OPa blz cara so uma coisa ee para oque vc vai usar esta tua maquina
e logico se pode dar mais informaçoes ne
blz falou cara ate
[/quote]
pow cara .. sem problemas ...
eu trabalho em uma empresa que fornece para montadoras (quase todas no Brasil em nosso segmento) e quando é desenvolvido um novo produto ou uma auditoria do cliente aparecem essas loucuras, e eu tenho q desenvolver máquinas e dispositivos para teste de produto e construção dos mesmos, indiferente de serem na produção ou em laboratório.
neste caso é um ensaio de durabilidade do produto a casos extremos, depois de um X de horas a variações de temperatura (-40º a +85ºC) e com esse desenho louco do "8" a dimensões especificadas pelo caderno de encargos o produto ainda tem q funcionar.
infelizmente acho q já falei tudo o q eu poderia.
Não sei exatamente qual é a aplicação da máquina em discussão - e gostaria de saber - mas me fez lembrar de um antigo anúncio de canetas esferográficas da Bic, onde uma caneta aparecia traçando sucessivos oitos emendados ao longo de uma faixa de papel pra demonstrar a durabilidade ...
e isto trouxe outra lembrança, as figuras de Lissajous, bem conhecidas de quem trabalha com osciloscopia ...
Trata-se da interação de duas formas de onda, quase sempre senoidais e além da pura beleza tem a utilidade de mostrar as relações harmônicas entre as frequências e fases ... soa meio exotérico, né ? Mas a coisa é mais simples do que parece ...
cara quando estava terminando meu curso de mecânica eu fiz uma máquina para esse teste, medir quantos metros era a durabilidade de uma caneta BIC, e na avaliação dos jurados na época, fizeram a sugestão a mim e o meu camarada que procurássemos empresas tivessem interesse, exemplos a Pilot, a própria BIC, Crown e até a Mont Blanc !!
foi muito bom relembrar essa época, da qual não deveria ter me distanciado da eletrônica !!
quanto a figura de Lissajous vou dar uma lida, pois a muito eu li algo nas revistas da Saber !!
abrax e obrigado pelo comments !!