Fred,
Gostei muito da sua montagem do motor DC...
Com relação à excentricidade, verifique o seguinte:
As pinças ER11 são relativamente pequenas, e existem basicamente dois modelos construtivos para elas - tipos A e B, e normalmente o tipo construtivo e principalmente o patamnho da pinça é quem dita sua capacidade de aperto ou mais precisamente sua capacidade de colapsar até agarrar a haste da ferramenta.
No tipo A, a pinça tem de 5 a 6 ranhuras cortadas e no tipo B, de 10 a 12 ranhuras - Provavelmente suas pinças são do tipo B, mas como se trata de um diametro pequeno (ER11), só podem colapsar cerca de 0,5mm no máximo.
Isso quer dizer que uma pinça de 4mm pode agarrar uma haste de até 3,5mm diametro.
O problema acontece por exemplo em ferramentas pequenas e de hastes em polegadas - um caso típico são as ferramentas de 1/8" de diametro (3,175mm) - pode-se usar uma pinça de 3,5mm diametro "mas" aí é que os problemas podem aparecer - quando a pinça aperta uma haste menor, a área de contato entre pinça e haste diminui muito porque o paerto não é paralelo, e aí pode acontecer o batimento que voce estaria percebendo.
Este batimento pode ser decorrente da excentricidade ou falta de paralelismo entre haste da ferramenta e pinla, e entre pinça e eixo porta ferramenta, pois da mesna forma que a pinça se deforma para a haste, se deforma para o porta ferramentas.
O ideal é usar a pinça para o diametro da haste - por exemplo tenho jogos de pinças em polegadas e milimetros - assim atendo a todos os diametros comuns de ferramentas e não tenho problemas com excentricidades ou fixações falhas...