Autor Tópico: Consumo de corrente em motores de passo ...  (Lida 12017 vezes)

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Consumo de corrente em motores de passo ...
« Resposta #75 Online: 07 de Fevereiro de 2007, 09:20 »
Citação de: "Rudolf"
O meu é um galvanômetro(zão) ligado em paralelo com um resistor (shunt). Não tem diodo, capacitor nem nada mais do que isso...


Rudolf,

Iniciando o dia ... onde foi parar a corrente ??? .... heheheeee

Acho que é nesta citação que esta a zebra ...

Um galvanometro, ligado como voce diz, vai pender p/ a esquerda, sempre que vier corrente negativa e para a direita quando ela for positiva ... como a corrente positiva é maior, ele lhe mostra um valor positivo, porem errado ...

Faz um testiculo bem simples, mede a corrente primaria em AC, tenho serios motivos p/ crer que o galvanometro, não vai sair do zero ...

Seria preciso retificar em onda completa, o sinal do shunt, antes de mandar p/ o galvanometro, assim como é feito em amperimetros p/ corrente AC ...

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Consumo de corrente em motores de passo ...
« Resposta #76 Online: 07 de Fevereiro de 2007, 10:52 »
Mais fotos da tensão RMS encima dos resistores ...

Obs: tentei preencher a tela ao maximo, p/ evitar que os picos de corrente, atrapalhassem a totalização, mas sempre um pouco, acaba atrapalhando ...

Primeira foto : Corrente do FET com chaveamento ...

http://i68.photobucket.com/albums/i18/Mac_RC/Apoena/ap08pt.jpg
Consumo de corrente em motores de passo ...


Segunda foto : Corrente do FET sem chaveamento ...

http://i68.photobucket.com/albums/i18/Mac_RC/Apoena/ap07pt.jpg
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Terceira foto : Corrente no Tap Central ...

http://i68.photobucket.com/albums/i18/Mac_RC/Apoena/ap09pt.jpg
Consumo de corrente em motores de passo ...

Offline Rudolf Waller

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Consumo de corrente em motores de passo ...
« Resposta #77 Online: 07 de Fevereiro de 2007, 12:00 »
Grande Reinaldo,
Citação de: "Mac_RC"

Só uma correção, a segunda foto é do TAP central, a terceira do FET desligado e a ultima foto é do FET chaveando ...

Ah, tá! Agora tá fazendo mais sentido. Esta noite estava tão troncho que confundi o sentido das correntes, acredita?

Agora tá mais coerente :)

Abraços,
Rudolf

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Consumo de corrente em motores de passo ...
« Resposta #78 Online: 07 de Fevereiro de 2007, 12:32 »
Grande Reinaldo,
Citação de: "Mac_RC"

As fotos estão no bucker, da para voce ver de la !

Valeu :)
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Amperimetros analogicos medem RMS, mas para se ter uma boa precisão precisa ser TRUE RMS ... este das fotos é um tronso chines ...

A primeira questão é a diferença das 2 correntes (fonte x motor). O valor exato também depende de outros fatores. Até a eficiência do driver entra na jogada :)
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Mas acredito, que é pelo fato dele fazer uma media entre as correntes negativas e positivas ... então o que ele mostra, na realidade, é a diferença entre elas (TAP Central) ... heheeee

Isso. Tar i quar o meu :)
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Bom, prefiro acreditar no osciloscopio que é TRUE RMS ....

Acho que depende do que queremos medir :)
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Iniciando o dia ... onde foi parar a corrente ??? .... heheheeee

Se foi o gato quem comeu, vou fazer um interrogatório com os 3 lá de casa :)
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Acho que é nesta citação que esta a zebra ...

Concordo
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Um galvanometro, ligado como voce diz, vai pender p/ a esquerda, sempre que vier corrente negativa e para a direita quando ela for positiva ... como a corrente positiva é maior, ele lhe mostra um valor positivo, porem errado ...

Concordo, exceto com o "errado" (neste tipo de aplicação)
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Faz um testiculo bem simples, mede a corrente primaria em AC, tenho serios motivos p/ crer que o galvanometro, não vai sair do zero ...

Se a freqüência for alta o suficiente (como é), com certeza.
Citar

Seria preciso retificar em onda completa, o sinal do shunt, antes de mandar p/ o galvanometro, assim como é feito em amperimetros p/ corrente AC ...

Novamente concordo. Senão a gente ia medir a rede elétrica e o galvanômetro ia dizer que não tem tensão, e sabemos que tem :)

Creio que o enfoque é um pouco diferente.

A tensão de uma rede elétrica (ou secundário de um trafo, por exemplo) tem que ser medida com RMS. Já no caso de um chopper deveríamos medir pela média.

Antes que me atirem aos cães, vou tentar explicar como vejo a coisa :)

A rede elétrica fornece corrente num sentido e, no semi ciclo seguinte, puxa-a de volta. Se ligarmos um resistor ele vai esquentar nos 2 sentidos da corrente.

Já no nosso caso a fonte só fornece corrente. Em nenhum instante ela puxa de volta. Isso é feito pelo indutor do motor.

Num instante ela fornece corrente ao motor via o fet que está chaveando. Olhando com mais cuidado, esta corrente sai do capacitor, que a armazenou através de 1 (ou 2) diodo(s) que retificaram a tensão (e corrente) que saiu do secundário. É o capacitor que diminui o ripple, fornecendo corrente quando a ponte retificadora não tem tensão suficiente.

Continuando, o fet do chopper deixa de conduzir. A outra fase da bobina faz com que a corrente se mantenha constante, e isso só é possível levando-a de volta à fonte, devolvendo a energia ao capacitor. Quando o fet do chopper volta a conduzir, a energia que a fonte entrega ao motor (via corrente) vem do capacitor, que foi carregado anteriormente pelo retorno da corrente (além dos diodos da ponte retificadora, claro).

Se comparamos a corrente que sai da fonte com a do motor, ou ela é pequena (se medirmos pela média) ou é maior (se medirmos por RMS). Voltando mais um pouco, se medirmos a corrente que sai dos diodos para o capacitor, ela sempre deverá será menor.

Mudando alguns componentes de lugar, como seria a corrente da fonte se tirássemos o capacitor da fonte e o colocássemos no próprio driver? Ou, como é o caso do Smile, colocarmos um capacitorzão extra no driver? A energia é depositada no próprio Smile, nem precisa retornar à fonte. A fonte só precisa fornecer a diferença (que foi o que você mediu).

Faça um outro teste: Coloque um capacitorzão em paralelo com a alimentação do Apoena, e meça (RMS) a corrente no fio da fonte até o capacitor e do capacitor até o driver.

Creio que, no nosso caso, teríamos que medir esta corrente pela média, e não por RMS. Desta maneira, para mim, começaria a explicar aonde a corrente foi parar :)

Abraços,
Rudolf

Offline Rudolf Waller

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Consumo de corrente em motores de passo ...
« Resposta #79 Online: 07 de Fevereiro de 2007, 13:07 »
Mea culpa,

Pessoal, peço desculpas pelos diversos erros que cometi ontem.

Comecei errando por ter dito, no comentário que fiz da primeira foto que o Reinaldo tirou, que os dois picos de corrente tinham o mesmo sentido.

Quando o Reinaldo percebeu meu erro e (corretamente) me corrigiu, acabei me confundindo e comentando sobre outros picos.

Só percebi meu erro comentando uma resposta do Fabio. Como já tinha passado (e muito) da hora de ir dormir, acabei colocando a questão debaixo do tapete.

Tentarei me corrigir nas próximas vezes, ouvindo mais do que falando e, acima de tudo, pensando mais antes de falar, diminuindo assim meus erros.

Abraços,
Rudolf

PS: Tava tão contente com minha ração de cebola e água...

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Consumo de corrente em motores de passo ...
« Resposta #80 Online: 07 de Fevereiro de 2007, 14:38 »
Pois é... além da sua já diminuta ração de cebola e água, seções de alguns minutos num genuflexório para penitências...

Claro - sem o forro e o estofo...

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« Resposta #81 Online: 07 de Fevereiro de 2007, 18:34 »
Citar
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Faz um testiculo bem simples, mede a corrente primaria em AC, tenho serios motivos p/ crer que o galvanometro, não vai sair do zero ...

Se a freqüência for alta o suficiente (como é), com certeza.


Rudolf,

Corrente da rede é alta ??? 60 hertz ... heheheee

Citar
A tensão de uma rede elétrica (ou secundário de um trafo, por exemplo) tem que ser medida com RMS. Já no caso de um chopper deveríamos medir pela média.

Antes que me atirem aos cães, vou tentar explicar como vejo a coisa :)

A rede elétrica fornece corrente num sentido e, no semi ciclo seguinte, puxa-a de volta. Se ligarmos um resistor ele vai esquentar nos 2 sentidos da corrente.

Já no nosso caso a fonte só fornece corrente. Em nenhum instante ela puxa de volta. Isso é feito pelo indutor do motor.


????????  ... heheheee

Citar
Se ligarmos um resistor ele vai esquentar nos 2 sentidos da corrente.



Por isto este po## de chuveiro esquenta que é um demonio, esquenta por cima, por baixo e de tudo que é lado ... vamos esfriar o planeta senão vou morrer cozido aqui ... heheheee


Mas concluindo Rudolf, ou tu esta precisando ser internado urgentemente, ou tu és um novo Einstein, porque suas teorias não batem muito com o que aprendi, mas isto não significa que eu estou certo e nem errado, mas deixemos para la e pronto ...

O importante é que o smile tem esta qualidade e outros não ...

Mas se precisar de mais fotos, testes, é só falar, vamos fazendo o que der, agora recebi motores maiores e posso repetir os testes se quiser ... OK ?!

Valeu pelo bom nivel da discusão, vamos repetir sempre que der ... heheheee

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Consumo de corrente em motores de passo ...
« Resposta #82 Online: 07 de Fevereiro de 2007, 18:40 »
Rudolf,

Quanto aos picos não tem perdão, vai ter que ficar ajoelhado naquela ultima forma de onda que mandei ... cheinha de picos ... heheheee

Rudolf, esquenta não, mer### tambem acontece (contador de historias - Tom Hanks) ... hehehe

Offline Rudolf Waller

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Consumo de corrente em motores de passo ...
« Resposta #83 Online: 07 de Fevereiro de 2007, 19:46 »
Grande Reinaldo,
Citação de: "Mac_RC"

Mas concluindo Rudolf, ou tu esta precisando ser internado urgentemente, ou tu és um novo Einstein,

É a primeira opção, sem pensar duas vezes. E internado com camisa de força.

Pensando bem, deixa prá depois. Ficar numa camisa de força neste calor deve deixar qquer um louco, mesmo não sendo (ainda) :)
Citar

porque suas teorias não batem muito com o que aprendi,

Foi o que comentei lááááááááááááá atrás sobre o Sir Jorge. Ele me fez pensar. Aí já viu: está sendo um cheiro só, e não é dos mais agradáveis :)
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mas isto não significa que eu estou certo e nem errado, mas deixemos para la e pronto ...

Segredinho de cumpade: não existe certo ou errado. Tudo é uma questão de ponto de vista ou aplicação :)
Citar

O importante é que o smile tem esta qualidade e outros não ...

Nananinanão :) Todos os choppers tem colarinho e esta característica. Você mesmo mediu isso com o Apoena :)
Citar

Mas se precisar de mais fotos, testes, é só falar, vamos fazendo o que der, agora recebi motores maiores e posso repetir os testes se quiser ... OK ?!

Aproveitando a deixa, gostaria que você fizesse o teste da corrente antes e depois do capacitor que comentei na penúltima mensagem. ("Faça um outro teste: Coloque um capacitorzão em paralelo com a alimentação do Apoena, e meça (RMS) a corrente no fio da fonte até o capacitor e do capacitor até o driver. ")

Abraços,
Rudolf

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Consumo de corrente em motores de passo ...
« Resposta #84 Online: 07 de Fevereiro de 2007, 20:10 »
Rudolf,

Eu estou cheio de caspa frita aqui, cade o Jorge que não vem dar uma luz p/ os cegos ... heheheeee

Mas de quanto voce fala este caspacitorzão ? Eu tenho 5700uF pendurados na fonte ...

Agora tem um porem, minha fonte esta alimentando o motor e a logica junto, isto tem gerado muitos ruidos na parte de referencia de corrente ...

Não estou com condições ideais de texte ainda ... preciso arrumar outra fonte para separa-las ...

Mas só uma pergunta, o que a gente quer ver mesmo ??? ... heheheee

Deve ser o calor, estou derretendo aqui, hoje quase perdi minha placa de video, queimou o ventiladorzinho dela e ferveu ... por sorte meus cheiradores de componente fritando estavam de prontidão ... heheheeeee

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« Resposta #85 Online: 07 de Fevereiro de 2007, 21:24 »
Grande Reinaldo,
Citação de: "Mac_RC"

Mas de quanto voce fala este caspacitorzão ? Eu tenho 5700uF pendurados na fonte ...

Tá de bom tamanho, só que tem que estar entre a fonte e o driver para você medir a corrente antes e depois dele.
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Agora tem um porem, minha fonte esta alimentando o motor e a logica junto, isto tem gerado muitos ruidos na parte de referencia de corrente ...

Não estou com condições ideais de texte ainda ... preciso arrumar outra fonte para separa-las ...

A placa só possui um único conector para a fonte ou possui 2? Se tem 2, a saída da fonte vai para a lógica, e para o motor seria como sugeri ;)
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Mas só uma pergunta, o que a gente quer ver mesmo ??? ...

Tchan, tchan, tchan, tchaaaaaaaaaaaaaaaa n :)

Acho que a questão da diferença das correntes ainda não está clara para algumas pessoas. Seria uma maneira de tentar esclarecer a questão :)

Se você quiser (e puder), claro :)
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Deve ser o calor, estou derretendo aqui, hoje quase perdi minha placa de video, queimou o ventiladorzinho dela e ferveu ... por sorte meus cheiradores de componente fritando estavam de prontidão ... heheheeeee

Sei como é... Os miolos são os que mais sofrem :)

Abraços,
Rudolf

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« Resposta #86 Online: 09 de Fevereiro de 2007, 11:53 »
Rudolf,

Da uma lida nestas MSGs abaixo, não é sobre motores de passo ... eu não gostaria que voce estripasse a msg, pois é de um colega de outro forum e foi postada para explicar sobre outro assunto ... se voce não concordar apenas diga isto e tudo bem ...

Mas acho que o que se ve é justamente isto : Potencia Ativa, Reativa e Aparente ...


----------------------------------------------------------------------------------------------
 
FP, O QUE SIGNIFICA?
 
    As lâmpadas incandescentes conseguem transformar toda a energia elétrica em energia luminosa e térmica. Outros aparelhos, como os motores elétricos, as lâmpadas fluorescentes, os fornos elétricos e à indução, transformam somente parte desta energia elétrica fornecida. Como nas  fábricas existem motores, lâmpadas fluorescentes, etc., pode-se considerar a fábrica como um aparelho elétrico capaz de transformar, apenas, parte da energia elétrica consumida.
    O fator de potência é o numero que indica o quanto de energia elétrica é transformada em outras formas de energia (relação entre energia ativa e reativa). A energia elétrica consumida por uma  instalação pode ser dividida em duas formas:
        Energia ativa é a parcela de energia transformada em energia térmica, luminosa, etc. (efetivamente transformada em trabalho).
        Energia reativa é a parcela não transformada. Os motores precisam de parte dessa energia reativa para funcionar, pois ela é transformada em corrente de magnetização existente nos motores elétricos e transformadores.
   
    Juntas, as energias, ativa e reativa, constituem a energia aparente, que é a energia total transmitida à carga. O fator de potência indica quanto da potência total fornecida (kVA) é utilizada como potência ativa (kW). É o numero que demonstra o grau de eficiência de uso dos sistemas elétricos.
    A legislação (Resolução N. 456/2000 ANEEL) que regulamenta os critérios para fornecimento de energia elétrica estabelece que o fator de potência deve ser mantido acima de 0,92. Quando o fator de potência for menor do que 0,92, a concessionária aplica multa à unidade consumidora.
VANTAGENS DA CORREÇÃO DO FATOR POTÊNCIA
    A primeira vantagem na correção do fator de potência, para uma empresa que está com esse parâmetro fora dos limites aceitáveis, é econômica: o valor da conta de energia elétrica pode ser reduzido.
    Em alguns casos, após melhorar o fator de potência, podem-se adicionar novas cargas (motores, lâmpadas, etc.) sem sobrecarregar transformadores e instalações.
    Quando há baixa tensão ocasionada por baixo fator de potência, tem-se como conseqüência a redução de potência nos motores. Assim, verifica-se, por exemplo, menor nível de iluminação e maior aquecimento nos motores e condutores. Ao corrigir o fator de potência, pode-se elevar a tensão de 4% a 5%,
o que ocasiona melhoria de eficiência no sistema elétrico.
    Redução nas perdas de energia, pois os condutores elétricos (fios/cabos) evoluíram ao longo do tempo, proporcionando melhoria na qualidade do material isolante. Isto lhes permite trabalhar com temperaturas maiores, ocasionando densidade de carga mais elevada.Quanto maiores forem as correntes transportadas, maiores serão
as perdas ocasionadas pelo efeito joule.
CAUSAS MAIS COMUNS DO BAIXO FATOR DE POTÊNCIA
    Motores operando em vazio, isto é, máquinas que ficam ligadas sem estar trabalhando.
    Motores e transformadores superdimensionados. Transformadores de muita potência para atender pequenas cargas.
    Grande quantidade de motores de pequena potência.
    Lâmpadas de descarga fluorescentes, vapor de mercúrio e vapor de sódio sem reatores de alto fator de potência.
    Excesso de energia capacitiva: ao corrigir o fator de potência, coloca-se excesso de capacitores na rede elétrica.
 
Atenciosamente,
 
André Luís
Estudante de Engenharia Elétrica

----------------------------------------------------------------------

Denis... eu me formei eletrotécnico a pouco tempo... tb nao vimos quase nada sobre FP... mas pelo pouco q discutimos o FP é como c fosse um copo de chopp... a parte da cerveja é a energia ativa e a espuma é a energia reativa... vc com certeza prefere a cerveja doq a espuma... mesma coisa a concessionária... prefere o q vc use a energia ativa doq a reativa apesar dessa ser um mal necessário ( espuma)... quanto menor for o reativo ( espuma ) mais capacidade pro sistema ( cerveja ) ... entende??? por isso quando nao c corrige o FP a concessionario c ve obrigada a cobrar pela energia jogada fora ( muita espuma ) .....

Eng. Edson de Souza

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« Resposta #87 Online: 09 de Fevereiro de 2007, 12:59 »
Grande Reinaldo,
Citação de: "Mac_RC"

Da uma lida nestas MSGs abaixo, não é sobre motores de passo ... eu não gostaria que voce estripasse a msg,

Prometo :)
Citar

pois é de um colega de outro forum e foi postada para explicar sobre outro assunto ... se voce não concordar apenas diga isto e tudo bem ...

CONCORDO COM TUDO QUE ESTÁ ESCRITO (Gênero, número, grau e FP), e aproveito para colocar mais uma madeirinha na nossa fogueira:

O Smile tem um grande capacitor na entrada da tensão que vem da fonte exatamente para corrigir o fator de potênica. Este capacitor faz muita diferença, principalmente quando analizamos a corrente antes e depois dele :)

Abraços,
Rudolf

PS: Dê os parabéns ao André Luiz. O texto, está muito bem escrito :)

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« Resposta #88 Online: 09 de Fevereiro de 2007, 20:09 »
Rudolf,

Esta um pouco dificil para mim fazer isto agora, mas podemos continuar em outro dia ... é um assunto de extrema relevancia e complexidade ...

Acho que iria somar muito ao nivel do forum, porem a vida chama ... heheheeee

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« Resposta #89 Online: 09 de Fevereiro de 2007, 20:42 »
Grande Reinaldo,
Citação de: "Mac_RC"

Esta um pouco dificil para mim fazer isto agora, mas podemos continuar em outro dia ... é um assunto de extrema relevancia e complexidade ...

Acho que iria somar muito ao nivel do forum, porem a vida chama ... heheheeee

Desculpe, sou meio afoito. Enquanto não consigo resolver alguma coisa não sossego. Só que esqueço que nem sempre as pessoas tem que ficar direto nisso :)

Uma hora pergunta pro Sir Jorge. Era HORAS de interrogatório TODOS OS SÁBADOS pelo MSN :) Não sei se eu teria tanta paciência com alguém tão teimoso :D

A hora que você quiser, a gente volta ao assunto, tá? Posso lhe garantir (por experiência própria) que tem muito mais sinais estranhos pela frente.

Afinal, como você acha que queimei tanto fet, hein??? :)

Abraços,
Rudolf

 

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