Autor Tópico: Duvidas no acionamento  (Lida 4972 vezes)

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Offline Fendel

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Re: Duvidas no acionamento
« Resposta #15 Online: 16 de Fevereiro de 2008, 21:44 »
Meu caro Lolata... prazer

Não devemos por panos quentes em quem engana a gente...
Vamos passar eççepaíçç a limpo...
Sei que somos imperfeitos... mas temos que ter a hombridade de assumir nossos erros...

lolata

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Re: Duvidas no acionamento
« Resposta #16 Online: 16 de Fevereiro de 2008, 21:55 »
Sei que somos imperfeitos... mas temos que ter a hombridade de assumir nossos erros...

Fendel;

Os drives do Celio como eu disse, não são ruins, só não serve p/ gente, eu não entendo muito da parte eletronica mas acho os drives muiiiiiiiiito devagar.
Em minha maquina o drive funcionou certo, mas demorava 90 segundos p/ percorrer um quadrado de 100mm x 100mm, coisa que eu consegui com o Smile em 7segundos.

Offline Fendel

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Re: Duvidas no acionamento
« Resposta #17 Online: 25 de Fevereiro de 2008, 22:36 »
Como ele não responde, não devolve o dinheiro e nem repõe ou concerta o produto, não concordo que seja chamado de gente boa... além de fazer propaganda enganosa...

Para esses motores "grandes" me parece que os drives bipolares são melhores... é isso?

Offline F.Gilii

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Re: Duvidas no acionamento
« Resposta #18 Online: 26 de Fevereiro de 2008, 08:19 »
Fendel,

Os acionamentos em modo bipolar oferecem a vantagem do maior torque porque duas fases estão sempre energizadas contemporâneamente. ..

Offline C N C N o w !

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Re: Duvidas no acionamento
« Resposta #19 Online: 26 de Fevereiro de 2008, 08:23 »
Os acionamentos em modo bipolar oferecem a vantagem do maior torque porque duas fases estão sempre energizadas contemporâneamente ...

Não é por isso Fábio, os unipolares tb podem operar com duas fases sempre energizadas (full step) e os bipolares tb podem operar  com com uma e duas fases energizadas alternadamente (half step).

A vantagem do bipolar é a maior área de cobre utilizada***, o que permite maiores correntes e consequentemente torque mais elevado.

*** Nos unipolares nunca é utilizado mais que metade do enrolamento de uma fase, nos bipolares todo o enrolamento pode ser utilizado.
« Última modificação: 26 de Fevereiro de 2008, 08:25 por C N C N o w ! »

Offline F.Gilii

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Re: Duvidas no acionamento
« Resposta #20 Online: 26 de Fevereiro de 2008, 08:31 »
Obrigado pela correção Jorge...

Offline Fendel

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Re: Duvidas no acionamento
« Resposta #21 Online: 26 de Fevereiro de 2008, 09:41 »
Então um motor de 8 fios é pior do que um de 4 fios?
Pois os motores de 8 ou 6 fios podem ser ligados em modo bipolar ou unipolar...

Offline F.Gilii

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Re: Duvidas no acionamento
« Resposta #22 Online: 26 de Fevereiro de 2008, 10:11 »
Fendel,

Não - de forma nenhuma....

Um motor de 8 fios tem a vantagem de poder ser usado em qualquer tipo de acionamento - unipolar ou bipolar...

Já um motor de 4 fios só permite um tipo de ligação...

Mandei uma MP para o Sr...

Offline Fendel

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Re: Duvidas no acionamento
« Resposta #23 Online: 26 de Fevereiro de 2008, 16:51 »
então acho que a vantagem é que o motor de 8 fios pode ser ligado em paralelo... e com isso posso aumentar o torque e a velocidade (coma a tensão e corrente equivalentes?)...

Offline F.Gilii

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Re: Duvidas no acionamento
« Resposta #24 Online: 26 de Fevereiro de 2008, 18:20 »
Fendel,

O Jorge Lourenço postou uma tabelinha que mostra a relação entre os tipos de ligação de um motor de 8 fios - Infelizmente procurei e não achei, mas é mais ou menos o seguinte:

Supondo um motor de 8 fios que poderia ser ligado basicamente de três maneiras:(SM1.8-E8532MN da Action Motors)

Unipolar
resistência = 2,2 Ohms/fase
indutância = 6,6 mH/fase
corrente = 2,1 A
tensão = 4,6 V

Bipolar Paralelo
resistência = 1,1 Ohms/fase
indutância = 6,6 mH/fase
corrente = 3 A
tensão = 3,3 V

Bipolar Série
resistência = 4,4 Ohms/fase
indutância = 26,4 mH/fase
corrente = 1,5 A
tensão = 6,6 V

Acredito que o melhor torque se obtém ligando-se o motor de modo Bipolar Paralelo...e se o driver (PWM) puder ser alimentado com tensões altas, o rendimento deve ser proporcionalmente mais alto...

Offline YRD

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Re: Duvidas no acionamento
« Resposta #25 Online: 26 de Fevereiro de 2008, 18:35 »
Os acionamentos em modo bipolar oferecem a vantagem do maior torque porque duas fases estão sempre energizadas contemporâneamente ...

Não é por isso Fábio, os unipolares tb podem operar com duas fases sempre energizadas (full step) e os bipolares tb podem operar  com com uma e duas fases energizadas alternadamente (half step).

A vantagem do bipolar é a maior área de cobre utilizada***, o que permite maiores correntes e consequentemente torque mais elevado.

*** Nos unipolares nunca é utilizado mais que metade do enrolamento de uma fase, nos bipolares todo o enrolamento pode ser utilizado.

Os meus motores são da Akyama de 13,5 Kg e no EMC2 está configurado como Meio Passo. Qual a vantagem em manter esta configuração (resolução ?) em relação ao Full ?

Yuri

Offline F.Gilii

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Re: Duvidas no acionamento
« Resposta #26 Online: 26 de Fevereiro de 2008, 18:44 »
Yuri,

Normalmente damos preferência ao acionamento em meio passo porque ganhamos um pouco mais na resolução final do movimento, e porque diminui-se (se não desaparecer por completo) a tendência a "stall" por ressonância...

Offline C N C N o w !

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Re: Duvidas no acionamento
« Resposta #27 Online: 26 de Fevereiro de 2008, 18:45 »
Os meus motores são da Akyama de 13,5 Kg e no EMC2 está configurado como Meio Passo. Qual a vantagem em manter esta configuração (resolução ?) em relação ao Full ?

Além da maior resolução o motor roda mais suavemente, reduzindo ou eliminando o prob com ressonâncias.
« Última modificação: 26 de Fevereiro de 2008, 18:48 por C N C N o w ! »

Offline YRD

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Re: Duvidas no acionamento
« Resposta #28 Online: 26 de Fevereiro de 2008, 18:53 »
Hummm estas eu já imaginava, mas não tinha certeza.

É que ficou a impressão para mim que trabalhando em Full os motores usariam todo seu potencial de torque perdendo obviamente a resolução.

Yuri

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Re: Duvidas no acionamento
« Resposta #29 Online: 26 de Fevereiro de 2008, 21:52 »
É que ficou a impressão para mim que trabalhando em Full os motores usariam todo seu potencial de torque perdendo obviamente a resolução.

Torque não é tudo na vida ... he, he, he ...

É possível fazer o driver compensar o torque e obter aproximadamente a mesma coisa que em modo full step.

 

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