Autor Tópico: Informação sobre motor Vexta  (Lida 53413 vezes)

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Duvidas com Motores de Passo ?
« Resposta #105 Online: 06 de Dezembro de 2006, 11:04 »
Fabio e Fsemonetti,

Eu diria que é o mesmo motor, só o que esta pegando é a corrente diferente, mas esta diferença pode ser questões de lote ...

Mas seria bom medir a resistencia, para se ter certeza ...

Offline F.Gilii

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Duvidas com Motores de Passo ?
« Resposta #106 Online: 06 de Dezembro de 2006, 11:17 »
Mac,

Olha para as etiquetas...

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Duvidas com Motores de Passo ?
« Resposta #107 Online: 06 de Dezembro de 2006, 11:24 »
Fabio,

EU olhei a etiqueta, mas não estou vendo diferença, exceto a corrente ...

Robertosilva,

Eu acho mais interessante voce usar motores de 5kgf, não vai lhe honerar em muito e derrepente voce acha outra aplicação, que precise de mais força ... é melhor sobrar do que faltar ... rsrsrs

Impressoras que tem motores bons, são as Rimas ...

Offline F.Gilii

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Duvidas com Motores de Passo ?
« Resposta #108 Online: 06 de Dezembro de 2006, 11:30 »
Mac,

Então - se há diferença na corrente, prode haver diferença (e provavelmente há) na tensão, sem falar na indutância...

Acho que não é questão de lote e sim de fabricação...

Mas para acabar a discussão - é como você e eu escrevemos:

Nada como medir para ter certeza... :) :) :)

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Duvidas com Motores de Passo ?
« Resposta #109 Online: 06 de Dezembro de 2006, 11:38 »
Fabio,

Eu acho que quem poderia esclarecer esta pendenga de medir resistencia, é o Jorge (cncnow), pois eu acho que não é tão simples assim, por causa da indutancia das bobinas ...

Mas não vou afirmar nada e nem dizer que esta errado, precisaria consultar "alfaburrapios" ...

Talvez chegue bem proximo e possa se dispensar a indutancia ... mas, mas ha sempre o mas ... rsrsrs

asv

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Duvidas com Motores de Passo ?
« Resposta #110 Online: 06 de Dezembro de 2006, 21:28 »
Eu tambem tenho aqui um motor que só tem a corrente, e por esse motivo eu venho tentando construir uma controladora PWM, no caso a CNC3AX, pois ai não preciso me preocupa com a tensão.

Offline fsemonetti

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Duvidas com Motores de Passo ?
« Resposta #111 Online: 06 de Dezembro de 2006, 23:15 »
Eu tenho que medir a resitência para comparar, no momento estou pendurado de cama com o pé para cima fiz uma cirugia, se eu for de lá na carage de muleta para medir a resitência dos motores a patroa me quebra de vassorada. resumo: vou te que esperar...

Fabricio

Offline F.Gilii

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Duvidas com Motores de Passo ?
« Resposta #112 Online: 07 de Dezembro de 2006, 07:20 »
Fsemoneti,

Acredito que a melhor atitude é aquela que preserva os dentes... :)

Tenha paciência, pois o problema não é determinar a resistência dos enrolamentos, mas a fúria da patroa...

E se ela for baixinha.... o bicho pega! :)

Desculpe a bricadeira - restabeleça-se bem e rápido!!!

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Duvidas com Motores de Passo ?
« Resposta #113 Online: 07 de Dezembro de 2006, 11:23 »
Fabio, AVS, Fsemoneti

Acho que o AVS matou a pau, NESTE CASO, não precisa se preocupar com a tensão !
Mesmo que a controladora não for chopper ... basta calcular o resistor de lastro, para a corrente de 1 amper, de acordo com a tensão que voce vai ter na fonte ...

Offline F.Gilii

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« Resposta #114 Online: 07 de Dezembro de 2006, 11:42 »
É - tenho que concordar discordando...

Concordo que num circuito de acionamento PWM não importe muito (mas é errado falar assim)...

É importante sim para saber o que esperar em termos de performance deste motor...

Lembremos que nem todos estarão usando um circuito PWM na saída, e aí é necessário saber a tensão do motor sim, pois como é que se levanta corretamente os dados do resistor de lastro sem saber a tensão deste motor?

Claro - estou dizendo isso para que não generalizem e digam que a tensão não é importante - neste exemplo do motor acima, concordo, mas não em qualquer outro...

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Duvidas com Motores de Passo ?
« Resposta #115 Online: 07 de Dezembro de 2006, 11:56 »
Fabio,

Desde que voce saiba a corrente nominal do motor, da para calcular os resistores de lastro, sem problemas ... agora se o sujeito não possui nenhum parametro do motor, ai neste caso, ja não é possivel ...

Mas entendi o que voce quis dizer e editei a MSG destacando que a solução é para este caso ...

Agora uma dica importante para quem pretende comprar motores de passo, é procurar por motores que trabalhem com a menor tensão possivel, exemplo :

Um motor com tensão de 5vollts, é superior ao mesmo, que exija tensão de 24volts ...

Offline macieira

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Velocidade como aumentar?
« Resposta #116 Online: 13 de Dezembro de 2006, 16:32 »
Boa tarde

Caros amigos

Pretendo saber como poderei aumentar a velocidade dos motores sem que estes percam passo.

Haverá outra possibilidade para um aumento sustentável da velocidade sem perda de passos:

1-atravé da bios do computador (486 mmx com 32MRAm)

2- hávera outra placa para accionar os motores com essa possibilidade?
qual?

3- existe software alternativo ao TCNC capaz de produzir maiores velocidades? qual?

Um forte abraço a todos
Macieira
Portugal

Offline F.Gilii

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« Resposta #117 Online: 13 de Dezembro de 2006, 16:41 »
Macieira,

Qual é a eletronica atual que estás usando, e a tensão de alimentação para os motores?

Com estes dados, e mais o modelo dos motores e como eles estão instalados em sua máquina, será possivel dizer (ou predizer) se dá alguma melhria ou não...

Devo lembrá-lo que mais velocidade rotacional significa menos torque, e consequentemente maior probabilidade de perda de passos...

Offline macieira

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RES: Velocidade
« Resposta #118 Online: 13 de Dezembro de 2006, 16:59 »
Boa Tarde,

Carissímo Fábio,

Portanto, as placas são Discrete unipolares 5A retiradas do PMNIMO, trabalho com fonte de tensão 12V - 10A.
Possuo resistências de lastro para os motores uma vez que os motores possuem as seguintes caracteristicas:

3 motores Vexta Unipolares 3V-3A 2-Phases 1.8º; os fusos estão acoplados directamente aos motores.

Espero que isto ajude,

Macieira

Offline F.Gilii

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« Resposta #119 Online: 13 de Dezembro de 2006, 17:18 »
Macieira,

Penso que este arranjo não está de todo ruim...

Acredito que um circuto PWM, como por exemplo o esquema baseado no L297 que se encontra no mesmo sitio do amigo Phill seria uma boa pedida...

Procure por circuitos do tipo PWM (chopper) uma vez que com resistores de lastro a sua experiência já mostrou que provavelmente você chegou no limite do acionamento...

Claro - há ainda mais características a serem levadas em conta, mas representariam mudanças mais radicais, como por exemplo a adoção de rolamentos lineares e fusos com esferas recirculantes, pois no caso estas modificações ajudariam "roubando" menos torque do motor, e esta diferença seria transferida para os movimentos...

 

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