Ate esta parte eu entendi rsrs.
Mas para descobrir quanto ele consegue "puxar" ou seja o torque efetivo ou em movimento, como eu faria para saber? se ele possui 8kg parado, ele nao teria os mesmos 8kg em movimento?
A não ser que a rotação seja muito baixa, em movimento, nenhum motor de passo produz o torque de retenção, ou torque estático.
TODOS os motores de passo possuem curvas de torque x rotação, onde o torque se reduz com a rotação. Os fabricantes de motor de passo fornececem essas curvas, onde podemos ter uma idéia do torque com a rotação.
Mas, ressalto que, as curvas fornecem uma
noção aproximada do torque, considerando que seu motor deverá operar, certamente, em condições diferentes daquelas em que foram determinadas as curvas do fabricante. Essas curvas dependem das condições de acionamento do motor.
O desempenho de um motor de passo depende de uma série de fatores, tais como: tensão de alimentação, corrente imposta pelo driver, modo de acionamento (meio passo, passo cheio, micropasso), tipo de driver (chopper, tensão constante, corrente constante não chaveada, ...), temperatura de operação.
As curvas dos fabricantes foram determinadas em bancada de testes, usando uma certa condição de acionamento fixa (por exemplo, uma certa tensão de alimentação e usando um tipo de driver). Portanto, se você usar uma condição distinta, terá resultados diferentes.
Mas, algumas coisas pode-se prever conhecendo a física e o modelo elétrico de um motor de passo. O que vai acontecer ao alterar determinado parâmetro do motor, por exemplo, sabemos que o torque aumenta com a corrente. Também aumenta muito com a tensão, em velocidades elevadas. O quanto aumenta, aí depende... São necessários testes em bancada.
Além disso, o resultado final, que é o desempenho do motor, ser suficiente e aceitavelmente rápido na movimentação de um CNC ou de outra carga mecânica. Vai depender de outros fatores atuando em conjunto com o motor, tais como, o momento de inércia dos fusos, o peso das massas a serem movidas, a curva de aceleração imposta, os atritos existentes no sistema, o tipo de atrito (estático, dinâmico).
Em resumo, não é uma simples equação matemática obtida a partir de um modelo físico aproximado.