Autor Tópico: Manutenção de motor de passo  (Lida 31629 vezes)

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Offline Ivan

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Re: Manutenção de motor de passo
« Resposta #60 Online: 27 de Setembro de 2009, 08:04 »
Só pra ter uma idéia de grandeza, acho que estamos falando de um banco de capacitores de no mínimo uns 50 mil uF a 400V ou uns 2 mil uF a 2000V.
É um prato bem cheio pra m.

Offline luciano g

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Re: Manutenção de motor de passo
« Resposta #61 Online: 27 de Setembro de 2009, 12:05 »
vc ta querendo encolher moeda tambem, não vai tanta potencia assim

Offline Ivan

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Re: Manutenção de motor de passo
« Resposta #62 Online: 27 de Setembro de 2009, 17:57 »
Luciano,
pelo que dei uma fuçada de arranjo pra imã de alto-falante, a energia liberada é coisa de 3 mil Joules pra mais. Para uma brincadeira dessas, não creio que seja menos (muito pelo contrário).

Offline luciano g

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Re: Manutenção de motor de passo
« Resposta #63 Online: 27 de Setembro de 2009, 18:20 »
é bem menos, tem um picareta aqui no meu bairro que tem um magnetizador, só que ele não deixa eu nem chegar perto

Offline minilathe

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Re: Manutenção de motor de passo
« Resposta #64 Online: 27 de Setembro de 2009, 20:07 »
Aos teimosos....,  :)


Se alguém quiser se aventurar e fazer um magnetizador, seguem algumas informações. Mas eu não o faria, meu tempo é para coisas mais importantes, que só eu posso fazer....

Acho que não compensa o preço, o investimento e a qualidade final não será a mesma que o motor novo feito em fábrica e equipamentos adequados...  ;D

Magnetizador:
http://www.oersted.com/oe_catalog_2005.pdf
Atentar que o capacitor mínimo é de 1,2 mF (miliFarad) = 1.200 uF x 1.000 V, não é qualquer eletrolítico de folha de alumínio. Mas de baixa resistência série, que suporte correntes de mais de 1000A.

Métodos de magnetização:
http://www.oersted.com/magnetizing.PDF

Mas retirem relógios, anéis e coisas metálicas de perto..., os campos são intensos e podem deformar coisas e fazer voar objetos metálicos em volta. Para fazer um magnetizador decente, tomem cuidado com as tensões altas... :)


« Última modificação: 27 de Setembro de 2009, 20:22 por minilathe »

Offline sergiotrarbach

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Re: Manutenção de motor de passo
« Resposta #65 Online: 28 de Setembro de 2009, 10:15 »

Aqui existem videos demonstrando a re ou magnetização de motores. Menciona entre as causas de desmagnetização, os curto circuitos. Entretanto não vi menção a retirada do rotor dos motores de passos.

http://www.magtek.com.br/servicos.asp?ser=5

E encontrei aqui no fórum esta contribuição do Seba:

http://www.eng-tips.com/viewthread.cfm?qid=40970

Valeu fabio estou avliando os videios, e quanto a retirada do rotor percebi que depois de colocado ele fica mais facil de girar com mão (parece motor eletrico)
Não fiz testes aindo pois estou sem aplaca no momento. forte abraço.

Offline Arivaldo

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Re: Manutenção de motor de passo
« Resposta #66 Online: 28 de Setembro de 2009, 13:06 »
... quanto a retirada do rotor percebi que depois de colocado ele fica mais facil de girar com mão (parece motor eletrico)...

É, Sergio, parece que sumiram os "pézinhos", que dão os passos, né?

Desconfio que aí só servirá para peso de papel, mas só ligando para saber.

Boa Sorte.

Offline Ivan

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Re: Manutenção de motor de passo
« Resposta #67 Online: 28 de Setembro de 2009, 13:34 »
quanto a retirada do rotor percebi que depois de colocado ele fica mais facil de girar com mão

Nada como uma desmontagem e limpeza para tudo movimentar livre e macio, né?   ::)
Pra não confundir com os não-desmontados, vale escrever nele ESTRAGADO com um marcador permanente.
 ;D ;D

Offline sergiotrarbach

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Re: Manutenção de motor de passo
« Resposta #68 Online: 28 de Setembro de 2009, 15:07 »
... quanto a retirada do rotor percebi que depois de colocado ele fica mais facil de girar com mão (parece motor eletrico)...

É, Sergio, parece que sumiram os "pézinhos", que dão os passos, né?

Desconfio que aí só servirá para peso de papel, mas só ligando para saber.

Boa Sorte.

É Ariovaldo, mas valeu pela discurssão, gerou e novas informações e novos conhecimentos ,e agoara estão a disposição do pessoal do forum, agradeço pelo seu interesse em ajudar, grande abraço.
« Última modificação: 28 de Setembro de 2009, 17:38 por sergiotrarbach »

Offline sergiotrarbach

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Re: Manutenção de motor de passo
« Resposta #69 Online: 28 de Setembro de 2009, 15:15 »
Aos teimosos....,  :)


Se alguém quiser se aventurar e fazer um magnetizador, seguem algumas informações. Mas eu não o faria, meu tempo é para coisas mais importantes, que só eu posso fazer....

Acho que não compensa o preço, o investimento e a qualidade final não será a mesma que o motor novo feito em fábrica e equipamentos adequados...  ;D

Magnetizador:
http://www.oersted.com/oe_catalog_2005.pdf
Atentar que o capacitor mínimo é de 1,2 mF (miliFarad) = 1.200 uF x 1.000 V, não é qualquer eletrolítico de folha de alumínio. Mas de baixa resistência série, que suporte correntes de mais de 1000A.

Métodos de magnetização:
http://www.oersted.com/magnetizing.PDF

Mas retirem relógios, anéis e coisas metálicas de perto..., os campos são intensos e podem deformar coisas e fazer voar objetos metálicos em volta. Para fazer um magnetizador decente, tomem cuidado com as tensões altas... :)

Valeu professor, mas to achando muito caldo pra pouco peixe,rsrsr, Mas gostei das aulas. Agradeço seu interesse e vamos aprendendo mais e mais.

forte abraço.

Offline sergiotrarbach

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Re: Manutenção de motor de passo
« Resposta #70 Online: 28 de Setembro de 2009, 15:19 »
quanto a retirada do rotor percebi que depois de colocado ele fica mais facil de girar com mão

Nada como uma desmontagem e limpeza para tudo movimentar livre e macio, né?   ::)
Pra não confundir com os não-desmontados, vale escrever nele ESTRAGADO com um marcador permanente.
 ;D ;D
Poie é Ivan, mas de agora em diante temos novas experiencias em "manutenção de motores de passo", jaqueta de ferro "doce" rsrsrsr, magnetizador.... e sobre tudo NUNCA tirar o rotor do estrator.
grade abraço camarada.

Offline luciano g

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Re: Manutenção de motor de passo
« Resposta #71 Online: 28 de Setembro de 2009, 15:26 »
ivam aquelas fotos servem para por sobre a lapide dos motores
 ou dar um choque para resucita-los ala frankstem

Offline Ivan

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Re: Manutenção de motor de passo
« Resposta #72 Online: 28 de Setembro de 2009, 15:50 »
Na verdade, talvez ainda tenham algum uso, especialmente o da jaqueta. Entendo que ele desenvolve 3/4 do torque original (é isso mesmo?) - para o divisor ainda dá e sobra.
O terceiro  (que não havia desmontado) eu puxei os fios para o outro lado. Foi um servicinho chato mas está funcionando direitinho, sem alterações nas características almirguinéticas.
« Última modificação: 28 de Setembro de 2009, 15:52 por Ivan »

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Re: Manutenção de motor de passo
« Resposta #73 Online: 28 de Setembro de 2009, 19:00 »

Sérgio, sugiro que evite citar na íntegra msgs que estão logo acima da sua, isto é algo que não faz sentido, desperdiça o precioso espaço do fórum e dificulta a compreensão do texto.

Cite apenas o fragmento pertinente se for o caso. Observe como os colegas respondem e siga o exemplo ...

Offline sergiotrarbach

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Re: Manutenção de motor de passo
« Resposta #74 Online: 28 de Setembro de 2009, 21:04 »

Sérgio, sugiro que evite citar na íntegra msgs que estão logo acima da sua, isto é algo que não faz sentido, desperdiça o precioso espaço do fórum e dificulta a compreensão do texto.

Cite apenas o fragmento pertinente se for o caso. Observe como os colegas respondem e siga o exemplo ...

Oi jorge é que sou meio detalista, mas vivendo e apredendo.

 

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