Boa Parte destes motores de ferro-velho estão queimados.
Quando forem comprar levem um multimetro e meça as resistencia dos enrolamentos, quase todos os motores são de 4 ou 6 fios.
Os motores de 4 fios tem os polos A, A-, B, B- e segue um padrão de cores:
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Ferro velho, o paraíso dos motores de passo.
A resistência do fio A e A- deve ser a resistência rotulada no motor, assim como entre B e B-, se a resistência for muito pequena a bobina esta em curto se muito grande ou "infinita" esta com a bobina partida, prestes a partir ou com mal contato. NUNCA deve apresentar no ohmímetro ligação entre A e B, Se apresentar o motor esta ruim.
Isso serve também para motores de 6 fios, porem os 2 fios adicionais são um comum da bobina A e um comum da bobina B, eles são ligados no meio da bobina, logo a resistencia entre o comum e as pontas da bobina (A, A-, B, B-) deve ser a metade da resistência
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Ferro velho, o paraíso dos motores de passo.
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Não são muito comuns mas existem motores de 8 fios, neste caso são 2 comuns:
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Ferro velho, o paraíso dos motores de passo.
Diagrama do motor de 4 fios:
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6 Fios:
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8 Fios:
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Mais raros ainda são os de 5 fios, são iguais aos de 6, porem os comuns são ligados juntos e sai apenas 1 fio.