Autor Tópico: Manutenção de motor de passo  (Lida 31605 vezes)

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Offline sergiotrarbach

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Manutenção de motor de passo
« Online: 24 de Setembro de 2009, 22:43 »
Pessoal sugiro um tópico sobre manutenção de motores de passo, pois tenho alguns precisando de manutenção e nao sei como fazer e como o Mestre Gilli disse não abra um motor de passo.E agora como faço?

Offline F2S

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Re: Manutenção de motor de passo
« Resposta #1 Online: 24 de Setembro de 2009, 23:23 »

Sérgio,

Principalmente não retire o rotor do motor de passo, o relato é de que ao retirar o rotor do motor de passo, este desmagnetiza e perde torque.

Qual o problema com seus motores?

Offline john

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Re: Manutenção de motor de passo
« Resposta #2 Online: 25 de Setembro de 2009, 06:52 »
Sergio, estou para receber de volta dois motores de 32kgf que recondicionei em uma firma especializada em Curitiba, e assim que chegarem posto se ficaram bons. Por enquanto, te passo por MP o link para essa empresa. abraço.

Offline Ivan

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Re: Manutenção de motor de passo
« Resposta #3 Online: 25 de Setembro de 2009, 08:56 »
Principalmente não retire o rotor do motor de passo, o relato é de que ao retirar o rotor do motor de passo, este desmagnetiza e perde torque.

Serrão e outros, desculpem a ignorância, mas alguém sabe qual o embasamento disso? Os ímãs permanentes vão deteriorar assim "do nada"? Dei uma pesquisada e vi um tópico antigo em que o Gilii comenta que se sacar o rotor e remontar o motor perde de 20 a 30% de torque. Fiquei encafifado, pois não consigo enxergar a fundamentação disso. Em outro tópico, o Jorge menciona as pancadas que certamente ocorrem entre o rotor e o estator ao remover - o que poderia deixar partículas soltas - além da possibilidade de o rotor atrair partículas ao ser deixado na bancada. Essas eu consigo entender, mas será que não dá pra evitar? (não dá pra enfiar uma folha entre o rotor e o estator antes de sacar e ao recolocar? e deixar o rotor sobre um local limpo e livre de partículas enquanto fora).
Eu abri um NEMA23 usado pra ver como era, saquei o rotor e remontei. Nas baixas velocidades em que estou usando pra testar o divisor, não vi diferença nenhuma (obviamente isso não é conclusivo pra nada, apenas uma observação).

Offline Jorge_BH

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Re: Manutenção de motor de passo
« Resposta #4 Online: 25 de Setembro de 2009, 09:00 »
Eu tbém já desmontei e montei um motor (de impressora RIMA) e ele está funcionando normal (eu penso q sim).
Abraços
Editado: tá funcionando igual aos outros três do cortador de isopor.

Offline C N C N o w !

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Re: Manutenção de motor de passo
« Resposta #5 Online: 25 de Setembro de 2009, 09:09 »
... alguém sabe qual o embasamento disso?

A desmagnetização ocorre em função da interrupção do circuito magnético. Isto se deve às características do material utilizado no magneto. É possível evitar ou minimizar a desmagnetização mantendo o circuito magnético em curto-circuito com uma jaqueta de ferro doce, ou seja, ao retirar o rotor ele sai de dentro do estator diretamente para dentro da jaqueta, vice-versa na remontagem.

Mesmo com o rotor completamentamente desmagnetizado, tendo perdidas as características de híbrido, o motor ainda funfa como motor de relutância variável, pode até chegar a velocidades superiores que as originais, mas o torque será reduzido relativamente ao original.
« Última modificação: 25 de Setembro de 2009, 09:38 por C N C N o w ! »

Offline sergiotrarbach

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Re: Manutenção de motor de passo
« Resposta #6 Online: 25 de Setembro de 2009, 11:20 »

Sérgio,

Principalmente não retire o rotor do motor de passo, o relato é de que ao retirar o rotor do motor de passo, este desmagnetiza e perde torque.

Qual o problema com seus motores?
Ola fabio, tenho 2 motores lm-k005-20 que ja abrir, limpei e lubrifiquei os rolamentos, e tenho 3 23lm-c004 ( dois estão com os eixos travados, acho que enferrujou os rolamentos e o outro esta rodando mas esta sujo. Agradeço a ajuda, forte abraço.

Offline sergiotrarbach

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Re: Manutenção de motor de passo
« Resposta #7 Online: 25 de Setembro de 2009, 11:30 »
... alguém sabe qual o embasamento disso?

A desmagnetização ocorre em função da interrupção do circuito magnético. Isto se deve às características do material utilizado no magneto. É possível evitar ou minimizar a desmagnetização mantendo o circuito magnético em curto-circuito com uma jaqueta de ferro doce, ou seja, ao retirar o rotor ele sai de dentro do estator diretamente para dentro da jaqueta, vice-versa na remontagem.

Mesmo com o rotor completamentamente desmagnetizado, tendo perdidas as características de híbrido, o motor ainda funfa como motor de relutância variável, pode até chegar a velocidades superiores que as originais, mas o torque será reduzido relativamente ao original.

Ola jorge, como achar esta "jaqueta" poderia pastar uma foto, tenho 2 motores que estão travados (acho que enferrujaram os os rolamentos) e mais 3 que estão sujos , estavam em um ferro velho. E se abertos sem esta "jaqueta" tem com magnetiza-los?  Forte abraço.   

Offline sergiotrarbach

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Re: Manutenção de motor de passo
« Resposta #8 Online: 25 de Setembro de 2009, 11:33 »
Sergio, estou para receber de volta dois motores de 32kgf que recondicionei em uma firma especializada em Curitiba, e assim que chegarem posto se ficaram bons. Por enquanto, te passo por MP o link para essa empresa. abraço.

Ok amigo obrigado pela atenção, forte abraço.

Offline john

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Re: Manutenção de motor de passo
« Resposta #9 Online: 25 de Setembro de 2009, 11:34 »
A empresa á que me referi anteriormente procede com o Jorge falou:
"É possível evitar ou minimizar a desmagnetização mantendo o circuito magnético em curto-circuito com uma jaqueta de ferro doce"
Agora, quanto a abrir um motor de passo sem os menores critérios, talvez seja até possivel, com abrir um HD, um motor de combustão, um motor de geladeira (por pessoas que não entendem seu funcionamento): ele volta a funcionar não se sabe como nem por quanto tempo...Além de que os motores de passo estão com preços muito acessiveis hoje em dia o que não justicaria comprometer um projeto por tão pouco, a não ser que seja por mera experiencia mesmo....

Offline john

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Re: Manutenção de motor de passo
« Resposta #10 Online: 25 de Setembro de 2009, 11:41 »
"tendo perdidas as características de híbrido, o motor ainda funfa "
O Jorge mesmo pode falar a respeito da tolerancia de erro que um motor novo pode apresentar e isso tem sido destacado nos proprios sites do fabricantes chineses, imagine o q esperar de um motor que tenha sido atacado por jack...

Offline sergiotrarbach

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Re: Manutenção de motor de passo
« Resposta #11 Online: 25 de Setembro de 2009, 11:54 »
"tendo perdidas as características de híbrido, o motor ainda funfa "
O Jorge mesmo pode falar a respeito da tolerancia de erro que um motor novo pode apresentar e isso tem sido destacado nos proprios sites do fabricantes chineses, imagine o q esperar de um motor que tenha sido atacado por jack...

John, atacado por jack foi muito bom rsrsrs, mas o rapaz aqui só fazer funcionar alguns motores que foran atacados pela ação do tempo mesmo. Fazer isso para não perder os motores. forte abraço.

Offline john

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Re: Manutenção de motor de passo
« Resposta #12 Online: 25 de Setembro de 2009, 12:09 »
Foi brincadeira...e inclusive já existia um tópico ...http://www.guiacnc.com.br/index.php?topic=4430.0  (aberto por mim) abraço

Offline C N C N o w !

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Re: Manutenção de motor de passo
« Resposta #13 Online: 25 de Setembro de 2009, 12:13 »

Sérgio, a jaqueta nada mais é senão um cilindro de dimensões adequadas, diâmetro igual ao do estator, comprimento igual ou maior, paredes tão espessas quanto possível, é só isto ...

Embora seja possível, não creio que o esforço pra recuperar esses motores valha a pena ... o caldo vai ficar mais caro que o peixe ...

Offline luciano g

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Re: Manutenção de motor de passo
« Resposta #14 Online: 25 de Setembro de 2009, 13:12 »
bem quando ele é feito não esta magnetizado a questão é descobrir o processo de magnetizar novamente.
 

 

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