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MECÂNICA => Motores em Geral => Tópico iniciado por: lolata em 25 de Setembro de 2009, 09:28

Título: Curva de torque ?
Enviado por: lolata em 25 de Setembro de 2009, 09:28
Carissimos amigos
Estou aqui perdendo os poucos cabelos que me restam tentando entender a curva de torque desses nossos motores.
Estou aqui com um motor de 9 Kilos que comprei usado, fazendo o teste com a Smile
Bom, nos teste com o emc2, na tela de configurações, eu consigo uma velocidade de 100mm/s e aceleração de 1500mm/s² sem perder de passo, se fico na faixa de 70 de aceleração ele perde passo, se baixo p/ 40, fica bom novamente, isso em mais variadas acelerações, porque acontece isso ?
Título: Re: Curva de torque ?
Enviado por: F.Gilii em 25 de Setembro de 2009, 09:30
Provavelmente porque está rodando na faixa de ressonância natural do motor (ou suas harmonicas) - e acho que não tem nada a haver com torque.
Título: Re: Curva de torque ?
Enviado por: C N C N o w ! em 25 de Setembro de 2009, 09:34
... eu consigo uma velocidade de 100mm/s e aceleração de 1500mm/s² sem perder de passo, se fico na faixa de 70 de aceleração ele perde passo, se baixo p/ 40, fica bom novamente, isso em mais variadas acelerações, porque acontece isso ?

Lolata, provavelmente vc tá esbarrando na região conhecida como de "ressonância de meia banda" ... há um "buraco" na curva de torque, uma região estreita onde o motor sequer parte naquela velocidade ...
Título: Re: Curva de torque ?
Enviado por: lolata em 25 de Setembro de 2009, 09:49
Meu é coisa de louco, o mais comum nas configurações de nossas maquinas é a pessoa tentar tirar o maximo do motor nas configurações, chegando nesse limite de rotação, o ideal seria baixar a velocidade p/ ter uma margem de segurança, mas muitas vezes essa margem de seguranca iria cair na faixa de resonancia, ai o camarada fica louco, como configurar o bagulho ? hehehhehe
O mais comum quando uma pessoa questiona que está perdendo passo. é Baixar a velocidade, mas isso quer dizer que pode piorar.
Título: Re: Curva de torque ?
Enviado por: C N C N o w ! em 25 de Setembro de 2009, 09:54
Meu é coisa de louco ... como configurar o bagulho ? hehehhehe

A ressonância ocorre em velocidades bastante baixas, o pulo do gato é partir o motor com velocidade superior a de ressonância ou acelerar o suficiente para que ultrapasse a região rapidinho ...
Título: Re: Curva de torque ?
Enviado por: lolata em 25 de Setembro de 2009, 10:33
Entendi.
Mas esse pulo do gato que é o complicado das coisas.
Título: Re: Curva de torque ?
Enviado por: lolata em 25 de Setembro de 2009, 13:43
Estava aqui pensando nessa tal ressonancia.
Depois de chegar a um acordo em questão de aceleração e velocidade maxima, a maquina está "configurada".
Ai colocamos p/ trabalhar em mais diversas velocidades, dependendo do material e da ferramenta, porque que ela não entra em ressonancia ?
Título: Re: Curva de torque ?
Enviado por: F.Gilii em 25 de Setembro de 2009, 13:45
Lolata,

Entra sim - se a velocidade de avanço casar com a velocidade de ressonância, tá feito o embrulho...
Título: Re: Curva de torque ?
Enviado por: marc0 em 25 de Setembro de 2009, 13:59
Entra sim - se a velocidade de avanço casar com a velocidade de ressonância, tá feito o embrulho...

Não sei se é viavel/possível; mas, poderia ser mapeado essas faixas de rotação para evitar a ressonância? Existe alguma formula? Pode ser feito empiricamente?

Abraços.
Título: Re: Curva de torque ?
Enviado por: F.Gilii em 25 de Setembro de 2009, 14:40
Enoch,

Eu não sei, porque tenho a impressão que cada motor responde a uma determinada faixa de frequencias, e não creio que seja sempre a mesma para eles...

Acredito que a inércia do rotor, a força magnética e coisas assim tenham influência sobre cada um deles...

Deve ter um jeito sim, mas não sei dizer...
Título: Re: Curva de torque ?
Enviado por: C N C N o w ! em 25 de Setembro de 2009, 14:49
Não sei se é viavel/possível; mas, poderia ser mapeado essas faixas de rotação para evitar a ressonância? Existe alguma formula? Pode ser feito empiricamente?

É possível sim ... uma maneira simples de fazer a coisa é acionar o motor sob frequência variável, os efeitos da ressonância são escandalosos, é fácil reconhecer ...  estamos falando de frequências bastante baixas, de alguns Hz a algumas centenas de Hz  ... há um ponto tão crítico que o motor nem consegue partir ...
Título: Re: Curva de torque ?
Enviado por: lolata em 25 de Setembro de 2009, 15:01
O problema maior é que não se consegue 100% de eficiencia com um motor de passo ?
Por mais acertado que uma maquina esteja, quando vamos fazer um trabalho a velocidade é muito variada de acordo com os detalhes do recorte, tipo de aoicidir com essa faixa de ressonancia pode perder passo ?

Esses dias minha maquininha trabalhou batido por quase 12 Horas direto sem nenhum problema, no outro dia  fui fazer um servicinho e no meio do trampo ela perdeu passo no deslocamento, como a gente já está um pouco acostumado e estava do lado da maquina, abortei o trampo, zerei novamente a ferramenta e continuei o serviço e correu tudo bem p/ restante do dia.

Mas agora fiquei mais preocupado com esse assunto.
Quando for configurar uma maquina, qual o procedimento que temos que adotar p/ tentar minimisar esse problema ?:
Título: Re: Curva de torque ?
Enviado por: F.Gilii em 25 de Setembro de 2009, 15:06
Lolata,

Citar
O problema maior é que não se consegue 100% de eficiencia com um motor de passo ?
Acho que você quer dizer segurança ou certeza de 100%... Não tem muita saída com relação à ressonância...

E olhe este caso em especial como não faz sentido:
- você disse que num determinado trabalho a máquina perdeu passos, mas você conseguiu parar a tempo e recomeçar e foi até o fim.
Se não alterou nenhum valor de aceleração e de velocidade e nem de programa, recomeçou e não perdeu passos, não pode atribuir à ressonância...
Título: Re: Curva de torque ?
Enviado por: luciano g em 25 de Setembro de 2009, 15:33
estou imaginando fazer uma fonte chaveada em corrente que seria o pulo do gato para resolver este problema,mas ainda estou bolando umas partes que faltam para comecar a montar o prototipo.
Título: Re: Curva de torque ?
Enviado por: viumau em 25 de Setembro de 2009, 19:38
Lolata e amigos já ví muitos terem problemas com ressonância e ou perda de passos sem uma solução prática e eficaz, a solução mais prática que encontrei seria o uso de "DAMPER", é uma peça que absorve a vibração do motor e da mecânica da máquina afim de não estolar e perder passos.

Este vídeo mostra sem o "DAMPER" e depois com um "Damper meia boca" que o camarada fez:



Neste outro o motor perdendo passos depois de retirar o "DAMPER" meia boca:

&feature=related

Este outro vídeo o mesmo problema já com um "DAMPER" bem construido vejam o "DAMPER" na ponta do eixo do motor de "X":



Este vídeo mostra uma espécie de "DAMPER" eletrônico que foi desenvolvido pra acabar com as estolagens e perdas de passos:

&feature=related

E neste link segue a montagem completa da encrenca, com medidas, especificações, testes e tudo mais, sugiro fortemente que montem como estão especificados os desenhos e as medidas ou podem não ter sucesso nos resultados... ;)

http://www.cnczone.com/forums/showthread.php?t=32284&highlight=damper

Aquí detalhes mais técnicos sobre o "DAMPER":

http://www.google.com/patents?id=pWQeAAAAEBAJ&printsec=abstract&zoom=4&dq=5295411#v=onepage&q=&f=false

Sugestão, os roletes são retirados de rolamentos velhos... ;D
Título: Re: Curva de torque ?
Enviado por: marc0 em 25 de Setembro de 2009, 20:08
Olá Viumau;
Muito interessante!  Valeu...
Depois dos comentários andei lendo algumas coisas sobre esse problema, segundo a minha interpretação dos relatos, ocorre por falta de uma pré carga na faixa mais crítica pela variação brusca no torque.
Pensei em usar a porca do fuso com uma mola de ajuste da folga e pré torque; mas gostei muito do uso do volante para acumular energia cinética.
Tinha descartado adquirir um motor com as duas pontas do eixo expostas; vou reconsiderar.

Abraços.
Título: Re: Curva de torque ?
Enviado por: F.Gilii em 25 de Setembro de 2009, 20:18
... ocorre por falta de uma pré carga na faixa mais crítica pela variação brusca no torque.
É mais ou menos isso mesmo - e a outra dica é que nem sempre é bom ter um movimento livre, como um rolamento ;)

O "dumper" minimiza um pequeno movimento de "vai e vem" que o motor de passo faz em determinadas frequencias de rotação.

Veja isso:
Título: Re: Curva de torque ?
Enviado por: F.Gilii em 25 de Setembro de 2009, 20:21
Veja que neste filme o motor que começa a rodar devagar, oscila a cada passo.

Quando ele chega numa determinada velocidade, ele começa a perder passos - isso acontece em determinadas frequencias e nas suas harmonicas se não me engano...
Título: Re: Curva de torque ?
Enviado por: marc0 em 25 de Setembro de 2009, 20:27
Olá Fabio;

Vou empregar um volante na minha montagem.
Obrigado pelas dicas.

Abraços...
Título: Re: Curva de torque ?
Enviado por: viumau em 25 de Setembro de 2009, 23:14
Jorge o exemplo que vc estava dando, "ressonância de meia banda" ... há um "buraco",  é esse exemplo que se encontra na figura 3.6 deste link ou tô errado novamente???  ;D

http://www.cs.uiowa.edu/~jones/step/circuits.html
Título: Re: Curva de torque ?
Enviado por: marc0 em 26 de Setembro de 2009, 00:15
Um sítio interessante:

http://www.sapiensman.com/step_motor/stepping%20motors.htm#resonance

http://www.sapiensman.com/step_motor
Título: Re: Curva de torque ?
Enviado por: john em 26 de Setembro de 2009, 07:02
Viumau, não tendo o motor de passo aquele eixo duplo, como mostrado nos videos, teria outro ponto em que se pudesse ser instalado? digamos, no próprio fuso? Me veio na idéia furar o acoplamento e alojar as peçinhas nele.. fazendo assim um acoplamento damper "meia boca" como vc diria, será que funcionaria? eu uso acoplamentos desse tipo da foto. abraço
Título: Re: Curva de torque ?
Enviado por: C N C N o w ! em 26 de Setembro de 2009, 07:22
...  é esse exemplo que se encontra na figura 3.6 ... ???

Isso mesmo Maurício.
Título: Re: Curva de torque ?
Enviado por: lolata em 26 de Setembro de 2009, 08:55
Jhon
Acho que poderia até funcionar, mas o acoplador precisaria ser um pouco maior do que o usado, semdo maior, como o acoplador é de ferro fundido, não sei se por causa da inercia não iria ajudar um lado e piorar de outro. TUdo no Acho.
Mas estou gostando do rumo do tópico.
Obrigado a todos em participar
Título: Re: Curva de torque ?
Enviado por: john em 26 de Setembro de 2009, 09:48
Lolata,não tendo o motor eixo duplo, o unico lugar possivel seria antes do acoplamento ou ele mesmo - mesmo assim a metade que acopla no motor, pq a outra metade está isolada pelo elemento de borracha. Cheguei a perguntar se seria viavel no fuso, mas logo a seguir raciocinei que não funcionaria, pois o alvo é o motor. Vou fazer o teste nesse acoplamento, nem que perca a peça, mas a possibilidade é tentadora....Antes disso espero mais algumas opiniões. abraço
Título: Re: Curva de torque ?
Enviado por: marc0 em 26 de Setembro de 2009, 10:44
Olá John;

Acho que pode perfeitamente adicionar a carga mecânica no acoplamento, porque a ressonância depende do momento de inércia de todo o sistema rotativo; como pode ser visto no vídeo postado pelo Viumau, existe uma série de contrapesos para conseguir um ajuste fino para uma freqüência de ressonância mais favorável.

Abraços...

Título: Re: Curva de torque ?
Enviado por: marc0 em 26 de Setembro de 2009, 10:52
Mais um vídeo sobre o assunto!

Título: Re: Curva de torque ?
Enviado por: john em 26 de Setembro de 2009, 11:59
como o acoplador é de ferro fundido, não sei se por causa da inercia não iria ajudar um lado e piorar de outro.
Lolata, pensando a respeito da inércia, acho que ela seria a mesma no eixo, como aparece no vídeo,ou no acoplamento como pensei. Nesse caso seria ajustar (no KCam que uso) o "ramping" que serve para o motor romper a inercia e desenvolver a velocidade desejada num segundo momento
Título: Re: Curva de torque ?
Enviado por: viumau em 26 de Setembro de 2009, 12:11
Jhon já fiz uma modificação de abrir rosca no eixo de vários motores de passo e sempre deram certo, vc não precisa retirar o rotor, abrir o motor ou coisa que o valha, leve os motores a um torneiro mecânico e fale pra ele abrir rosca na parte traseira do motor, coloque um parafuso "ALEN"  que é de aço muito duro com trava rosca e corte a cabeçado do danado, pronto esta-rá com o motor com eixo trazeiro...

Este motor da foto eu fiz 2 modificações um suporte em nylon e o parafuso no centro do eixo, esse parafuso é comum porque foi projetado pra usar uma manivela, erá o motor do eixo de "Z" da minha cnc antiga...
Título: Re: Curva de torque ?
Enviado por: john em 26 de Setembro de 2009, 14:43
Entendi, mas com os motores da especificação Nema23 tem o eixo na medida 1/4, a furação para a rosca, acho, deveria ser 1/8. Será que aguentariam um damper daqueles mostrados nos seus videos? abraço
Título: Re: Curva de torque ?
Enviado por: viumau em 26 de Setembro de 2009, 15:44
Desde que vc entre bem com a rosca no eixo não vejo porque não... ???
Título: Re: Curva de torque ?
Enviado por: john em 26 de Setembro de 2009, 17:37
Vc viu o tamanho do damper em relação ao tamanho do motor... acho que um parafuso 1/8 entrando num eixo 1/4, que equivale 6 mm e tendo que restar uns 50mm prá fora prá poder adaptar o damper.. fico temeroso do resultado, inclusive do balanceamento
Título: Re: Curva de torque ?
Enviado por: john em 26 de Setembro de 2009, 17:51
...percebo agora q um amigo meu falou.... essa sua maquina toca musica enquanto recorta? e eu pensei.. desde quando? mas era verdade...
Título: Re: Curva de torque ?
Enviado por: john em 28 de Setembro de 2009, 19:51
Fiz o que havia planejado, um acoplamento damper: aproveitei os dois parafusos de aperto e coloquei mais dois e maiores e nesse parafuso coloquei contrapesos (porcas) 4 contrapesos externos e fiz 4 furos 7mm onde coloquei contrapesos de 6mm (4 contrapesos interno). Não notei nenhuma diferença... bom que não perdi o acoplamento. Acho que pela circunferencia pequena, não atinge o efeito desejado...
Título: Re: Curva de torque ?
Enviado por: viumau em 28 de Setembro de 2009, 21:05
Uma pequena nota que esquecí de dizer, ou porque o pessoal não leu a materia toda que eu coloquei ou mesmo ambos, o "DAMPER" funciona muito bem em máquinas com problemas de ressonância ou com perda de passos, nas máquinas que estão funcionando bem vale o ditado: "TIME QUE ESTÁ GANHANDO NÃO SE MEXE", para um bom entendedor verá que não tem muita diferença em usa-lo... ::)
Título: Re: Curva de torque ?
Enviado por: john em 28 de Setembro de 2009, 21:14
Então, Viumau, estou com esse problema e achei que poderia, pelo menos minimizar. Continua a perda de passo e até travamento, igualzinho aos videos.  Acho que ressonancia, também, tem muito a ver com a estrutura da maquina. Os travamentos só cessam quando reduzo a velocidade de avanço...
Abraço
Título: Re: Curva de torque ?
Enviado por: viumau em 29 de Setembro de 2009, 01:05
John sem conhecer a sua máquina e como ela está setada fica difícil, mas o "DAMPER" é exatamente para isso como eu disse tem que seguir a risca a montágem da encrenca senão não funfa, não espere milágres se tiver com uma mecânica ruim... ;D
Título: Re: Curva de torque ?
Enviado por: lolata em 29 de Setembro de 2009, 06:59
Jhon
Não sei qual programa voce usa na sua maquina, não sei a eletronica que voce usa, mas no site do Rudolf tem umas dicas de configuração.
http://www.smilecnc.com.br/
Título: Re: Curva de torque ?
Enviado por: john em 02 de Outubro de 2009, 15:35
Loata e Viumau, resolvi o problema da perda de passos, substitui a cpu nova que comprei (Celeron desses novos com 1 mega de RAM e Windos XP) por um pentium antigão (200MMX com windows98) e o problema foi sanado, fui aumentando a velocidade de jog  até o dobro de onde começavam as perdas e tá beleza, nesse caso acho que as perdas eram em função da comunicação da porta paralela, pois mais nada alterei a não ser a troca da cpu.
abraços
Título: Re: Curva de torque ?
Enviado por: marc0 em 02 de Outubro de 2009, 15:48
Parabéns John! fico feliz que conseguiu resolver o problema.
Nem sempre o mais novo é melhor, eh eh eh...
Abraços.
Título: Re: Curva de torque ?
Enviado por: john em 02 de Outubro de 2009, 21:32
Marco, será porque as LPT foram "descontinuadas" na placa atuais, inclusive nessa a que me refiro a LPT externa nem existe, vc tem que usar um adaptador (não incluso no itens disponívies da placa) que possibillita a  conexão LPT interna (da placa-mãe) para poder conectar...
Título: Re: Curva de torque ?
Enviado por: marc0 em 03 de Outubro de 2009, 00:08
Olá John;

A porta paralela esta em extinção, muitas máquinas novas jé estão vindo sem elas, principalmente nos notebooks, não sou especialista,mas acho que talvez a melhor solução é usar um cartão PMCIA com saida para porta paralela.

Abraços