Autor Tópico: Informação sobre motor Vexta  (Lida 53399 vezes)

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Offline F.Gilii

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Duvidas com Motores de Passo ?
« Resposta #195 Online: 30 de Março de 2007, 18:23 »
Alex Santos,

Curioso...

Aprendí que se deve fechar um "curto magnético" não das bobinas mas no rotor...

Afinal a parte imantada está no rotor e não no ferro externo onde estão as espiras...

Sandro B. Corrêa

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Duvidas com Motores de Passo ?
« Resposta #196 Online: 05 de Abril de 2007, 10:47 »
Qual é a velocidade que em media giram estes motores de passo de imoressoras?
  Pergunto isso porque fiz um circuitinho para acionalos do tipo dir/step,utilizando um 40106 para gerar o clock e um 4070 e 4027 para gerar a logica de acionamento ,que é em passo completo com duas fases energizadas por vez,alimentado com fonte de pc e resistor para limitar a corrente.funciona perfeito mas qundo coloco um clock uns 250HZ o motor perde passo direto.

Offline F.Gilii

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Duvidas com Motores de Passo ?
« Resposta #197 Online: 05 de Abril de 2007, 11:06 »
Sandro,

Existe um fenômeno quando se aciona um motor de passo - em passo cheio, como você está tentando fazer - que se chama "ressonância"...

Provavelmente é isto

Sandro B. Corrêa

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Duvidas com Motores de Passo ?
« Resposta #198 Online: 05 de Abril de 2007, 11:37 »
E não tem o que possa ser feito?
  Alguem teria algum circuitonho com portas logicas e flip-flop ,que seja para acionamento em meio-passo, senão vou ter que queimar uns neuronios pra fazer um!

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Duvidas com Motores de Passo ?
« Resposta #199 Online: 05 de Abril de 2007, 12:56 »
Citação de: "Sandro B. Corrêa"
... funciona perfeito mas qundo coloco um clock uns 250HZ o motor perde passo direto.


Sandro, o dignóstico do Fábio está correto, 250Hz é a frequência natural de ressonância de muitos motores e a coisa fica muito pior com o motor rodando em vazio, sem carga. A melhor solução é o acionamento em meio passo, mas alternativamente vc pode evitar operar nessa frequência. Experimente frequência superior, deve resolver o prob, pelo menos por enquanto. Ou verifique se o prob ainda ocorre com o motor instalado na máquina ...

Offline F.Gilii

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« Resposta #200 Online: 05 de Abril de 2007, 13:14 »
Sandro,

Outro fator além deste que o Jorge comenta em complementação ao que eu disse anteriormente, seria verificar a tensão de alimentação do motor e mais precisamente a forma que está sendo alimentado...

Normalmente, se aplicar um "resistor de lastro", será capaz de alimentar o motor com mais tensão e consequentemente o motor poderá desenvolver uma rpm um tanto maior, fato que auxiliará na "passagem" pela faixa de rpms onde acontecem as ressonancias...

Sandro B. Corrêa

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Duvidas com Motores de Passo ?
« Resposta #201 Online: 05 de Abril de 2007, 15:35 »
Testei com outro motor ,diminui o maximo que deu o resistor de lastro, e consigo no maximo 2000hz,é pouco né ,para acionar um fuso M12.
  Com os diodos em paralelo com os enrolamentos fica uma porcaria,embora o sinal no osciloscopio fique bem quadradinho,sem os diodos eu consegui estes 2KHz,mas o sinal nos coletores dos tip122 ficam uma engronha só.porque?

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Duvidas com Motores de Passo ?
« Resposta #202 Online: 05 de Abril de 2007, 16:02 »
Citação de: "Sandro B. Corrêa"
Testei com outro motor ,diminui o maximo que deu o resistor de lastro, e consigo no maximo 2000hz,é pouco né ,para acionar um fuso M12.
  Com os diodos em paralelo com os enrolamentos fica uma porcaria,embora o sinal no osciloscopio fique bem quadradinho,sem os diodos eu consegui estes 2KHz,mas o sinal nos coletores dos tip122 ficam uma engronha só.porque?


Sandro,

2 kHz é boa velocidade, muito boa quando o driver não é um chopper. Qual a tensão de alimentação ? que motor está usando ? Qual o valor do resistor de lastro ?

Os diodos em anti-paralelo agem como um curto-circuito na desenergização dos enrolamentos. Os diodos devem ser rápidos, schottky, instalados em anti-paralelo com o transistor (emissor/coletor)

Eletronmecanica

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« Resposta #203 Online: 06 de Abril de 2007, 02:51 »
Ola Fabio

vc poderia dar uma dica de como fechar esse curto magnetico no rotor, vai ser muito util quanto precisar fazer manutencao em motores de passo. Fico grato se puder me ajudar nesse sentido.

Manoel SN

Offline F.Gilii

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« Resposta #204 Online: 06 de Abril de 2007, 08:13 »
Eletronmecanica,

Pois é - o colega Alex Santos afirma que se fechar um curto em todos os terminais do motor, ele consegue tirar e colocar o rotor sem prejudicar o campo magnético...

Não fiz esta experiência para comprovar se funciona de fato, mas como ele afirma que é uma indicação do fabricante do motor, penso que deve funcionar...

Aprendí com o Jorge que também seria possível se usar uma "luva" de ferro" que teria o diametro interno um pouco maior que o diametro do rotor do motor em questão, e este cilindro (ou "luva") seria colocado na frente do motor aberto, e o rotor poderia ser empurrado para dentro dele, e então pode ser manipulado à vontade, contando que não retire o rotor de dentro do cilindro...

Note que este trabalho deve ser feito com extremo cuidado, pois se alguma partícula aderir pelo magnetismo no rotor, e este fo montado de volta na carcaça do motor, esta impureza poderá arruinar definitivamente seu motor, pois o espaço entre o rotor e a carcaça é extremamente pequeno...

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« Resposta #205 Online: 06 de Abril de 2007, 08:51 »
Citação de: "fgilii"
Pois é - o colega Alex Santos afirma que se fechar um curto em todos os terminais do motor, ele consegue tirar e colocar o rotor sem prejudicar o campo magnético...

Não fiz esta experiência para comprovar se funciona de fato, mas como ele afirma que é uma indicação do fabricante do motor, penso que deve funcionar...

Não vi a msg do Alex (pode me dar o link ?) mas gostaria que ele abonasse o que diz com os documentos pertinentes. Creio que há um sério mau entendido aqui.

Isso não faz o menor sentido, de maneira alguma curto-circuitar os terminais evitará a desmagnetização na retirada do rotor.

O circuito magnético é composto pelo próprio magneto, as peças polares do rotor e pelo núcleo do estator. É por estes componentes que o campo circula. O que perde a magnetização é o magneto, os outros componentes são de alta permeabilidade e baixa remanência, permanecem magnetizados apenas enquanto circula corrente pelos enrolamentos.

Na retirada do rotor sem o auxílio de dispositivos adicionais, o circuito magnético será aberto, inapelavelmente, com a consequente redução da intensidade do campo.

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« Resposta #206 Online: 06 de Abril de 2007, 09:13 »
Jorge,

A msg do Alex Santos está neste tópico, na pág anterior...

Foi exatamente o que eu pensei, mas como nunca fiz isso, não poderia ter dito nada...
Se é fechado um curto entre as fases, funciona se o motor não é desmontado - apenas isso...

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« Resposta #207 Online: 06 de Abril de 2007, 09:34 »
Citação de: "Carlos Bauru"
olha o que achei vou começar por aqui

Carlos, quantos fios tem o motor ?

Se tiver dez fios, vc pode fazer uma simples phase drive pra ele ...

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« Resposta #208 Online: 06 de Abril de 2007, 11:47 »
Citação de: "fgilii"
A msg do Alex Santos está neste tópico, na pág anterior...

Se é fechado um curto entre as fases, funciona se o motor não é desmontado ...


É, nossa horta de cucurbitáceas tá cada vez mais viçosa ... he, he, he ...

Funciona pra que ???

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« Resposta #209 Online: 06 de Abril de 2007, 11:53 »
Jorge,

Pois é - mas como ele disse que faz isso costumeiramente, pois é uma indicação de um fabricante...quem sou eu pra duvidar, não é? :)

 

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