Autor Tópico: Manutenção de motor de passo  (Lida 31600 vezes)

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Offline john

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Re: Manutenção de motor de passo
« Resposta #45 Online: 25 de Setembro de 2009, 21:33 »

A linha limítrofe entre prazer e dor é tênue...
Bata, com força mesmo, a chibata com pontas de metal nas suas costas...e receba a purificação.... kkkk          simples assim

Offline marc0

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Re: Manutenção de motor de passo
« Resposta #46 Online: 25 de Setembro de 2009, 21:33 »
resolvi tentar a tal jaqueta em prol da ciência. ;D

Caboclo corajoso, eh eh eh...
Achei muito legal o questionário!
Não desanime, na próxima (jaqueta 2.0) com ferro mais doce e alguns aperfeiçoamentos deve conseguir resultados mais animadores.  ;D

Será que os motores eram exatamente iguais antes de virarem cobaia? 8)

Abraços...

Offline john

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Re: Manutenção de motor de passo
« Resposta #47 Online: 25 de Setembro de 2009, 21:42 »
Sr. Fabio agradeço sua "atenção" mas eu li muitos tópicos e não encontrei respostas, por isso sugeri um novo,e em 24h ouve mais de 30 replicas e mais 130 visitas
Boa essa também

Offline john

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Re: Manutenção de motor de passo
« Resposta #48 Online: 25 de Setembro de 2009, 22:10 »
em 24h ouve mais de 30 replicas e mais 130 visitas

Para encerrar, Sr. Sergio eu tenho um tópico cujas visualizaçoes passam de 17 mil, assim como muitos aqui do fórum tem também seus tópicos lidos desse tanto ou muito mais, por isso... Menos....bem menos....

Offline F2S

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Re: Manutenção de motor de passo
« Resposta #49 Online: 25 de Setembro de 2009, 22:28 »
Muito boa a discussão e o humor . . . hehehe!

Pensei se seria interessante, ou melhor, aproveitar o estator dos motores para inverter o rotor ao invés da jaqueta de ferro.

Como um motor já foi " sacrificado". Poderia o seu estator receber o rotor diretamente de outro estator, invertendo assim o rotor preservando-o?

Se isto funcionar, suponho ser interessante preservar um estator para alguma manutenção, como troca de rolamento, por exemplo.

Offline sergiotrarbach

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Re: Manutenção de motor de passo
« Resposta #50 Online: 25 de Setembro de 2009, 22:33 »
em 24h ouve mais de 30 replicas e mais 130 visitas

Para encerrar, Sr. Sergio eu tenho um tópico cujas visualizaçoes passam de 17 mil, assim como muitos aqui do fórum tem também seus tópicos lidos desse tanto ou muito mais, por isso... Menos....bem menos....

SR john, sua profissão deveria ser comediante devido aos comentarios " copiados" que fez para o SR Fabio a meu respeito e agora o SR se dirige a mim dizendo que tem um tópico com 17 mil visualizações parabens para o SR, mas eu so queria mostrar que o assunto e de interesse de muitos de nos leigos e que queremos aprender com voces que são experte no assunto cnc e este menos.......bem.... ..menos deveria ficar com o SR e as suas 17 mil visualizações.

sem mais


Sergio

Offline marc0

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Re: Manutenção de motor de passo
« Resposta #51 Online: 25 de Setembro de 2009, 22:45 »
Olá Serrão;

Muito boa idéia, só não sei se o espaço ou outra variável entre os dois estatores pode configurar algum empecilho.
Alguém se habilita a matar a cobra...

Abraços...

Offline Ivan

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Re: Manutenção de motor de passo
« Resposta #52 Online: 25 de Setembro de 2009, 22:55 »
Eu suspeito que esse vão possa ter sido o problema, e se for mesmo em nada adiantaria usar outro estator.
Tentei preencher com uma casquinha de aço, mas talvez não tenha bastado pela pequena espessura (menos de 1mm). E não cabe ali nada mais espesso.

Vale tentar uma casquinha de ferro-silício, permalloy ou mu-metal.  ;D

Offline Arivaldo

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Re: Manutenção de motor de passo
« Resposta #53 Online: 25 de Setembro de 2009, 23:53 »
Qual o problema com seus motores?
...acho que enferrujou os rolamentos...

Sergio, a recomendação sempre foi de NÃO REMOVER O ROTOR, portanto os problemas de rolamentos podem ser resolvidos sem a desmontagem completa entre rotor e estator.

Se o problema está no mancal basta remover as tampas, trocar os rolamentos e re-instalar as tampas. Tudo, sem desmontar o conjunto rotor-estator.

Esta, talvez, seja a mantenção mais viável num motor de passo, já que a desmontagem poderia provocar uma deterioração do campo magnético.

Infelizmente, não posso trazer maior embasamento teórico, portanto me perdoe se, porventura, minha intervenção não satisfizer sua necessidade (posso garantir que tive a melhor das intenções...).

A propósito, o que teria causado o enferrujamento dos rolamentos dos seus motores? Teria sido umidade ou exposição a um meio agressivo, como produtos químicos?   
« Última modificação: 25 de Setembro de 2009, 23:59 por Arivaldo »

Offline C N C N o w !

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Re: Manutenção de motor de passo
« Resposta #54 Online: 26 de Setembro de 2009, 07:19 »
... resolvi tentar a tal jaqueta em prol da ciência. ;D

He, he, he ... Boa !

Citar
Fiz em 1020 (liga de mais alto índice glicêmico de que dispunha) ...

Pois é ... acho que teria funfado melhor com menos carbono e mais glicose, sacarose ou coisa que o valha ...  ;D

Que pena que não mediu os motores antes ... de qualquer modo, me parece uma boa comprovação de que a desmagnetização de fato ocorre e que a jaqueta no mínimo minimiza (vixe !) a desmagnetização ...

Adorei !  ;D
« Última modificação: 26 de Setembro de 2009, 07:23 por C N C N o w ! »

Offline sergiotrarbach

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Re: Manutenção de motor de passo
« Resposta #55 Online: 26 de Setembro de 2009, 10:36 »
Qual o problema com seus motores?
...acho que enferrujou os rolamentos...

Sergio, a recomendação sempre foi de NÃO REMOVER O ROTOR, portanto os problemas de rolamentos podem ser resolvidos sem a desmontagem completa entre rotor e estator.

Se o problema está no mancal basta remover as tampas, trocar os rolamentos e re-instalar as tampas. Tudo, sem desmontar o conjunto rotor-estator.

Esta, talvez, seja a mantenção mais viável num motor de passo, já que a desmontagem poderia provocar uma deterioração do campo magnético.

Infelizmente, não posso trazer maior embasamento teórico, portanto me perdoe se, porventura, minha intervenção não satisfizer sua necessidade (posso garantir que tive a melhor das intenções...).

A propósito, o que teria causado o enferrujamento dos rolamentos dos seus motores? Teria sido umidade ou exposição a um meio agressivo, como produtos químicos?
Oi Arivaldo, 1 motor esta travado e em bom estado outros dois a umidade os
"pegou" e enferrujou os rolamentos, mas pelos comenterios que tenho lido dos companheiros, to chegando a conclusão de que não vale a pena concerta-los.
seria necessario descabrir uma maneira de fazer sem perdas,mas ate agora não descobrimos. E quanto aos seus comentarios foram de volor sim e agradeço seu interece, forte abraço.

Offline sergiotrarbach

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Re: Manutenção de motor de passo
« Resposta #56 Online: 26 de Setembro de 2009, 10:43 »
... resolvi tentar a tal jaqueta em prol da ciência. ;D

He, he, he ... Boa !

Citar
Fiz em 1020 (liga de mais alto índice glicêmico de que dispunha) ...

Pois é ... acho que teria funfado melhor com menos carbono e mais glicose, sacarose ou coisa que o valha ...  ;D

Que pena que não mediu os motores antes ... de qualquer modo, me parece uma boa comprovação de que a desmagnetização de fato ocorre e que a jaqueta no mínimo minimiza (vixe !) a desmagnetização ...

Adorei !  ;D

Jorge vemos nos testes do nobre companheiro a comprovação de sua teoria a jaqueta funciona mas a desmagnetização realmente acontece, mas apergunta que não quer calar e: como magnetiza-los novamente? Teriamos que descobrir este processo, sera possivel? Grande abraço.

Offline F2S

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Re: Manutenção de motor de passo
« Resposta #57 Online: 26 de Setembro de 2009, 19:17 »

Aqui existem videos demonstrando a re ou magnetização de motores. Menciona entre as causas de desmagnetização, os curto circuitos. Entretanto não vi menção a retirada do rotor dos motores de passos.

http://www.magtek.com.br/servicos.asp?ser=5

E encontrei aqui no fórum esta contribuição do Seba:

http://www.eng-tips.com/viewthread.cfm?qid=40970

Offline minilathe

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Re: Manutenção de motor de passo
« Resposta #58 Online: 26 de Setembro de 2009, 22:32 »
Devemos nos lembrar que nos motores do tipo híbrido, usado na grande maioria das máquinas deste Forum, existem imãs e "devemos cuidar bem deles"...

O imã é como um dispositivo onde energia foi armazenada para alinhar os spins dos domínios atômicos do material. Se o material receber uma energia (corrente, aquecimento, ...) que vença esses alinhamentos, aí o "imã vai embora". A magnetização é feita usando uma descarga de energia (descarga capacitiva) numa bobina, de maneira rápida. Como a energia num capacitor aumenta com o quadrado da tensão, usam-se tensões elevadas e capacitâncias idem. O capacitor deve ser apropriado para suportar as intensas correntes geradas na descarga.

Imãs deixam de sê-lo em diversas situações:
-Ao aumentar muito o campo magnético, de modo que o magnetismo remanente seja excedido (ver figura). Isso pode ocorrer se o motor operar com correntes muito elevadas.
-Ao ultrapassar a temperatura Curie. Todo o material magnético possui um valor de Temperatura Curie, acima da qual o magnetismo acaba. De qualquer modo, os imãs devem operar abaixo deste ponto.

Segue trecho ("um pedacinho") de um artigo que explica porque não se deve desmontar motores de passo.
« Última modificação: 26 de Setembro de 2009, 22:38 por minilathe »

Offline C N C N o w !

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Re: Manutenção de motor de passo
« Resposta #59 Online: 27 de Setembro de 2009, 07:34 »
Jorge vemos nos testes do nobre companheiro a comprovação de sua teoria a jaqueta funciona mas a desmagnetização realmente acontece,

A teoria não é minha ... soube disto pela literatura e alguma experiência pessoal ...

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mas apergunta que não quer calar e: como magnetiza-los novamente? Teriamos que descobrir este processo, sera possivel?

Não há realmente nada a descobrir, o processo é bem conhecido e há um bocado de docs por aí pra quem queira se aprofundar no assunto ...

Vc pode começar a puxar o fio da meada vendo como o povo prepara magnetos para altofalantes ... há quem faça em casa ...

Um magnetizador se parece com a imagem abaixo, um esqueminha muito simplificado, mas dá uma idéia da coisa.

Há um núcleo, geralmente de ferro silício (em vermelho), uma bobina (em azul) e o objeto a magnetizar (em verde) vai no entreferro. Um campo de alta intensidade e obtido pela descarga de um banco de capacitores através do enrolamento. Em poucas palavras é assim que é feito.
« Última modificação: 27 de Setembro de 2009, 07:40 por C N C N o w ! »

 

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