pode mudar.
Regule o osciloscópio para 20us ou 25us por divisão (supondo que o chopper esteja oscilando em torno de 20KHz) e posicione o terra na linha central da tela.
Para ajustar a tensão por divisão, coloque o terra no tap central e a ponteira no positivo da fonte (no outro lado do resistor). Ajuste a tensão por divisão para que a onda fique mais ou menos na metade entre o terra (que está no centro da tela) e a linha superior da tela. NÃO ALTERE NENHUM AJUSTE (tensão ou período) OU A POSIÇÃO DO TERRA NA TELA, somente o trigger para o sinal ficar quieto na tela
Esta seria a primeira foto: a corrente que vem da fonte.
A foto seguinte seria com o terra no dreno do transistor da fase energizada e a ponteira na outra ponta do resistor. É a corrente na fase energizada.
A última foto é com o terra no dreno da fase não energizada DA MESMA BOBINA e a ponteira no outro lado do resistor. Qualquer coisa dá um berro que tento me expressar melhor
Se quiser caprichar mais, nas duas fotos das fases você poderia colocar o terra do osciloscópio no terra do driver, uma ponteira no dreno e a outra ponteira no outro lado do resistor. Um traço seria a tensão no dreno e o outro traço seria canal A - canal B, ou seja, a corrente no resistor. Faça o ajuste para que este sinal (canal A - canal B) seja positivo quando você medir a fase energizada, tá? Seria a segunda foto.
A terceira seria na fase não energizada, MANTENDO A MESMA POSIÇÃO DAS PONTEIRAS QUE A FASE ENERGIZADA, ou seja, a ponteira do primeiro canal que estava no dreno (por exemplo) tem que ficar no outro dreno, ok?
Assim você pode ver a corrente na fase e a tensão no dreno, sincronizados entre si.
Garanto que teremos algumas surpresas nestas fotos
Aguardemos
Abraços,
Rudolf