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MECÂNICA => Motores em Geral => Tópico iniciado por: Josenir em 28 de Junho de 2011, 00:17
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Pessoal, me desculpem, se estiver postando algo que já existe. Mas como não achei, tive que estudar um pouco até chegar a esta solução, por isso acredito que venha a ser util a mais alguém.
Os motores Astrosyn de 9,9 Kg são os mais comuns de se encontrar, e até os mais baratos. No entanto, a meu ver, um pequeno problema com eles é que já vem com 6 fios, de modo que estão adequados ao uso unipolar.
Para uso bipolar, resta usar meia bobina de cada fase ou então usar com as duas bobinas em série. Para aqueles mais exigentes, falta um meio de ligar as bobinas em paralelo, como se faz nos motores de 8 fios. Então a minha solução é bastante simples: basta abrir o motor e cortar duas trilhas da PCI e soldar dois jumpers em cada fase.
Resultado: consegue-se mais velocidade e torque. E no meu caso, com driver TB6560, chiado zero!
Espero que seja útil.
(http://img823.imageshack.us/img823/9853/alt23km.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/823/alt23km.jpg/)
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Só mais um detalhe: o conector do motor fica do mesmo jeito. Apenas o fio do meio de cada fase deixa de ser usado. Desta forma, a primeira fase do motor fica nos pinos 1 e 3, e a segunda fase nos pinos 4 e 6.
(http://img231.imageshack.us/img231/606/alt23km1.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/231/alt23km1.jpg/)
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É uma boa dica Josenir, válida para quase qualquer motor. Eu acrescentaria o seguinte:
Ao abrir o motor é preciso muito cuidado, não se deve retirar o rotor, o que provocaria sua desmagnetização.
É preciso proteger o motor de qualquer contaminante, é muito comum que partículas de material magnético penetrem no entreferro e travem o motor, costumo abrir o motor dentro de um saco plástico. O choque do rotor com o estator tb pode provocar o desprendimento de partículas, portanto a coisa deve ser tratada com muita delicadeza.
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ola, apos fazer essa ligacao que vc falou, que fios eu uso na toshiba??
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ola, apos fazer essa ligacao que vc falou, que fios eu uso na toshiba??
Essa ligação é interna ao motor, logo não altera a posição dos fios a serem ligados na placa.
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Perdão por cair de paraquedas, mas acredito que esta ligação do motor acima esteja errada, o correto não seria assim?? ???
(http://img696.imageshack.us/img696/9853/alt23km.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/696/alt23km.jpg/)
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Já fiz vários motores com essa ligação de unipolar para bipolar paralélo e sempre tendo ótimos resultados...
(http://img842.imageshack.us/img842/862/39636704.th.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/842/39636704.jpg/)
(http://img535.imageshack.us/img535/6134/89892045.th.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/535/89892045.jpg/)
(http://img528.imageshack.us/img528/2825/89633753.th.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/528/89633753.jpg/)
(http://img864.imageshack.us/img864/8427/36727020.th.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/864/36727020.jpg/)
(http://img859.imageshack.us/img859/4346/34755854.th.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/859/34755854.jpg/)
(http://img31.imageshack.us/img31/1328/66763384.th.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/31/66763384.jpg/)
(http://img100.imageshack.us/img100/5946/98201245.th.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/100/98201245.jpg/)
Salientando o que o Jorge disse, se não souberem o que estão fazendo e não tiverem todos os devidos cuidados fatalmente poderão perder o motor... :'(
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Olá viumau, eu fiz um pouco diferente. Não cortei nada. Primeiro, anotei o valor resistivo de cada bobina, sabendo que no final os valores deverão ser pela metade. Cada enrolamento é feito por 2 fios de cobre em paralelos de cores diferente, normalmente vermelho e laranja. Com uma lupa (eu preciso) localizo os fios no fim da bobina, um dele fica soldado proximo a trilha do circuito impresso, retiro a solda do outro fio mais comprido e o resoldo na trilha do fio mais curto, (sobra um pedizinho de fio de cobre) (assim os dois fios ficam em paralelos), executando este procedimento em todas as bobinas os enrolamentos de cada canal ficam em paralelo. Localizo as trilhas para conexão dos 4 fios de saída, soldo os fios, confiro o valor resistivo e fecho o motor.
Alberto
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Perdão por cair de paraquedas, mas acredito que esta ligação do motor acima esteja errada, o correto não seria assim?? ???
(http://img696.imageshack.us/img696/9853/alt23km.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/696/alt23km.jpg/)
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Da forma que indiquei está funcionando na minha CNC. Acho bom você testar na prática essa ligação. Não se esqueça de que isso que está sobre as bobinas é uma placa de circuito impresso, e você pode não ter visto como estão as trilhas desta placa por baixo.
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EXCELENTE TÓPICO, PARABÉNS!!!
Gostaria apenas de solicitar informações de como ficam as características técnicas destes motores modificados, pois
tenho alguns Modelo 23km C051 07V e pretendo fazer estas modificações.
Abraço a todos deste Maravilhoso Site!!!
Heder :D
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EXCELENTE TÓPICO, PARABÉNS!!!
Gostaria apenas de solicitar informações de como ficam as características técnicas destes motores modificados, pois
tenho alguns Modelo 23km C051 07V e pretendo fazer estas modificações.
Abraço a todos deste Maravilhoso Site!!!
Heder :D
Em tese, uma vez que as bobinas do motor trabalhavam em série, e agora passaram a trabalhar em paralelo, a corrente subiria para mais que o dobro, o que levaria a mais que o dobro da potência original. E neste caso, como a indutância vai cair, a rotação deverá ser bem maior.
No entanto, uma vez que os pólos magnéticos não foram dimensionados para esta nova potência, é normal que não venhamos a ter este ganho todo. Mas de todo jeito, o ganho de torque e rotação é visível. Realmente vale a pena fazer esta aupgrade.
Na minha CNC a frequência máxima que eu usava com este motor era de 8000Hz, mais que isso não tinha torque para trabalho, e perdia passos. Com a alteração no motor, estou usando 12000Hz, e com torque de sobra. Já testei até com 14000, e vai bem.
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Teoricamente, esses motores de 9,9, unipolares que são vendidos a rodo, (não os menosprezando, pois uso deles) quanto teriam de torque após a MOD?
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Teoricamente, esses motores de 9,9, unipolares que são vendidos a rodo, (não os menosprezando, pois uso deles) quanto teriam de torque após a MOD?
O torque do motor é determinado em função da corrente do bobinamento e da densidade de fluxo magnético dos ímãs. Uma vez que o fabricante dimensionou os ímãs para a corrente do bobinamento original, a sobra é pouca, e não é suficiente para dar muito ganho de torque. Então não existe milagre. Se com o mesmo material o fabricante pudesse fazer ese motor dar 15Kg, ele teria feito, pois assim ele venderia o motor por um preço melhor.
Acredito que após modificação aqui sugerida, esse motor venha a ter um torque em torno dos 12Kg, mas com uma rotação pelo menos 40% maior que a original. Logo realmente vale a pena.
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Uma pergunta: esses motores não são naturalmente preparados para serem utilizados seja em modo unipolar, seja em bipolar? Como se pode ver nos vendidos no Mercado Livre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-240152974-motor-de-passo-astrosyn-23km-c051-070-novo-zero-_JM (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-240152974-motor-de-passo-astrosyn-23km-c051-070-novo-zero-_JM)), as informações de fiação e deconfiguração parecem indicar que o motor pode ser usado tanto como unipolar quanto como bipolar, a depender do uso dos fios branco e preto. Não seria isso, é necessária a alteração interna sugerida pelos colegas? E caso não seja necessária a alteração, qual o esquema para utilizá-lo como bipolar série e como bipolar paralelo, considerando as configurações dos fios indicadas abaixo? Obrigado e um abraço.
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Uma pergunta: esses motores não são naturalmente preparados para serem utilizados seja em modo unipolar, seja em bipolar? Como se pode ver nos vendidos no Mercado Livre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-240152974-motor-de-passo-astrosyn-23km-c051-070-novo-zero-_JM (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-240152974-motor-de-passo-astrosyn-23km-c051-070-novo-zero-_JM)), as informações de fiação e deconfiguração parecem indicar que o motor pode ser usado tanto como unipolar quanto como bipolar, a depender do uso dos fios branco e preto. Não seria isso, é necessária a alteração interna sugerida pelos colegas? E caso não seja necessária a alteração, qual o esquema para utilizá-lo como bipolar série e como bipolar paralelo, considerando as configurações dos fios indicadas abaixo? Obrigado e um abraço.
Sim, da forma como vem de fábrica, esse motor pode ser usado tanto como unipolar quanto como bipolar. Só que como bipolar ele já vem ligado com as bobinas em série, por isso fica com menos potência.
A modificação que indiquei no início deste tópico foi justamente para separar as duas bobinas de cada uma das fases que estão ligadas em série, e ligá-las em paralelo, obtendo assim a ligação bipolar paralela.
Para usar como bipolar paralelo é so deixar de ligar os fios branco e preto.
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Aliás, me desculpe,
Para usar a ligação bipolar série é só deixar de ligar os fios branco e preto.
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Caro Josenir,
Fiz a alteração, como você sugeriu. Impressionante os resultados. Gostei muito. Os motores quase não fazem mais ruído, e rodam a velocidades muito mais altas. Antes (em bipolar série) estava conseguindo apenas 600 mm/min sem problemas. Agora (bipolar paralelo) consegui até 1600 mm/mim, mas preferi limitar a 1000, para manter o torque mais alto.
Quem tiver esses motores, sugiro a alteração, ficou de fato muito bom. Só aconselho olhar antes a alteração entre a corrente e a tensão, pois a primeira dobra e a segunda cai pela metade.
Um abraço,
Daniel.
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Somente para esclarecer uma duvida que tive, ao fazer a modificação não sera mais possível ligar o motor em Unipolar ?
Obrigado.
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Somente para esclarecer uma duvida que tive, ao fazer a modificação não sera mais possível ligar o motor em Unipolar ?
Obrigado.
Isso mesmo. Com essa alteração será possivel apenas a ligação bipolar.
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Josenir, poderia sanar uma outra duvida.
Quando a ligação, por exemplo, utilizando Motor 6 fios + L297 + L6203
Seria feita da mesma forma que no modo bipolar serie, como na imagem abaixo ?
http://img826.imageshack.us/img826/8906/imagemczg.jpg (http://img826.imageshack.us/img826/8906/imagemczg.jpg)
Se não, como ficaria a nova ligação?
Obrigado.
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Josenir, poderia sanar uma outra duvida.
Quando a ligação, por exemplo, utilizando Motor 6 fios + L297 + L6203
Seria feita da mesma forma que no modo bipolar serie, como na imagem abaixo ?
http://img826.imageshack.us/img826/8906/imagemczg.jpg (http://img826.imageshack.us/img826/8906/imagemczg.jpg)
Se não, como ficaria a nova ligação?
Obrigado.
A ligação bipolar série é assim mesmo.
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Não soube explicar minha duvida de forma correta.
Estava querendo saber como ficaria a ligação bipolar Paralela no L6203, se seria da mesma forma que a ligação em serie.
Obrigado
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Desculpe estou muito enferujado.. essa modificaçao da certo em motores comandados pela cnc3ax?
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Desculpe estou muito enferujado.. essa modificaçao da certo em motores comandados pela cnc3ax?
Até onde eu sei, a CNC3AX só aceita motor unipolar, e neste caso, se for feita essa alteração o motor só poderá ser ligado em modo bipolar e aí não vai dar mais para CNC3AX.
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bom dia josemir
achei intereçante a sua ideia, mas fazendo isto vc reduz a tençao do motor e aumenta a corrente.
a minha pergunta é: qual a corrente que vc setou no drive tb
att
luciano
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bom dia josemir
achei intereçante a sua ideia, mas fazendo isto vc reduz a tençao do motor e aumenta a corrente.
a minha pergunta é: qual a corrente que vc setou no drive tb
att
luciano
Testei com até 36V, e funcionou muito bem. Atualmente estou usando com 24V.
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Alguém saberia me dizer como ficaria a ligação, apos a modificação para bipolar paralelo no CI L6203
Seria assim, como na imagem ?
http://img826.imageshack.us/img826/8906/imagemczg.jpg (http://img826.imageshack.us/img826/8906/imagemczg.jpg)
ou terei de fazer alguma modificação no esquema de ligação com o CI ?
Obrigado.
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Ola Josenir, eu fiz as modificações no meu motor igual ao seu, mas não obtive sucesso, sera que tem haver com os drivers? os que eu uso é o da (hobby cnc), Controladora SMC-U-MDL.
Alex.
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Alguém saberia me dizer como ficaria a ligação, apos a modificação para bipolar paralelo no CI L6203
Seria assim, como na imagem ?
http://img826.imageshack.us/img826/8906/imagemczg.jpg (http://img826.imageshack.us/img826/8906/imagemczg.jpg)
ou terei de fazer alguma modificação no esquema de ligação com o CI ?
Obrigado.
Essa é a ligação bipolar série, mais adequada para baixa velocidades. Em altas velocidades o torque se reduz muito nesse tipo de conexão.
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Ola Josenir, eu fiz as modificações no meu motor igual ao seu, mas não obtive sucesso, sera que tem haver com os drivers? os que eu uso é o da (hobby cnc), Controladora SMC-U-MDL.
Alex.
Até onde eu sei esta controladora só funciona com motores unipolares. Com a alteração por mim sugerida o motor vai ficar com apenas 4 fios, e portanto só vai funcionar em modo bipolar.
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A TB6560 não trabalha com correntes até 3,5 A com essa alteração a corrente do motor não dobraria passando esse limite ?
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A TB6560 não trabalha com correntes até 3,5 A com essa alteração a corrente do motor não dobraria passando esse limite ?
Estou usando a placa TB6560, e não tive problema algum. Aliás, os motores trabalham bem frios, o que indica que não há sinal algum de sobrecarga. Quando eu usava a CNC3AX os motores ficavam muito quentes, dava até um cheiro de queimado.
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Eu tenho uma TB6560 de 5 eixos, e fiz as alterações nos motores. De fato, se você pensar, eles ficam até melhor, trabalhando com uma margem tranquila de folga no máximo permitido para o pico da corrente (4,2A), ou seja, se o máximo fornecido pela TB6560 são 3,5A pico, os motores ainda trabalharam com 0,7A de folga para o máximo permitido. Nunca é bom trabalhar exatamente no valor máximo de pico, pois qualquer mínima flutuação já poderia causar problema nos motores.