Olá Pessoal,
Embora a minha engenhoca seja bastante confiável, simples e bem repetitiva, está com um problema que irei descrever a seguir.
Tudo estava indo bem até que comecei a testar motores maiores. Os finais do drive os L6203 queimavam quando os testes passavam de 7000 PPS.
Por quê???
O fato é que para aumentar o torque com aquele motor DC, tive que energiza-lo aplicando tensões e correntes variáveis contrarias. Assim o motor DC faz força contraria a rotação do motor de passo. Quando o torque aumenta, e motor de passo entra em colapso (stall) perde força e é carregado pelo motor DC, mas girando ao contrario. Isto faz que o motor de passo seja um dínamo, gerando tensões que voltam para o drive queimando os transistores.
Para resolver este problema, foi sugerido de usar um motor assíncrono (motor em alternada sem escovas). Mas todos os motores de ventiladores que fiquei testando não davam torque suficiente nas baixas rotações. Até testar o da foto, que é um motor trifásico de ¼ CV com três bobinas em serie. O fato de colocar as bobinas em series aumenta muito as correntes de Foucoult (Campo magnético e movimento relativo). Obvio que com este motor não é possível efetuar testes de torque estático, mas a partir de 200 PPS que com ½ passo da 30 RPM, fica satisfatório.
Estou fabricando um berço para prender o motor de passo e através de uma haste de 10 centímetros continuarem a efetuar os testes pela balança, como na engenhoca.
Quando terminar irei postar as fotos e filme. Estas fotos são de um projeto em construção, ainda não está pronto. Estou adicionado este tópico para prevenir caso alguém decida de fabricar um torquímetro para medir motor de passo e querer copiar a engenhoca.
Grato
Alberto