Autor Tópico: Curva dinamica de motores de passo  (Lida 17420 vezes)

Description:

0 Membros e 2 Visitantes estão vendo este tópico.

Offline eletronal

  • Fuso
  • **
  • Posts: 130
  • Sexo: Masculino
  • GUIA-CNC
Re:Curva dinamica de motores de passo
« Resposta #30 Online: 20 de Junho de 2012, 20:36 »
Olá Dandrade,
A rotação do motor em CC, ou melhor a força de rotação deve ser contraria ao motor de passo. Mas vamo lá: Primeiro, ajusta-se os pulsos do motor de passo (step) na rotaçao ou ponto do que se deseja levantar o torque. Com os motores em rotação, o motor em CC vira uma dinamo, que se cortocircuitar a saida vai gerar uma força frenante mas que ainda é pouca para parar a rotação do sistema. É por isto que esta sendo usada uma fonte para aplicar gradativamente uma corrente e aumentar assim a força frenante do motor CC, até que o motor de passo "stolla".  Quando o motor de passo "stolla" ele perde o torque, a rotação do conjunto se inverte e o barulho muda. Repara que deve-se anotar o valor lido da balança um instante antes do "stall" para a composição do grafico. O valor da corrente embora seja proporcional a balança não é usado a fim dos calculos. A carcaça do motor CC pode rotacionar livremente, torcendo a alavanca de exatamente 10 cm. em cima da balança, (torque = força X braço). Espero ter sido claro, mas estarei a disposição para qualquer duvida.
Grato Alberto

Offline eletronal

  • Fuso
  • **
  • Posts: 130
  • Sexo: Masculino
  • GUIA-CNC
Re:Curva dinamica de motores de passo
« Resposta #31 Online: 20 de Junho de 2012, 20:38 »
Olá Dandrade,
A rotação do motor em CC, ou melhor a força de rotação deve ser contraria ao motor de passo. Mas vamo lá: Primeiro, ajusta-se os pulsos do motor de passo (step) na rotaçao ou ponto do que se deseja levantar o torque. Com os motores em rotação, o motor em CC vira uma dinamo, que se cortocircuitar a saida vai gerar uma força frenante mas que ainda é pouca para parar a rotação do sistema. É por isto que esta sendo usada uma fonte para aplicar gradativamente uma corrente e aumentar assim a força frenante do motor CC, até que o motor de passo "stolla".  Quando o motor de passo "stolla" ele perde o torque, a rotação do conjunto se inverte e o barulho muda. Repara que deve-se anotar o valor lido da balança um instante antes do "stall" para a composição do grafico. O valor da corrente embora seja proporcional a balança não é usado a fim dos calculos. A carcaça do motor CC pode rotacionar livremente, torcendo a alavanca de exatamente 10 cm. em cima da balança, (torque = força X braço). Espero ter sido claro, mas estarei a disposição para qualquer duvida.
Grato Alberto

Offline dandrade

  • Novato
  • *
  • Posts: 36
  • Sexo: Masculino
  • GUIA CNC
  • Cidade - UF: Estado SP
  • Nome:: Daniel
  • Profissão: Eletroeletronico
Re:Curva dinamica de motores de passo
« Resposta #32 Online: 21 de Junho de 2012, 19:13 »
Certo, entendi...., que na fala do video na esta implicito.

E a ressonancia o que ocorre? Seria uma variacao da força, uma queda do torque

Entendo da ressonancia de circuitos LC, RC... tudo bem que motor possui estas grandezas, mas nao complemendo as consequencias

Offline eletronal

  • Fuso
  • **
  • Posts: 130
  • Sexo: Masculino
  • GUIA-CNC
Re:Curva dinamica de motores de passo
« Resposta #33 Online: 21 de Junho de 2012, 22:18 »
Olá Dandrade, O motor de passo é um forte candidado a gerar ressonancia, bem mais dos outros tipo de motores, pelo fato que é acionado por pulsos e conseguentemente surtos de correntes. Na pratica, ao variar da rotação do motor pode ser levantar facilmente o ponto ou os pontos de ressonancia especialmente quando o motor está sem carga, (roda em vazio). Ao aproximar-se da ressonancia o ruido muda o torque cai e o motor pode parar, mas este ponto não é fixo, depende tambem do tipo de drive e do valor da  corrente. Quando está com carga é mais dificil perceber o fenomeno.  Algum drivers possuem chaves de ajustes especificando o tipo de motor em uso par minimizar o efeito da ressonancia proporcionando um melhor desempenho.
Grato Alberto

Offline Cássio Alvarenga

  • Moderador
  • CNCMASTER
  • ******
  • Posts: 3429
  • Sexo: Masculino
    • www.vatech.ind.br
  • Cidade - UF: Belo Horizonte - MG
  • Profissão: Empresario / Engenheiro Mecânico
Re:Curva dinamica de motores de passo
« Resposta #34 Online: 21 de Junho de 2012, 23:10 »
Alberto,

  Um motor pode apresentar mais de um ponto de ressonância?  ???

Offline eletronal

  • Fuso
  • **
  • Posts: 130
  • Sexo: Masculino
  • GUIA-CNC
Re:Curva dinamica de motores de passo
« Resposta #35 Online: 22 de Junho de 2012, 06:22 »
Olá Cassio,  estou mais ou meno descrevendo o que pude ver na pratica, por exemplo, variando a velocidade em vazio, e proximo ao chegar do ponto de ressonância,(quando se escuta o ruido mudar, ou atravez do osciloscopio) se tiver a possibilidade de retocar a corrente atravez de trimpot, se pode deslocar este ponto para cima e encontra-lo novamente depois. Realmente nunca fiquei muito atento para verificar se tiver mais pontos de ressonância. Porem como ocorre em outros tipo de oscillações, existe a fondamental e as armonicas de menor intensidade, talvez aquí tambem seja a mesma coisa. Grato Alberto

Offline minilathe

  • How to ask questions - The Smart Way...
  • Moderador
  • CNCMASTER
  • ******
  • Posts: 4295
  • Sexo: Masculino
  • http://science-lakes.com/article43-html.html
  • Cidade - UF: Rio de Janeiro - RJ
  • Nome:: Gil Pinheiro
  • Profissão: Engenheiro e professor universitário
Re:Curva dinamica de motores de passo
« Resposta #36 Online: 22 de Junho de 2012, 06:24 »
Complementando, a ressonância de um sistema mecânico é decorrente da interação de força elástica e de  um corpo de certa massa, como uma lâmina de metal presa numa extremidade e  que oscila ao puxar e soltar a outra extremidade.

No motor de passo há uma força elástica resultante da atração magnética entre rotor e estator, que varia ao deslocar o rotor um ângulo muito pequeno sem que o motor escorregue (perca passo). Essa força elástica interage com a inércia do conjunto girante, originando a ressonância. A ressonância pode ocorrer em vários modos, com várias frequências, geralmente harmônicas.
« Última modificação: 22 de Junho de 2012, 06:32 por minilathe »

Offline eletronal

  • Fuso
  • **
  • Posts: 130
  • Sexo: Masculino
  • GUIA-CNC
Re:Curva dinamica de motores de passo
« Resposta #37 Online: 22 de Junho de 2012, 06:30 »
Olá Gil, bom dia, se acorda cedo tambem. Obrigado pela ajuda. Querendo saber mais ainda, podemo montar uma bancada, e efetuar bastante provas. Eu sempre gostei de realizar testes exaustivo a fim de comprender mais sobre os assuntos que estou estudando. Um abraço
Alberto

Offline minilathe

  • How to ask questions - The Smart Way...
  • Moderador
  • CNCMASTER
  • ******
  • Posts: 4295
  • Sexo: Masculino
  • http://science-lakes.com/article43-html.html
  • Cidade - UF: Rio de Janeiro - RJ
  • Nome:: Gil Pinheiro
  • Profissão: Engenheiro e professor universitário
Re:Curva dinamica de motores de passo
« Resposta #38 Online: 22 de Junho de 2012, 06:37 »
Buon giorno Alberto,

Vamos testar minha célula de carga em sua bancada. Liguei a célula de carga a um AD621 e ao meu Arduino, também da pra medir a rotação e controlar a corrente por PWM no Arduino.

Abraços, Gil
« Última modificação: 22 de Junho de 2012, 06:39 por minilathe »

Offline C N C N o w !

  • CNCMASTER
  • ******
  • Posts: 6300
  • Sexo: Masculino
Re:Curva dinamica de motores de passo
« Resposta #39 Online: 22 de Junho de 2012, 06:59 »

Buon giorno bambini ;-)

Vamos testar minha célula de carga em sua bancada.

Opa ! Boas falas ! Poderemos ver uma demonstração no encontro, não ?

Que célula vc tá usando ?

Citar
Liguei a célula de carga a um AD621 e ao meu Arduino, também da pra medir a rotação e controlar a corrente por PWM no Arduino.

Boa ! Tb tô querendo usar um Arduino.

Offline eletronal

  • Fuso
  • **
  • Posts: 130
  • Sexo: Masculino
  • GUIA-CNC
Re:Curva dinamica de motores de passo
« Resposta #40 Online: 22 de Junho de 2012, 06:59 »
Sim, claro. Vamos combinar. Quando anos atras em S.P. fabricavo transdutores de pressão, usavo o LM725 metalico como amplificador. O.K. vamo marcar. Abraço Alberto

Offline eletronal

  • Fuso
  • **
  • Posts: 130
  • Sexo: Masculino
  • GUIA-CNC
Re:Curva dinamica de motores de passo
« Resposta #41 Online: 22 de Junho de 2012, 07:12 »
Olá Jorge, bom dia. Vai ser um pazer mostrar para vocé a minha oficina. Abraço Alberto

Offline Cássio Alvarenga

  • Moderador
  • CNCMASTER
  • ******
  • Posts: 3429
  • Sexo: Masculino
    • www.vatech.ind.br
  • Cidade - UF: Belo Horizonte - MG
  • Profissão: Empresario / Engenheiro Mecânico
Re:Curva dinamica de motores de passo
« Resposta #42 Online: 22 de Junho de 2012, 11:36 »
Pensei que era algum tipo de ressonância elétrica que não conheço... Então essa ressônacia é a mecânica? Natural à arquitetura, geometria e material do motor? A mesma que rege aquela maquina de terremotos do Tesla? (Falando nisso acho que ele deve ter notado isso observando seus motores  ;D)



PS: Enquanto o pessoal acorda cedo, eu acabei de acordar... Fruto de solidworks ate as 4:20 da madruga.

Offline F.Gilii

  • Administrador
  • CNCMASTER
  • *******
  • Posts: 13796
  • Sexo: Masculino
  • Consultoria, Automação e Construção de Máquinas
  • Cidade - UF: Atibaia - SP
  • Nome:: Fabio Gilii
  • Profissão: Tec. Mecanica de Precisão
Re:Curva dinamica de motores de passo
« Resposta #43 Online: 22 de Junho de 2012, 11:57 »
Então essa ressônacia é a mecânica? Natural à arquitetura, geometria e material do motor?
E principalmente da estrutura da máquina...

Citar
PS: Enquanto o pessoal acorda cedo, eu acabei de acordar... Fruto de solidworks ate as 4:20 da madruga.
Também estou estudando esse danado, e quando vejo é muito tarde - mas vale a pena porque ele é apaixonante e bom...

Offline minilathe

  • How to ask questions - The Smart Way...
  • Moderador
  • CNCMASTER
  • ******
  • Posts: 4295
  • Sexo: Masculino
  • http://science-lakes.com/article43-html.html
  • Cidade - UF: Rio de Janeiro - RJ
  • Nome:: Gil Pinheiro
  • Profissão: Engenheiro e professor universitário
Re:Curva dinamica de motores de passo
« Resposta #44 Online: 22 de Junho de 2012, 12:12 »
Olá Jorge,


Buon giorno bambini ;-)

Vamos testar minha célula de carga em sua bancada.

Opa ! Boas falas ! Poderemos ver uma demonstração no encontro, não ?


Com certeza, teremos novidades e vários brinquedinhos no encontro!!

Dizem que haverá até um Robot, não é Alberto??


Que célula vc tá usando ?

Citar
Liguei a célula de carga a um AD621 e ao meu Arduino, também da pra medir a rotação e controlar a corrente por PWM no Arduino.

Boa ! Tb tô querendo usar um Arduino.

Tenho duas células, mas estou usando mais uma pequena, retirada de uma balança manual de bagagem digital. Liguei a célula num amplificador de instrumentação (AD-621).

Acabei comprando um Arduino Mega 2560 (clone), é muito prático e rápido, tem compilador C, boot-loader, .... Só não gosto da falta de uma ferramenta de Debug.... pelo menos nunca vi algo específico para o Arduino.

Abraço,

P.S. - e o encontro do RJ??
« Última modificação: 22 de Junho de 2012, 12:16 por minilathe »

 

/** * */