Beleza... Achamos a sequência dos fios, determinamos as fases mas ao olharmos na etiqueta do motor, descobrimos que lá não tem os dados necessários para o ligarmos dentro das especificações exatas de corrente para que ele não "frite"...
Ou seja.. Está escrito por exemplo 34V - 7.2VA, como num motor que tenho aqui....
E agora?
Não façam como eu: confundir este 7.2VA com corrente... Não tem nada a ver...
Se lascarem 7.2A no bichinho, ele torra na hora...
Bom.. mas e aí?
Fazer o que? Há.. rs.. Procurar na net.. Vai que tenha datashits dele por aí..
Não tem.. Não adianta procurar.. estes motores são fabricados para funções específicas e não encontra-se na net nem em nenhum lugar informações sobre ele....
Há.. podemos então jogar o coitadinho no lixo.. Não tem como liga-lo...
Errado: Tem sim... Como?
Resposta: descobrindo a corrente que ele aceita. Simples assim....
Mas como? hehehehe
Bom... Tenham, neste momento, um santo forte do teu lado...
Basta rezar para ele, que ele te ajuda...
Da mesma forma que São Longuinho nos ajuda quando perdemos, por exemplo a chave da porta, quando chegamos meio tontos, alta madrugada e temos que ficar lá na varanda dando pulinhos no escuro e pedindo para São Longuinho nos ajudar a encontrar a chave, podemos fazer também no caso de correntes desconhecidas de motores de passo.
E agora vou dizer o nome do Santo especialista nestes assuntos:
São Jorge.... rs...
Pois é.. São Jorge é especialista não só neste, mas em vários outros assuntos...
Mas neste é mestre...
Vejam a resposta que ele me enviou, no dia em que eu estava aqui na maior aflição, querendo descobrir as correntes deste motor:
*Obs: Estou postando a mensagem que ele me mandou abaixo, sem o consentimento explícito dele, pois não consegui fazer com que ele arranjasse um tempinho esta semana para autorizar, mas tenho a certeza de que ele não vai brigar... Afinal, isto vai dirimir dúvidas, que acredito a maioria das pessoas tem, ao dar de cara com motores sem especifiçações de tensões e corrente em suas etiquetas...
Edu,
a informação relevante é o 7,2VA, alguns motores trazem marcada a tensão do chopper e não a nominal, são motores feitos sob encomenda ...
A maneira mais fácil de determinar a tensão e corrente nominais é a seguinte: Meça a resistência do enrolamento e use a calculadora pra determinar a tensão e corrente nominais: http://ourworld.compuserve.com/homepages/Bill_Bowden/ohmslaw.htm Atenção: VA é potência reativa mas pode usar neste caso como potência ativa (watts). A potência registrada na etiqueta deve ser a total, com duas fases energizadas, portando divida a resístência encontrada por dois. Quando medir a resistência, assegure-se de que mede a que corresponde a uma fase, ou seja, entre o comum e um dos extremos, entre COM1 e A1, por exemplo: +-----/\/\/\-----o A1
|
COM1 o--+
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+-----/\/\/\-----o A2
+-----/\/\/\-----o B1
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COM2 o--+
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+-----/\/\/\-----o B2
Entre A1 e A2 ou B1 e B2 a resistência será dobrada ... o que deve usar para o cálculo é a resistência COM1<-> A1 / 2
Uma vez determinados tensão e corrente nominais, alimente o motor sob estas condições (parado) e verifique a temperatura. Há outras duas maneiras de determinar as condições de operação: 1. Verificar em que ponto (com qual corrente) o torque estático não mais aumenta com o aumento da corrente. Este método baseia-se na saturação do circuito magnético, é bastante preciso.
2. Verificar em que ponto a temperatura atinge o limite (em torno de 100 graus). Este método é aproximativo.
Tanto em um caso como no outro, aumenta-se progressivamente a corrente até o limite, medindo-se a cada intervalo. Abs
Jorge L.
Espero que a novelinha acima venha ajudar alguém, que, mais dia menos dia, terminará com um destes motores desconhecidos nas mãos..
e também agradecer a Sir Jorge Lourenço da Armadura Dourada pela aula...
Abração a todos,
Eduardo