Autor Tópico: Ferro velho, o paraíso dos motores de passo.  (Lida 9693 vezes)

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Offline William carlos

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Ferro velho, o paraíso dos motores de passo.
« Online: 13 de Março de 2015, 22:30 »
Pessoal, achei em um ferro velho, muitos motores de passos e pelo jeito, ainda vou encontrar muito mais e placas de comando dos mesmos, motores na sua maioria nema 23, mas também 17 e 24, de varios torques diferentes.


.

Offline William carlos

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Re:Ferro velho, o paraíso dos motores de passo.
« Resposta #1 Online: 13 de Março de 2015, 22:32 »
Pessoal, achei em um ferro velho, muitos motores de passos e pelo jeito, ainda vou encontrar muito mais e placas de comando dos mesmos, motores na sua maioria nema 23, mas também 17 e 24, de varios torques diferentes.


.

http://s1301.photobucket.com/user/wcpascoalao/media/Foto0209_zpsaegy0uqh.jpg.html?sort=3&o=0

Offline andermaster

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Re:Ferro velho, o paraíso dos motores de passo.
« Resposta #2 Online: 14 de Março de 2015, 08:45 »
e o endereço do paraíso  ;D 

Offline Cássio Alvarenga

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Re:Ferro velho, o paraíso dos motores de passo.
« Resposta #3 Online: 14 de Março de 2015, 12:21 »
Boa Parte destes motores de ferro-velho estão queimados.

Quando forem comprar levem um multimetro e meça as resistencia dos enrolamentos, quase todos os motores são de 4 ou 6 fios.

Os motores de 4 fios tem os polos A, A-, B, B- e segue um padrão de cores:

http://www.linengineering.com/_images/Wiring_4_lead_Wires.png
Ferro velho, o paraíso dos motores de passo.

 


A resistência do fio A e A- deve ser a resistência rotulada no motor, assim como entre B e B-, se a resistência for muito pequena a bobina esta em curto se muito grande ou "infinita" esta com a bobina partida, prestes a partir ou com mal contato. NUNCA deve apresentar no ohmímetro ligação entre A e B, Se apresentar o motor esta ruim.

Isso serve também para motores de 6 fios, porem os 2 fios adicionais são um comum da bobina A e um comum da bobina B, eles são ligados no meio da bobina, logo a resistencia entre o comum e as pontas da bobina (A, A-, B, B-) deve ser a metade da resistência

http://www.linengineering.com/_images/Wiring_6_lead_Wires.png
Ferro velho, o paraíso dos motores de passo.

.

Não são muito comuns mas existem motores de 8 fios, neste caso são 2 comuns:
 
http://www.linengineering.com/_images/Wiring_8_lead_Wires.png
Ferro velho, o paraíso dos motores de passo.



Diagrama do motor de 4 fios:


6 Fios:

8 Fios:


Mais raros ainda são os de 5 fios, são iguais aos de 6, porem os comuns são ligados juntos e sai apenas 1 fio.

Offline William carlos

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Re:Ferro velho, o paraíso dos motores de passo.
« Resposta #4 Online: 14 de Março de 2015, 15:53 »
Eu ganhei esses motores maiores, o funcionário do ferro velho, estava desmontando todos eles para tirar o cobre, desmontou umas 3x esse tanto da foto.

Acho que esses estão todos bons, porque foram tirados de maquinas que vieram de empresas falidas, maquinas que foram desmontadas e vendidas como sucata.

Todos os com eixo curto de 8mm foram retirados de caixas eletrônicos que foram substituídos por outros, os maiores tirados de uma maquina que fazia algum tipo de rotulagem, tinha muitas guias lineares, mas tiraram na base da marretada quebrando os parafusos com talhadeira.


Se o pessoal soubesse o valor que isso tem, não fariam isso de forma nenhuma.   

Paguei em tudo isso e mais um monte de carcaça de vídeo game e outras coisas 50 reais.

Pouco tempo atras, comprei quase 30 quilos de Bits de varias bitolas ( de 5/16 até 1/2 ) por 20 reais.

Mas vou testar todos aqui pelo método que me passou. muito obrigado pela dica.

Offline DANILOOCANHA

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Re:Ferro velho, o paraíso dos motores de passo.
« Resposta #5 Online: 14 de Março de 2015, 16:21 »
E endereço ;D ;D ;D

Offline juafir

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Re:Ferro velho, o paraíso dos motores de passo.
« Resposta #6 Online: 14 de Março de 2015, 19:53 »
Onde porra. ? Sou carioca de Juiz de Fora...

Offline andermaster

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Re:Ferro velho, o paraíso dos motores de passo.
« Resposta #7 Online: 14 de Março de 2015, 20:15 »
caso ,não tenha um multímetro tem um método mais grosseiro , que é juntar   dois fios da mesma fase e girar o eixo do motor com as mãos
se tiver continuidade , vai perceber no tato uma pequena força segurando o eixo do motor , devido a variação do campo magnético cortando as espiras.

Offline juafir

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Re:Ferro velho, o paraíso dos motores de passo.
« Resposta #8 Online: 14 de Março de 2015, 20:17 »
Boa Parte destes motores de ferro-velho estão queimados.

Quando forem comprar levem um multimetro e meça as resistencia dos enrolamentos, quase todos os motores são de 4 ou 6 fios.

Os motores de 4 fios tem os polos A, A-, B, B- e segue um padrão de cores:

http://www.linengineering.com/_images/Wiring_4_lead_Wires.png
Ferro velho, o paraíso dos motores de passo.

 


A resistência do fio A e A- deve ser a resistência rotulada no motor, assim como entre B e B-, se a resistência for muito pequena a bobina esta em curto se muito grande ou "infinita" esta com a bobina partida, prestes a partir ou com mal contato. NUNCA deve apresentar no ohmímetro ligação entre A e B, Se apresentar o motor esta ruim.

Isso serve também para motores de 6 fios, porem os 2 fios adicionais são um comum da bobina A e um comum da bobina B, eles são ligados no meio da bobina, logo a resistencia entre o comum e as pontas da bobina (A, A-, B, B-) deve ser a metade da resistência

http://www.linengineering.com/_images/Wiring_6_lead_Wires.png
Ferro velho, o paraíso dos motores de passo.

.

Não são muito comuns mas existem motores de 8 fios, neste caso são 2 comuns:
 
http://www.linengineering.com/_images/Wiring_8_lead_Wires.png
Ferro velho, o paraíso dos motores de passo.



Diagrama do motor de 4 fios:


6 Fios:

8 Fios:


Mais raros ainda são os de 5 fios, são iguais aos de 6, porem os comuns são ligados juntos e sai apenas 1 fio.

Fico bobo de ver a conclusão que este "fodões" tiram sem sequer saber de nada. Você foi lá testa-los ? Estão realmente queimados ?
Parem com isto , vcs pensam que sabem mas não sabem de nada.... Ah, sabe aquele seu tópico do preju de R$ 40.000,00 ? Então , fale a verdade toda, que vc pediu para que eles fizessem um rolo ao seu favor e a receita federal mandou devolver, isto vc não falou....

Offline pauleiras

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Re:Ferro velho, o paraíso dos motores de passo.
« Resposta #9 Online: 14 de Março de 2015, 21:21 »
Que tensão! :-\

Offline minilathe

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Re:Ferro velho, o paraíso dos motores de passo.
« Resposta #10 Online: 14 de Março de 2015, 22:27 »
Fico bobo de ver a conclusão que este "fodões" tiram sem sequer saber de nada. Você foi lá testa-los ? Estão realmente queimados ?
Parem com isto , vcs pensam que sabem mas não sabem de nada.... Ah, sabe aquele seu tópico do preju de R$ 40.000,00 ? Então , fale a verdade toda, que vc pediu para que eles fizessem um rolo ao seu favor e a receita federal mandou devolver, isto vc não falou....

Tá querendo plantar bagunça??

Offline William carlos

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Re:Ferro velho, o paraíso dos motores de passo.
« Resposta #11 Online: 14 de Março de 2015, 22:47 »
Depois de vários testes aqui, vi que mais de 80% dos motores estão em perfeito estado, onde A -A tem a resistência muito próxima da informada pelo fabricante, A e B não tem ligação.

Segunda feita vou voltar la e tentar encontrar placas controladores e drivers, porque se tem os motores, deve ter os drivers tmb.


O ferro velho fica em Hortolândia, interior de SP, e assim que aparecer mais desses produtos, o dono vai me avisar.

Só uma pergunta, tem uns 4 motores que são um pouco menores que um nema 23 mas não não são nema 17, qual a nomenclatura desses??


Offline Cássio Alvarenga

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Re:Ferro velho, o paraíso dos motores de passo.
« Resposta #12 Online: 14 de Março de 2015, 22:51 »
O Maluco ficou com raiva porque editei o post dele postando pirataria... Te falar viu...

Não sou "fodão"... Apenas aprendi as coisas, Fodão é quem inventou e descobriu o que aprendemos hoje, como Newton, Tesla, Descartes, etc... Esses caras sim são os fodões.

Só alertei que pode ter motores queimados no ferro velho (são geralmente 1 em 5) e dei uma dica de como testar...

Sobre o calote que tomei: recebi 2/5 da remessa e levei calote nos 3/5 restantes como já disse no topico la.
 Não devo satisfação a ninguem, mas disponibilizo a documentação dessas remessas que ja recebi pra quem quiser procurar alguma maracutaia, só mandar MP.
« Última modificação: 14 de Março de 2015, 22:55 por Cássio Alvarenga »

Offline gabriel37

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Re:Ferro velho, o paraíso dos motores de passo.
« Resposta #13 Online: 14 de Março de 2015, 22:57 »
Esse Cassio é um santo...se você comigo já ia perder a paciência e a educação. >:(

Abraço Cassio! :)

gabo

O Maluco ficou com raiva porque editei o post dele postando pirataria... Te falar viu...

Não sou "fodão"... Apenas aprendi as coisas, Fodão é quem inventou e descobriu o que aprendemos hoje, como Newton, Tesla, Descartes, etc...

Só alertei que pode ter motores queimados no ferro velho (são geralmente 1 em 5) e dei uma dica de como testar...

Sobre o calote que tomei: recebi 2/5 da remessa e levei calote nos 3/5 restantes como já disse no topico la, não devo satisfação a ninguem, mas disponibilizo a documentação dessas remessas que ja recebi pra quem quiser procurar alguma maracutaia, só mandar MP.

Offline Cássio Alvarenga

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Re:Ferro velho, o paraíso dos motores de passo.
« Resposta #14 Online: 14 de Março de 2015, 23:00 »

Só uma pergunta, tem uns 4 motores que são um pouco menores que um nema 23 mas não não são nema 17, qual a nomenclatura desses??

"Nema" é uma padronização, geralmente motores que são fabricados em massa para modelos de equipamentos específicos são feitos sob medida para ele.

São feitos para encaixar naquele cantinho apertado dentro de uma impressora fabricada em larga escala, por exemplo.

 

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