1-Gostaria de saber as diferenças em termos de funcionamento entre bipolares e unipolares. (os de meio passo são bipolares?)
Uma das diferenças está na conexão dos enrolamentos - motores unipolares tem uma ligação intermediária entre dois enrolamentos, se transfornando num fio comum conforme o desenho:
A I B
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Por causa disso alguns motores podem ter 6 fios ou 5 fios - os de 6 fios podem ser ligados em modo unipolar ou em bipolar-série (eliminando-se o fio intermediário) - o de 5 fios só pode ser ligado em modo unipolar.
Motores bipolares possuem 4 conexões (8 terminais), pois as fases são separadas, o que permite que se ligue em modo unipolar, bipolar-série e bipolar-paralelo...
A B C D
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2-Qual o mais preciso motores de meio passo ou de passo completo?
À princípio nenhum dos dois ou melhor, exaidão é algo discutivel porque a posiçao de cada passo é dependente da construção do motor e como são basicamente ímanes que fazem cada passo, existem erros de posição angular maiores ou menores pois são apenas campos magnéticos... a coisa vai piorando à medida que se aumentam as subdivisões em micropasso (meio passo é micropasso)
Para a esmagadora maioria das aplicações acionamentos em meio passo é bastante acurado em termos de exatidão de posicionamento angular.
3-um motor para ser de micropasso tem que ter uma volta completa? ou seja passar em cada bobina?
Um motor não é de micropasso - o acionamento é...
Para exemplificar falaremos do acionamento de um motor unipolar - acionamentos bipolares são mais complexos um pouco quando se fala em meio passo ou micropasso.
Quando se está acionando um motor unipolar e este é acionado em meio passo, hora uma fase apenas está ligada, hoira duas fases estão ligadas e em seguida se repete - uma, duas, uma, duas, etc... isso é meio passo (modo wave drive se não me engano)
(eu li em um site que os motores bipolares ligam duas bobinas a o mesmo tempo e depois outra, é isso que torna ele de meio passo?)
Explicado acima.
ele tem mais torque,mas menos precisão certo?
Vamos evitar usar o termo "precisão", pois ele não expressa nada no contexto.
É melhor usar o termo "exatidão" ou "acurácia".
Não - motores acionados em meio passo tem menor torque se comparado ao acionamento em passo cheio - cerca de 70% a menos. Quanto mais subdivisões menos torque disponível se obtém.
Quem tem maior torque são os motores bipolares (e ligados em modo bipolar), quando comparados a um outro motor igual só que ligado em modo unipolar...