Eletronmecanica,
Pois é - o colega Alex Santos afirma que se fechar um curto em todos os terminais do motor, ele consegue tirar e colocar o rotor sem prejudicar o campo magnético...
Não fiz esta experiência para comprovar se funciona de fato, mas como ele afirma que é uma indicação do fabricante do motor, penso que deve funcionar...
Aprendí com o Jorge que também seria possível se usar uma "luva" de ferro" que teria o diametro interno um pouco maior que o diametro do rotor do motor em questão, e este cilindro (ou "luva") seria colocado na frente do motor aberto, e o rotor poderia ser empurrado para dentro dele, e então pode ser manipulado à vontade, contando que não retire o rotor de dentro do cilindro...
Note que este trabalho deve ser feito com extremo cuidado, pois se alguma partícula aderir pelo magnetismo no rotor, e este fo montado de volta na carcaça do motor, esta impureza poderá arruinar definitivamente seu motor, pois o espaço entre o rotor e a carcaça é extremamente pequeno...