Meus motores são de 3A/fase, minha controladora será a CNC3AX, penso em usar cabos de rede para fazer a alimentação desses motores.
Alguem sabe a bitola desses fios que compõe um cabo de rede?
Para testar minha plotter com motores 23KM-C051, 4 Volts, 2 Amp., controladora CNC3AX, eu usei provisoriamente cabos de rede comum Furukawa 24 awg x 4p (aqueles azuis) de 1 m de comprimento.
Funcionou corretamente e não esquentou, a ponto de o que era a princípio provisório, virou definitivo.
Só comentando que o fato de não esquentar não quer dizer que não há problemas.
Se não esquenta é porque a dissipação térmica é suficiente (calor que entra = calor que sai) e aí a temperatura se estabiliza num certo valor, às vezes imperceptível. E aí "não existe mais o problema".
Porém, se a resistência do fio (DC e AC) bem como a reatância indutiva forem consideráveis haverão perdas nos fios e aí tem que usar tensões mais elevadas para alimentar. O que quero dizer com isso é que os sistemas poderiam operar em condições melhores e mais econômicas.
Na minha opinião fio 24AWG é fino (0,2 mm
2), possui 0,084 ohms/m e indutância de 1,5 uH/m. Numa frequência de 40KHz (usual em choppers), sem considerar efeito skin, isso significa uma queda de tensão no fio de:
E = Z . I
Z = RAIZ(R
2+X
2)
X = 2xPIxf = 0,38 ohms
R = 0,084 ohms, resistência DC, sem considerar o efeito skin
Z = 0,39 ohms
Para I = 3A: E = 1,2 Volts
Dá para notar o efeito predominate da indutância na queda de tensão.
Se voce usa 24 V para alimentar os motores, 1,2 V é quase nada, mas são quase 4 Watts (P = 0,39 x 3
2), dissipados em 1m.
Um artifício para compensar a indutância dos condutores, seria usar núcleos de ferrite tipo tubular com o fio passando por dentro.