Autor Tópico: Informação sobre motor Vexta  (Lida 53410 vezes)

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Offline Rudolf Waller

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Duvidas com Motores de Passo ?
« Resposta #150 Online: 19 de Fevereiro de 2007, 13:26 »
Mestre fabio,
Citação de: "fgilii"

Outro fator que pode influenciar é a tensão de alimentação - normalmente entre 4 e 25 vezes a tensão de etiqueta do motor, mas respeitando 45V como máximo absoluto para os FETs...

Ouso questioná-lo por novamente não entender vossa sapiência :)

O L297 gerencia a brincadeira toda, mas quem realmente fornece corrente pro motor são os transistores. Sendo assim, por que este limite de 45V? Não dependeria das características do fet, pré-driver, ...?

Abraços,
Rudolf

Offline F.Gilii

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Duvidas com Motores de Passo ?
« Resposta #151 Online: 19 de Fevereiro de 2007, 14:24 »
Rudolf,

Pois é - pode ser que eu tenha me confundido um tanto, e falei algo referente a outro conjunto - um par "L297 + L298"...

Veja:
"For the L298N STMicroelectronics’ innovative ion-implanted high voltage/high current technology is used, allowing it to handle effective powers up to 160W (46V supply, 2A per bridge). A separate 5V logic supply input is provided to reduce dissipation and to allow direct connection to the L297 or other control logic. In this note the pins of the L298N are labelled with the pin names of the corresponding L297 terminals to avoid unnecessary confusion."

Pensei uma coisa e falei outra... desculpem

Offline kaoalex

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Duvidas com Motores de Passo ?
« Resposta #152 Online: 19 de Fevereiro de 2007, 15:52 »
Fabio,
Uma mini-micro-super small fresa para papel.
Vou aposentar a tesoura em todas as casas brasileiras!!! rs...

Ele não tem aplicação ainda, comprei no ML. Sabe como é né dei um lance nele sem pretenção nenhuma e acabei levando por R$ 2,00. Ele era de um scanner. Quem sabe um dia ele vire um elevador para casa de bonecas da minha sobrinha...

Offline kaoalex

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Duvidas com Motores de Passo ?
« Resposta #153 Online: 20 de Fevereiro de 2007, 11:38 »
Quem não tem cão caça com gato. Então vamos lá.
Eu chutei uma tensão 8V.
Medi a corrente 140mA.
E com a ajuda de um fio de cobre 4mm(35 Kg/km) com 10 cm e com 8 moedas de 1 centavo (2,43g). Cheguei ao torque de 2,08 Kg.cm
Segundo a planilha do nosso prezado fgilli esse motor seria capaz de carregar entre 4,7 e 6.7 Kg com um fuso comum M8.

Eu achei bem razoável para esse pequeno notável.
Por favor me corrijam se eu estiver errado.

Offline F.Gilii

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« Resposta #154 Online: 20 de Fevereiro de 2007, 12:04 »
Kaoalex,

Achei legal sua experiência - tem como mostrar fotos?

Acho que tenho um arquivo interessante:

Está em Italiano, mas é simples de entender e fazer...

Offline kaoalex

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« Resposta #155 Online: 20 de Fevereiro de 2007, 14:03 »
Fabio,
Como vc pode notar o ensaio não foi muito preciso, mas serviu para eu ter uma ideia da força do bichinho.

   
Thanks to PicTiger for providingFree Image Hosting.

Offline F.Gilii

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« Resposta #156 Online: 20 de Fevereiro de 2007, 14:14 »
Kaoalex,

Adorei a idéia...

E é mais ou menos o que o documento que eu postei aí em cima cita ! :)

Mesmo do jeito que você fez, se tem uma idéia do que pode ser o torque - parabéns pela inventividade :)

Offline kaoalex

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Duvidas com Motores de Passo ?
« Resposta #157 Online: 21 de Fevereiro de 2007, 08:43 »
Fabio
Acho que cometi um erro, o resutado que achei está em N.m.
Assim sendo o torque está bem baixo.

Offline F.Gilii

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« Resposta #158 Online: 21 de Fevereiro de 2007, 08:56 »
Kaoalex,

Um "errinho" só de uma centena - apenas 2 zeros :) :)

Brincadeiras à parte, espero que aquele arquivo tenha te ajudado...

Então quando vemos 2,08 Kgfxcm, leia-se 0,208 Kgfxcm...ou será que eu errei também???? provavelmente :)

Offline rafaelvc

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Duvidas com Motores de Passo ?
« Resposta #159 Online: 27 de Fevereiro de 2007, 19:32 »
Olá,
Existe aí pelo fórum algum tópico que relate uma relação entre o torque do motor e o tipo de material que pode ser usinado? Procurei mas não encontrei, este fórum está enorme e tem muitas informações.

Por exemplo, com os motores 23LM-C004 (5,0 Kgf.cm), é possível usinar até que tipo de material? Óbvio que isto vai depender do motor, da profundidade de usinagem, velocidade de avanço, e sei lá o que mais, mas queira saber POR CIMA a relação entre torque/material.

Sei que é osso todos os novatos ficarem perguntando a mesma coisa, mas talvez seja um lance útil para outros também esta relação.

Valeu pela atenção,
Rafael Cordeiro

Offline C N C N o w !

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« Resposta #160 Online: 27 de Fevereiro de 2007, 22:05 »
Citação de: "rafaelvc"
Olá,
Existe aí pelo fórum algum tópico que relate uma relação entre o torque do motor e o tipo de material que pode ser usinado?


Rafael,

há outras variáveis a considerar além do torque do motor, como por exemplo a vantagem mecânica. Mesmo com um pequeno motor como o citado, a força na mesa pode ser muito grande, suficiente pra usinar aço.

Os fusos, que nada mais são que parafusos, permitem isso. Vc certamente já percebeu a força resultante em um parafuso, mesmo com pequeno torque aplicado, não é ?

É fácil calcular essa coisa mas vou deixar pra falar disso depois, tô só o pó ... ou quem sabe um abnegado apareça antes ...

Offline F.Gilii

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« Resposta #161 Online: 28 de Fevereiro de 2007, 07:41 »
Rafael,

Não há como estabelecer uma relação direta entre o motor usado e a capacidade de usinagem, pois além de todas as variáveis citadas por você e pelo Jorge, há muitas mais e que são bastante complexas para se calcular...

Existe uns tópicos sobre motores que eu postei uma tabela de Excell para estimar a força que um dado motor de passo poderia gerar em relação a mais algumas informações...

Este é um dos links que traz um cálculo simplificado:
http://www.guiacnc.com.br/viewtopic.php?t=114

joelzomer

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Duvidas com Motores de Passo ?
« Resposta #162 Online: 02 de Março de 2007, 13:38 »
Boa tarde a todos

gostaria de saber se eu fazer uma redução motor x eixos vou ganhar mais torque ou vou perder
 :roll:  :roll:  :roll:

Offline F.Gilii

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« Resposta #163 Online: 02 de Março de 2007, 13:58 »
Joel,

Provavelmente ganha em torque disponível, e perde em velocidade linear (o deslocamento da porca)

joelzomer

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« Resposta #164 Online: 03 de Março de 2007, 12:07 »
Citação de: "fgilii"
Joel,

Provavelmente ganha em torque disponível, e perde em velocidade linear (o deslocamento da porca)



Olá

Fabio se eu usar um fuso trapesoidal ele irá forcar o motor ?

 

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