Construtivamente, esse freio é mais ou menos como um motor de indução de CA, porém, no estator aplica-se uma corrente contínua. Desse modo, com a rotação, no rotor é gerada uma força contra eletromotriz que se opõe à rotação imposta pelo motor. A força de frenagem será um pouco proporcional à rotação (quanto maior a rotação, maior a frenagem).
A vantagem desse sistema é que não reverte a rotação, quando o motor de passo "estola", como na bancada que foi montada acima.
Em resumo, se usar um motor de indução CA e aplicar CC no estator temos um freio dinâmico. Esse freio só não consegue velocidade nula, mas aí é outra história. Para a frenagem estática, um freio manual (uma trava) resolve.
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Olá Fabio, Não é necessario. A coisa é muito mais simples. O dificil foi achar
um motor que pudesse ser utilizado para a efetuar a curva. Mas considerando que este novo torquimetro ainda não está pronto faço um exemplo do oque aconteçe na medição.
Com o drive energizado coloca-se uma frequenza para (step) o drive. Obviamente a corrente continua para o motor AC está a zero. O motor de passo comença a rodar carregando o rotor do motor AC. Para os atritos dos rolamentos do motor AC, depois vamos a ver, mas são pequenos. Començamos a aplicar corrente nos tres rolamentos do motor AC (em series), gratativamente observamos que o peso da balança fica subindo, bem suavemente aumentamos o valor da corrente a balança acompanha o incremento. Agora perto do (stall) é bom memorizar todos os encremento da balança especialmento o ultimo maior valor apresentado. O motor (stall). Ele com o motor AC simplismente param de rodor, o motor de passo fica ruidoso, mas quasi sem torque, pois ainda o rotor em AC está energizado com o ultimo encremento que fizemos antes do stall. Tudo fica parado. O valor da balança está a zero ou quasi. Anotamos assim no excel o ultimo valor lido da balança. Agora é necessario retirar a corrente do motor AC, reduzir a frequenzia aplicada ao drive e proceder para a medição sucessiva. Claro seria mais interessante que estes procedimentos fossem feitos por um CLP / computador, mas com o tempo veremos. Ainda considerando que o motor AC é muito grande e pesado estou colocando a haste da balança no motor de torque que é mais leve.