Conheça nosso grupo no Facebook - https://www.facebook.com/groups/guiacnc/Grupo GuiaCNC Maker - Atualizado Whatsapp - https://chat.whatsapp.com/BzNO86PhtLeEYZPZaVxIrJ
0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.
Não se preocupe com a corrente !!!
Configure o driver para a corrente nominal na etiqueta. No caso 5A.Eneias não está de todo errado. Pode ser que seus motores sejam superdimensionados para a aplicação. Pode ser suficiente trabalhar com 4A e assim evitar superaquecimento do motor.
hehehe.....infelizmente nao é tão simples assim Eneias. A corrente é o principal fator relacionado a queima de motores - e também a força/torque dele.Dependendo da estrutura e do material usinado, se eu deixar a corrente pela metade por exemplo, com certeza terei problemas na usinagem pois nao terei a força necessária que o motor pode proporcionar. Já se eu deixar a corrente alta d+, o motor pode queimar no momento em que ele forçar em alguma peça, pois o motor nao controla a corrente e as bobinas podem queimar por uma corrente alta d+.....pelo que sei, essa é a principal função de um driver: controlar a corrente exata (ou máxima) que um motor pode utilizar afim de evitar queima e utilizar o potencial máximo do motor (maximo torque).
Correto....mas de pico ou RMS (no driver)? Pq se eu configuro como RMS, ele daria 7A de pico....tá certo que é pico, e nao constante....mas as bobinas de um motor de passo aguentam 7A, mesmo que de pico?Já se for configurado os 5A no pico, o constante seria cerca de 3.2A, o que seria bem abaixo do que o motor suporta.