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MECÂNICA => Motores em Geral => Tópico iniciado por: Recav em 27 de Outubro de 2006, 03:52
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Motor eletrico :
Antes que alguem pergunte, este "redondinho" é um imã !
http://www.javivicente.com/2006/08/08/el-motor-electrico-mas-simple
(http://www.javivicente.com/wp-content/uploads/2006/08/motor_electrico_1.jpg)
[flash width=350 height=350]http://www.youtube.com/v/w2f6RD1hT6Q[/flash]
Motor a explosão :
[flash width=350 height=350]http://www.youtube.com/v/-o9orcXkyLo[/flash]
Varios tipos:
(http://www.feiradeciencias.com.br/sala22/image22/motor10_00.gif)
http://www.feiradeciencias.com.br/sala22/index22.asp
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eu adorava faser esses brinquedo quando era pivete
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Uns robôs diferentes...
http://www.crabfu.com/steamtoys/
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Sobre robotools
http://www.orocos.org/
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" ÔROCO SÔ" . . . he, he, he!
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Landa,
Esse link veio bem a calhar...na hora certa:
Agora acho que posso pensar nisso:
http://www.parallemic.org/
http://www.bgu.ac.il/me/laboratories/robotics/par.html
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Da série "Baba baby, baba !"
http://www.su27.de/seite1.htm
Já tá na seção "Coisas a fazer na próxima encarnação"
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Da série "Baba baby, baba !"
http://www.su27.de/seite1.htm
Já tá na seção "Coisas a fazer na próxima encarnação"
Que beleza de trabalho . . .
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Jorge L. que brinquedinho lindo !! tbm quero um
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Não são tão grandes como o Sukhoi acima, mas são muito bonitos...
Eu diria que um outro estilo...
http://www.retroplane.net/
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Kra aquele avio voa!!! seis acreditam nisso :S to pasmo!!!
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De uma ponta a outra...
http://members.aol.com/rchelicam/microszr/microszr.htm
http://plantraco.com/hobbies/product_butterfly.html
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Da série "Baba baby, baba !"
http://www.su27.de/seite1.htm
Já tá na seção "Coisas a fazer na próxima encarnação"
Jorge,
Esta voce judiou, estou na pagina 52 e estou perdendo as esperanças de chegar a ver o fim ... hehehee
Mas serio, o que mais me impressionou, foi saber que isto tudo, foi feito por este garotinho da foto abaixo .... isto não é um garoto, é um ET ... heheheeee
(http://www.su27.de/293.jpg)
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Mac,
E tudo isso na barraquinha do garoto feita com o papel alumínio da mãe . . .
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Mac ele Não Judiou!
Ele espizinhou!!!!
Humilhou!!!
Eu tb não consegui ver tudo, 72 páginas, e tudo explicadinho!!!!
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eu vi tudo !! demoro pra caramba , mas vi !! agora quando chegou a hora de ver o video ! achei que o aviao ia voar mas ele so trabalha com as rodinhas. ai fiquei chateado
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Pensei que eu seria o único a ver tudo.... ufa... já é um consolo.
Pra um aeromodelo é meio pesado e pra um peso de papel é meio grande.
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O problema não é esse...
Olha o tamanho da oficina que o cara é obrigado a ter para fazer e guardar um troço desses...
Uma coisa que notei - ele é um cara extremamente organizado e asseado - este tipo de trabalho gera bastante sujeira, e em todas as fotos não há bagunça...
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Principalmente para nós que crescemos com a cultura de que oficina é sinônimo de bagunça e sujeira.
E para mudar isso, nada melhor do que uma boa imagem.
A fórmula 1 é outro bom exemplo para essa mudança.
Havia uma propaganda aqui regional, desses programas de vendas como o Shop Tour, onde eu percebi também esta mudança. Lembro que as propagandas das oficinas, passavam uma imagem horrível de algumas dessas empresas, uma em especial chamou a minha atenção, era a propaganda de uma oficina de caminhões, em que simplesmente não se enxergava nada na propaganda.
O dono da oficina percebeu, e mudou completamente a imagem da sua empresa, com pintura nova e em cor clara, maior iluminação, limpeza e organização.
Foi impressionante a mudança, e como medidas às vezes simples podem transformar neste caso um negócio.
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E sabe que um dos fatores que influenciam nesse tipo de mudança são as mulheres?
Por causa da independência - que é uma necessidade - elas estão tendo que encontrar serviços que as atendam, e a aparência conta muito.
Lí uma pesquisa que mostrava que as oficinas "limpas" e ordeiras tinham 38% a mais de público feminino que outras...
As outras normalmente eram oficinas não tão limpas, mas tonham alguma frequencia feminina por causa da indicação ou influência de maridos ou conhecidos, que indicavam como sendo "boa", mas não eram procuradas naturalmente por elas por causa da aparência...
Portanto, temos que tomar banho...
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Certamente Gilii,
E o sujeito ( empresa), que desprezar esse público ( feminino) consumidor, estará decretando a própria falência.
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Uma das coisas que eu aprendi no Senai foi manter a casa em ordem ... !
Pena que esqueci ... hehehee
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Faraday
Na imagem abaixo, o exato momento em que um avião é atingido por um raio em plena decolagem.
É fato comum aviões serem atingidos por raios; como estão imersos num ambiente ionizado, o raio passa pela carcaça metálica, que forma uma "gaiola de Faraday", e continua a descida em direção ao solo, sem afetar os instrumentos de bordo.
(http://i68.photobucket.com/albums/i18/Mac_RC/cid_000c01c76a850eb70ae06701a8c0HP0.gif)
Michael Faraday, cientista inglês que viveu no século XIX, desenvolveu uma protecão contra descargas atmosféricas.
O dispositivo nada mais é do que uma gaiola feita de tela de fio condutor ( arame , por exemplo ).
Quando um raio cai sobre a tela , cada " quadrícula " da malha metálica funciona como uma espira de bobina . A reação do raio torna o campo eletromagnético dentro da gaiola nulo , desviando para a Terra a corrente gerada.
Dizem os historiadores que , quando Faraday revelou a sua descoberta à comunidade científica da época , seus colegas não só não acreditaram em sua teoria, como , também ridicularizaram-na.
Para provar suas convicções, Faraday, que acabara de se tornar pai de um saudável bebê, pegou seu filho e, cobrindo-lhe os olhos com um pano escuro , colocou-o dentro de uma gaiola metálica . Diante das atônitas autoridades científicas, Faraday ligou um auto-transformador, cujo secundário estava próximo da gaiola aterrada. Após elevar a tensão para milhares de Volts , várias descargas ( raios ) atingiram a gaiola . Quando o transformador foi desligado , retirou seu filho da gaiola , ileso, para espanto de todos .
O princípio de Faraday é válido tanto para alta quanto para baixa tensão
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Mac,
Gostei em especial da breve História do Faraday - muito interessante...
Nos aviões há pequenas tiras flexíveis que são fixadas nas partes traseiras (bordos de fuga) das superficies aerodinamicas com o intuito de descarregarem a eletricidade estática, usando o "Fenômeno de Pontas", onde a eletricidade sempre procura uma extremidade...
Este é um dos motivos porque o raio deve ter incidido justamente no nariz e na cauda do avião do filme acima...
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Entendi, por isto que as galinhas tem bico ... heheheee
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Talvez este seja o menor torno CNC do mundo...
http://unit.aist.go.jp/amri/group/finemfg/English/research/micro-lathe-e2.htm
Um video dele funcionando...
http://unit.aist.go.jp/amri/group/finemfg/research-j/m-lathe/m-hat-cut.m1v
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Aquecimento Indutivo...
http://www.richieburnett.co.uk/indheat.html
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Do mesmo site de cima - vale a pena dar uma olhada...
http://www.richieburnett.co.uk/tesla.shtml
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Esta máquina não é pequena mas olha o que ela usina:
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Impressionante a criatividade humana...
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Um carro pequeno...
http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=010165051024
Com motor
http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=010165060420
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Impressora faz cópias 3D de objetos
Por Redação do IDG Now
Publicada em 09 de maio de 2007 às 12h22
Atualizada em 09 de maio de 2007 às 12h48
(http://i68.photobucket.com/albums/i18/Mac_RC/2c9f9f0bd9aa09d5783a7cdcb58ef462.jpg)
Desktop Factory promete prototipagem rápida de objetos usando plástico.
Uma empresa norte-americana anunciou uma nova impressora capaz de fazer cópias 3D de objetos a um custo que pode ser usada por usuários domésticos nos próximos quatro anos.
O anúncio foi feito pela Desktop Factory, uma companhia da IdeaLab, que promete prototipagem rápida de objetos usando plástico.
O primeiro modelo chegou ao mercado com custo de 5 mil dólares. Em quatro anos, a companhia estima que o custo vai cair para mil dólares, segundo reportagem publicada no jornal norte-americano New York Times.
(http://i68.photobucket.com/albums/i18/Mac_RC/efafbd2f847ba503cda24a783b7375e5.jpg)
Impressoras 3D, na verdade, não são novidades. Elas são usadas, há tempos, pela indústria para testar peças de vários produtos antes de entrar em produção.
Mas nenhuma delas, até agora, tinha tamanho e preço capazes de levá-las para dentro das residências, pois a impressora 3D é parecido com uma comum a laser e pode caber em qualquer mesa.
De acordo com a reportagem do New York Times, as impressoras 3D montam um objeto a partir de uma disposição de partículas de um material, construindo modelos em um pilha de camadas muito finas
http://idgnow.uol.com.br/computacao_pessoal/2007/05/09/idgnoticia.2007-05-09.5088659895/IDGNoticia_view
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Ola à todos,
Gostaria de saber se é possível revitalizar um motor de passo que tenha perdido suas características magnéticas por motivo de altas temperatura de trabalho, corrente em escesso etc. através de circuito magnetizador ou Magnetic Pulser, aplicando ao rotor picos de magnéticos de alta corrente tipo 200, 500 amperes, como este que é usado para funções terapeuticas?
Vejam o site do Chris Gupta: http://www.newmediaexplorer.org/chris/2003/08/19/build_a_low_cost_simple_magnetic_pulser.htm
Seba
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Seba,
Lí em algum lugar que há uma empresa em São Paulo que diz poder recuperar motores de passo...
Lí também que alguém mandou um motor para lá, o serviço foi feito a um preço que não compensaria, e o motor não voltou com as mesmas características de antes...
Talvez esse troço funcione, mas não sei se a relação custo-benefício iria compensar...
De quialquer forma acho muito válido para efeito didático.
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Ola à todos,
Gostaria de saber se é possível revitalizar um motor de passo que tenha perdido suas características magnéticas por motivo de altas temperatura de trabalho, corrente em escesso etc. através de circuito magnetizador ou Magnetic Pulser, aplicando ao rotor picos de magnéticos de alta corrente tipo 200, 500 amperes, como este que é usado para funções terapeuticas?
Vejam o site do Chris Gupta: http://www.newmediaexplorer.org/chris/2003/08/19/build_a_low_cost_simple_magnetic_pulser.htm
Seba
tenho aqui um trombolho parecido, um trafo + banco de capacitores 30.000uF x 500V + bobina acionado por chave contactora, usava para magnetizar ferrites de altofalantes grandes, mas nunca experimentei com motores
Gilberto
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... usava para magnetizar ferrites de altofalantes grandes ...
Gilberto, tô curioso a respeito do processo ... quando tiver um tempinho vc não quer descrever a coisa com mais detalhes ?
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Fábio, Gilberto,
Fiz uma experiência montando o circuito mais simples com umas sucatas de capones de fontes chaveadas de pc e uma bobina feita com umas 40 voltas de fio # 14 com diam ext. 1" porque era o que eu tinha no momento. Resultado dois capones explodiram claro, 127 volts x 1.4 = 177,8 volts, os capones eram para 200 volts mínimo pedido 300 volts. O mais interessante é que o rotor que foi submetido ao campo ficou zerado de magnetismo logo depois feito nova descarga voltou um magnetismo parcial, fraco mais voltou, penso que com uma circuito melhor construido os resultados serão melhores.
CncNow,
Lembra daquelas revistas importadas chamada mecânica popular? veja isto:
http://www.mimecanicapopular.com/verherr.php?n=49
Seba
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parece um transformador toroidal....
Mas acho que se fosse tipo remagnetizar os motores de passo dali ja teria que sair entrando no direto na carcaça do motor para tipo não diminuir o magnetismo denovo
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Lembra daquelas revistas importadas chamada mecânica popular?
Lembro sim ... tive uma coleção enorme ...
Gostaria de comentar que desmagnetizar algo é relativamente simples, como demonstra o artigo que vc citou (Obrigado !), mas magnetizar (ou remagnetizar) algo de determinada maneira é um tanto menos simples ...
Explico: tomando por exemplo o caso dos motores de passo, temos um magneto cilíndrico que deve ser magnetizado de modo que cada extremidade corresponda a um polo, norte / sul. Parece bem fácil, não é ? Mas na prática, se não realizada em condições extritas, a magnetização ocorre, mas diversos domínios magnéticos são criados aleatóriamente, muitos deles cancelando-se mutuamente e o resultado final fica bem aquém do desejado ...
Pelo que já vi no caso da recuperação de motores de campo permanente danificados, imagino que é necessário ter o rotor como parte de um circuito magnético de alta permeabilidade, de modo que virtualmente todo o campo do magnetizador "circule" por ele, evitando a criação de domínios "insubordinados" ...
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... parece um transformador toroidal....
Parece, mas não é. Um transformador toroidal não funcionaria como desmagnetizador ou funcionaria mal ... o campo fica quase que totalmente concentrado no ferro e é essa justamente a razão para o emprego deles, são pouco interferentes ...
O que é sugerido no artigo é a utilização do estator de um motor monofásico de indução, a aparência de trafo toroidal deve-se ao revestimento isolante, aplicado após a desmontagem do motor reciclado ... no interior do estator forma-se um forte campo alternado e é esta característica que é aproveitada para o efeito ...
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Cncnow,
Veja o que diz o cara da Cameron:
Stepper manufacturers do indeed magnetize the rotors after the motors are assembled. They normally use AlNiCo magnets and magnetize them axially. Each magnet has two fifty tooth pole pieces each oriented one half tooth pitch apart.
Even so, a normal 1.8 degree stepper will have only fifty detent positions in one revolution. The motor windings are what increases the number of step positions to 200 steps/rev.
For 200 steps/rev, you have two sailents, a set of 50 North magnets on the first, then an offset set of 50 south magnets. This is known as a stack. So ther are 100 alternating N-S magnets total. Your hybrid stepper, 200step/rev or 1.8 deg/step motor has 2 windings (A & B, 1 & 2, what ever you want to call them).
2 windings x 100 magnets = 200 step/rev (under full stepping drive).
Cameron Anderson - Sales & Applications Engineer
Aerotech, Inc. - www.aerotech.com
Seba
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Veja o que diz o cara da Cameron:
Seba, brigadão pelo texto !
Vc tem o link para o documento original ? Procurei (muito rapidamente) e ainda não achei ...
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Jorge disse
Gilberto, tô curioso a respeito do processo ... quando tiver um tempinho vc não quer descrever a coisa com mais detalhes ?
[/quote]
Joge
nada mais simples, o trafo carrega o banco de capacitores lentamente através de resistor de 4R7 x 100W, o banco 30.000uF x 500V é ligado em uma bobina de núcleo de ar (não me lembro quantas espiras mais ou menos 100 de fio AGW 10) através de uma chave contactora,
o ferrite do alto falante é colocado dentro da bobina formando o núcleo, carrega o banco de capacitores com 440V e com um pulso na chave os capacitores são descarregados na bobina gerando um grande pulso magnético que magnetiza o ferrite, normalmente um pulso é suficiente caso contrário é só repetir o processo
Gilberto
ps: obviamente tem uma ponte retificadora após o trafo, e se ligar a bobina em CA mais ou menos 20A ela desmagnetiza o objeto colocado em seu iterior
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... nada mais simples ...
Brigadu pelos esclarecimentos, Gilberto !
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Jorge,
Eu retirei de um forum para engenharia, suprimindo alguma coisa, veja o link.
how to magnetize stepper motor magnets
http://www.eng-tips.com/viewthread.cfm?qid=40970
Seba
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... retirei de um forum para engenharia ...
Brigadu Seba !
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Essa foi certeira " hein" Seba!
Pensei que o Landa fosse se manifestar aqui, mas acho que o Landa só fala de muitos webers, teslas, gauss, . . . hehehe.
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Tá aí uma boa idéia!
Já pensou se desse para usar um anel de ressonância magnética do Landa??? :)
Depois de envenenado, um 23LMC004 iria ter uns 200 kgf de torque :)
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Mais teorias:
http://www.electroportal.net/vis_resource.php?section=Link&id=3959
Tudo bem amigo Serrão?
Seba
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Olá Seba,
Tudo bem por aqui graças à Deus.
Um abraço a todos!
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Serrão,
Estive e estarei viajando tambem na proxima semana, tá difícil...só li o tópico agora...
Podemos tentar colocar na ressonância, adfinal tenho disponível 3 teslas, quem sabe consigo um, motor 23 com 200Kgf como disse o Fabio, vai ser o bicho!
O duro é se o motor colar nas paredes do equipamento, ninguem mais tira o bicho de lá!