Caro Sr. Sergio,
a mim me pareceu bastante pertinente o comentário feito pelo Sr. Gilii, pois eu pretendia fazer justamente o que ele desaconselhou.
Não tem muita solução não, pois imagino que o circo pra criar o campo adequado pra remagnetizar isso e o tempo em tentativas e erros torne a empreitada impraticável.
Eu ainda não avaliei o quanto ele perde de torque energizado (que é o que importa). Com certeza não é tudo - o motorzinho ainda segura bem. Afinal, o rotor ainda está magnetizado (?%) e entendo que quando os enrolamentos são energizados também há nele um campo induzido (por isso híbrido?)
O que o Gilii falou em outro tópico deve ter fundamento: perda de 20 a 30% de torque.
Eu vou ter que fazer a tal jaqueta, os motores que arrumei vieram com a parte longa do eixo saindo da bunda. Supostamente era usado em caça-níqueis que, ilegais, foram desmontados. Imagino que a flange tenha sido usada para fixar na carcaça da máquina ou outro suporte, de forma a economizar um mancal.
Como há diferença perceptível de esforço para girar entre o que eu mexi e os que não mexi, suponho que ou saiu de fábrica ao contrário ou foi invertido com o uso de uma jaqueta.