eu abri um dos motores para ver se tinha algo escrito dentro dele mas nada.
Se abriu o motor, parte da magnetização dos imãs foi "pro espaço"... Ou seja, o motor perdeu parte de seu torque.
Se não quiser perder seu motor, NÃO SE ABREM MOTORES DE PASSO. Se abrir é necessário remagnetizar os imãs do motor, com o mesmo fechado.
Também não sabia disso, por pouco não abri um de meus motores!
Poderia explicar, mesmo que superficialmente, o porquê da perda da magnetização?!?!
Um motor de passo opera com uma pequena distância (
entreferro) entre o rotor (a parte que gira) e o estator (a parte externa de onde sai a fiação), havendo vários imãs no rotor. Os imãs são então magnetizados com o motor montado.
Quando os imãs são magnetizados, energia na forma campo magnético (ocorre a orientação da magnetização de regiões magnetizáveis dentro do imã). Porém, os imãs operam com um entreferro constante e a energia de magnetização se perde pouco a pouco com o uso do motor, sim, os motores de passo gastam seu campo magnético com o tempo.
Porém, ao abrir o motor, a energia magnética armazenada é dissipada ao aumentar o entreferro. Tentando explicar, .... se você estudou física no segundo grau, aprendeu que "Trabalho" = "Energia" (em Joules, por exemplo) = Força x distância.
Desse modo, ao aumentar o entreferro é como se afastassem os pólos do imã, realizando um certo "Trabalho", pois existe a força de atração realizando um "Trabalho" (se deslocando). Esse trabalho equivale a uma energia dissipada dos imãs. Como existe também o magnetismo residual, os imãs retem um pouco do magnetismo inicial, mas numa intensidade bem menor.