Autor Tópico: Consumo de corrente em motores de passo ...  (Lida 12050 vezes)

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Consumo de corrente em motores de passo ...
« Resposta #60 Online: 06 de Fevereiro de 2007, 22:07 »
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Pergunta: Se o sentido da corrente de um lado da bobina é o contrário do outro lado, por que os picos estão com o mesmo sentido?


Aqui voce diz que os picos estão no mesmo sentido ...

Offline Rudolf Waller

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Consumo de corrente em motores de passo ...
« Resposta #61 Online: 06 de Fevereiro de 2007, 22:08 »
Citação de: "Mac_RC"
Fiz uma mediçãozinha rapida aqui, tirando a corrente RMS da fonte e de uma das bobinas ...

Constatei o seguinte :

Na bobina medi 163 milivolts RMS
Na Fonte medi 328 milivolts RMS

Esta é a corrente ou a tensão??

Se foi a corrente, você mediu em que ponto?

Sugiro que você meça a corrente no tap central de uma bobina e depois numa ponta dela.

Fiquei pensando... Seu amperímetro mede RMS...

Se uma fonte fornece 1A durante um pequeno tempo, e depois retorna 0,9A (para os capacitores, por exemplo) em outro pequeno tempo, um amperímetro RMS leria uns 0,95A (acho), sendo que a fonte forneceu (em média) apenas 0,1A... Acho que seria a corrente ativa versus a reativa...

Ou não???

Abraços,
Rudolf

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Consumo de corrente em motores de passo ...
« Resposta #62 Online: 06 de Fevereiro de 2007, 22:14 »
Rudolf,

Eu li no mesmo resistor, um na ponta e outro no tap, o valor é de tensão ...

Divide por 0.68 (resistencia) que dara a corrente ... meu oscilospocjh mede RMS de um ciclo ou total, no caso medi total ... diminui a varredura vertical e medi ...

Offline Rudolf Waller

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« Resposta #63 Online: 06 de Fevereiro de 2007, 22:27 »
Citação de: "Mac_RC"

Os picos que você cita estarem do mesmo lado, na realidade não estão

Pelo detalhe ampliado da foto, parece que os 2 primeiros picos estão subindo ao mesmo tempo. Isso pode (não estou dizendo que sempre é) ser ocasionado por mal contato do terra do osciloscópio, algum ruído introduzido pela fonte, driver, rede elétrica, ...

Por falar em terra, não conheço as características do seu osciloscópio, mas reparei pela foto que as 2 blindagens (terras) das 2 ponteiras estão em pontos distintos do circuito. As blindagens são isoladas entre si?

Abraços,
Rudolf

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« Resposta #64 Online: 07 de Fevereiro de 2007, 00:01 »
Rudolf,

Ampliando estes sinais se percebe uma oscilação, por isto que aparece nos dois lados, mas tudo bem, pode ser vários os motivos, não acho que isto seja relevante ...

Este osciloscópio tem dois canais isolados, por isto tenho uma ponta em cada lado ...

Uma coisa que você citou e me deixou até feliz, se estivesse correto, é sobre o fio verde e branco ser o tap ao invés do branco, mas fui checar e infelizmente esta correto, o tap é o branco mesmo ...

Digo infelizmente, porque ai poderia ocorrer do motor sair voando, quando eu invertesse ... viajei ... heheheee

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« Resposta #65 Online: 07 de Fevereiro de 2007, 00:19 »
Rudolf,

Tirei as fotos com medição atravez de um multimetro analogico, estou preparando aqui e ja vou postar ... surpresas virão, se prepare ... hehehee

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« Resposta #66 Online: 07 de Fevereiro de 2007, 00:33 »
Bom, acho que as fotos mostram tudo, mas se tiver duvidas é só perguntar ...

http://i68.photobucket.com/albums/i18/Mac_RC/Apoena/ap05apt.jpg
Consumo de corrente em motores de passo ...


http://i68.photobucket.com/albums/i18/Mac_RC/Apoena/ap05pt.jpg
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http://i68.photobucket.com/albums/i18/Mac_RC/Apoena/ap03pt.jpg
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Consumo de corrente em motores de passo ...
« Resposta #67 Online: 07 de Fevereiro de 2007, 00:34 »
Eu tenho uma teoria para isto, mas quero ouvi-los antes ... heheheee

Offline Rudolf Waller

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« Resposta #68 Online: 07 de Fevereiro de 2007, 00:37 »
Mestre Fabio,

Como sempre tentando entender as nuâncias da eletrônica :)

O comportamento das correntes é meio estranho, mesmo. Normalmente ela sai do positivo da fonte, passa pelo circuito e retorna pelo terra da fonte. Quando um indutor entra na jogada, tudo pode acontecer :)

É meio louco, mesmo :)

Ah! No experimento do Reinaldo o motor estava parado, tá?
Citação de: "fgilii"
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Pergunta: Por que a corrente não é constante quando o fet está conduzindo?

Não faço idéia...chuto que é por causa da rpm que está caindo um pouco...

Apesar do fet tentar fazer com que a corrente vá a estratosfera rapidamente, o indutor (bobina do motor) é quem limita a taxa de subida. Só aos poucos o fet consegue que a corrente cresça.

Lembrando: Um indutor tenta impedir que o valor da corrente se altere.

Pergunta: Como fazer com que a corrente cresça mais rápido?
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Pergunta: Por que esta diferença em relação aos 0,47A configurados no driver?

Não sei o termo certo, mas não é porque há uma "defasagem" entre fases? (tipo raiz de 2)

O driver faz com que a corrente de 0,47A (ajustado no próprio driver) seja a média da corrente que circula na bobina quando o fet está conduzindo e quando não está, quando a corrente passa a circular pela outra fase da mesma bobina.

Além disso, pela foto a precisão do resistor é de 5%, ou seja, sempre existiria um erro na medida. Claro que este erro causa pouquíssima interferência no motor estes 5%. Um Nema23 com 1A ou 1,05A dá quase na mesma :)
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Pergunta: O que é este pico e o que o causou?

Não faço idéia...

Repare que os 2 picos ocorrem (aproximadamente) ao mesmo tempo, no mesmo sentido e com a mesma amplitude. Isso pode ser causado por um fator interno ou externo. Como os 2 sinais são de 2 fases, isso só deveria ser causado internamente se os fets de cada lado da bobina resolvessem conduzir ao mesmo tempo (independente do motivo). Apesar de merecer um estudo, acho muito difícil disso ter acontecido.
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Pergunta: Por que a corrente resolve subir a montanha?

De novo não faço idéia... chuto que é por causa da rotação, (...)

O motor está parado, tá?

Imagine a corrente sendo um fluxo contínuo de água descendo de muito alto dentro de um cano e entrando na metade de outro cano. Um lado do segundo cano desce e o outro lado sobe. A água desce da caixa dágua até embaixo, ok? E se fecharmos rapidamente a ponta de baixo, o que acontece? O fluxo de água tende a se manter constante. Por não mais poder sair pelo lado de baixo, ela jorra pelo lado de cima.

Uma bobina de um motor unipolar funciona mais ou menos da mesma maneira que o segundo cano. Quando o lado de baixo se fecha, o fluxo tende a continuar pelo outro lado, fazendo com que a água retorne à caixa dágua.
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Pergunta: Por que o valor desta corrente é menor do que a do lado do chopper?

Acho que é porque esta corrente é a que está sendo induzida pelo efeito da rotação - se fosse maior que a injetada do lado do FET, teria um moto contínuo :) (agora eu apelei - perdí a vergonha completamente)

Um dia (quem sabe) a gente chega lá :)

Voltando ao exemplo anterior do cano, o fluxo que sobe é um pouco menor do que o fluxo que estava descendo, pois sempre existe algum tipo de atrito no cano. Num indutor é a mesma coisa. Existem perdas causadas pela resistência do enrolamento e pela corrente de Eddie.

Dá prá visualizar que o fluxo de água que sobe vai diminuindo aos poucos? Repare que na foto que a corrente do lado oposto do transistor que está chaveando também vai diminuindo aos poucos.
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Pergunta: Quanto mesmo é o valor médio das 2 correntes? Onde já vimos este valor neste experimento? O que isso quer dizer?

Bem, (0,588 + 0,368)/2 = 0,478, que é o que foi regulado lá no driver.
Agora o que quer dizer é pedir muito (para mim)...
O sistema "enxerga" esta diferença, porque o Rsense (que são dois resistores, um para cada fase) estão no meio do caminho, e os sinais que estão sendo monitorados um se refere ao momento que a fase está energizada e o outro se refere ao momento que a fase não está energizada... o sistema tira a média... (agora eu apanho)

Grande! É isso aí :)

Valem só algumas ressalvas no que você disse. Cada BOBINA tem um Rsense, e não cada fase. Até poderia ter, mas não há motivo. Em cada bobina somente num dos lados é que está sendo chaveado. Se chavear os 2 ao mesmo tempo o campo magnético entra em curto, pois cada metade da bobina geraria um campo oposto ao outro lado. Por isso só se usa um Rsense por bobina.
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...Aí é que entra a necessidade do diodo ser rápido. Pergunta: Por que?

Bem, depois desse festival de besteiras que eu escreví, fecho com a última agressão: é porque o quão mais rápido ele for, mais rápido ele "desvia" aquele surto de corrente que circula em direção ao FET, e não deixa o bichinho ir para o Céu dos componentes...

É isso aí! O diodo interno do fet é meio devagar. Por isso a necessidade de se colocar outro diodo externo.

Abraços,
Rudolf

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« Resposta #69 Online: 07 de Fevereiro de 2007, 00:58 »
Grande Reinaldo,
Citação de: "Mac_RC"
Eu tenho uma teoria para isto, mas quero ouvi-los antes ... heheheee

Tou olhando, olhando. Alguma coisa não está fazendo sentido. Além dos meus (daqui a 4 horas tenho que acordar).

Pelo que estou entendendo, a segunda foto é no tap central, a terceira na fase do fet chaveando e a última é da outra fase. Confere?

Na última você inverteu a entrada das ponteiras no amperímetro (claro). Só que a corrente é muito grande. Spike da abertura do fet?

A somatória das correntes (médias) não bate com o que vemos nas fotos. Tem algo de podre aqui, e definitivamente estou precisando de um banho e de uma cama :)

Chute: Será que o amperímetro não está mostrando o valor de pico da corrente ao invés da média?

O meu é um galvanômetro(zão) ligado em paralelo com um resistor (shunt). Não tem diodo, capacitor nem nada mais do que isso...

Tudo bem, o circuito do Smile é um pouco diferente quanto à recirculação de corrente no motor. Mas será que um dos efeitos colaterais é poupar a fonte?

Até gostaria que fosse isso, mas acho que a diferença de corrente vale para qualquer chopper, e não só pro Smile.

Reinaldo, valeu pelas fotos :) Você as postou no GuiaCNC ou não? Pergunto pois quero olhar melhor amanhã na hora do almoço, quando devo estar um pouco mais acordado :)

Boa noite, e durma com os anjinhos :)

Por aqui tem uma anjinha me esperando ;)

Inté

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« Resposta #70 Online: 07 de Fevereiro de 2007, 01:10 »
Rudolf,

As fotos estão no bucker, da para voce ver de la !

Amperimetros analogicos medem RMS, mas para se ter uma boa precisão precisa ser TRUE RMS ... este das fotos é um tronso chines ...

Mas acredito, que é pelo fato dele fazer uma media entre as correntes negativas e positivas ... então o que ele mostra, na realidade, é a diferença entre elas (TAP Central) ... heheeee

Bom, prefiro acreditar no osciloscopio que é TRUE RMS .... heheheee

Offline C N C N o w !

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« Resposta #71 Online: 07 de Fevereiro de 2007, 01:25 »
Reinaldo,

refresca minha memória, por favor: quais são as características desse motor ?

Eu até comecei a procurar lá atrás mas ... tô com sono ...

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« Resposta #72 Online: 07 de Fevereiro de 2007, 01:37 »
Jorge,

É um motor unipolar de 0.47A por fase, bobinas de 7.8 ohms ...

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« Resposta #73 Online: 07 de Fevereiro de 2007, 01:42 »
Rudolf,

Só uma correção, a segunda foto é do TAP central, a terceira do FET desligado e a ultima foto é do FET chaveando ...

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« Resposta #74 Online: 07 de Fevereiro de 2007, 02:01 »
As mesmas fotos de cima só que mais proximas do meter ...

PRIMEIRA TAP CENTRAL :

http://i68.photobucket.com/albums/i18/Mac_RC/Apoena/ap05apt.jpg
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SEGUNDA FET DESLIGADO :

http://i68.photobucket.com/albums/i18/Mac_RC/Apoena/ap03apt.jpg
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TERCEIRA FET COM CHAVEAMENTO :

Obs: Nesta foto o valor da corrente é bem maior do que esta mostrando, porque o meter não tem escala maior ...

http://i68.photobucket.com/albums/i18/Mac_RC/Apoena/ap04apt.jpg
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