Olá Dandrade,
A rotação do motor em CC, ou melhor a força de rotação deve ser contraria ao motor de passo. Mas vamo lá: Primeiro, ajusta-se os pulsos do motor de passo (step) na rotaçao ou ponto do que se deseja levantar o torque. Com os motores em rotação, o motor em CC vira uma dinamo, que se cortocircuitar a saida vai gerar uma força frenante mas que ainda é pouca para parar a rotação do sistema. É por isto que esta sendo usada uma fonte para aplicar gradativamente uma corrente e aumentar assim a força frenante do motor CC, até que o motor de passo "stolla". Quando o motor de passo "stolla" ele perde o torque, a rotação do conjunto se inverte e o barulho muda. Repara que deve-se anotar o valor lido da balança um instante antes do "stall" para a composição do grafico. O valor da corrente embora seja proporcional a balança não é usado a fim dos calculos. A carcaça do motor CC pode rotacionar livremente, torcendo a alavanca de exatamente 10 cm. em cima da balança, (torque = força X braço). Espero ter sido claro, mas estarei a disposição para qualquer duvida.
Grato Alberto