Autor Tópico: Manutenção de motor de passo  (Lida 31625 vezes)

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Offline Ivan

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Re: Manutenção de motor de passo
« Resposta #105 Online: 08 de Outubro de 2009, 10:21 »
Jorge,
também gostei da brincadeira.
Não medi a orientação antes e depois pelos motivos que mencionei, mas pro segundo se der  eu faço isso.

Offline luciano g

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Re: Manutenção de motor de passo
« Resposta #106 Online: 08 de Outubro de 2009, 10:51 »
eu estava pensando em pear uma barra de aliminio de 10por 20 milimetros com 50 cm de comprimento, fazer um furo de 1/4 e uma rosca para prender no eixo do motor,deixando o motor preso e a barra na horizontal colocaria um peso na barra e ia distanciando do eixo ate o motor mover.
pelo peso e distancia daria para calcular  grosseiramente o nivel de magnetização do motor ,desmonta-lo e remontar para ver o quanto perdeu de manetização
o proximo passo seria magnetiza-lo e ver o quanto ele ganhou de torque de retenção
me corrijam se eu estiver errado

Offline minilathe

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Re: Manutenção de motor de passo
« Resposta #107 Online: 08 de Outubro de 2009, 10:55 »
Ivan,

Primeiramente parabéns...., o seu trabalho tem méritos.

Se transpareceu algo diferente de minha parte, peço desculpas. Não sou dono da verdade.... Aliás, gosto muito de soluções simples e práticas.

Mas tenho o costume de tentar enquadrar o caos de nossas abordagens aos problemas, (talvez alguma "mania" de engenheiro/professor) usando o pouco que aprendemos, que às vezes, acho que pode ser mal interpretado.... Mas a intenção é de ajudar e de melhorar o que fazemos.

Mas também não gosto de "achismos" convictos e de teorias sem o mínimo embasamento...que também não é o caso aqui.....

Agora só podemos comemorar os bons resultados que voce alcançou.... ;D

Mas é possível melhorar o método, que é o que sempre defendi...

Posso sugerir um circuito, conforme a idéia do Jorge de usar um tiristor, seria barata e simples. Precisaríamos de um tiristor que suportasse altas correntes de pico (centenas de ampéres, durante alguns décimos de segundo) e tensões da ordem de 500V. O circuito poderia também usar um dobrador de tensão. Depois posto alguma coisa...

Offline sergiotrarbach

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Re: Manutenção de motor de passo
« Resposta #108 Online: 08 de Outubro de 2009, 11:55 »
Ola Ivan, muito interessante o seu trabalho, e eu que achei que não tinha jeito de magnetizar os motores. Exelente sua experiencia e acredito que voce irá aperfeisoa-la Parabens camarada.
há, tenho dois motores aqui e foram atacados pelo Jack, coitadinhos estão
presisando do seu talento, acho que vou manda-los pra voce.

grande abraço.

Offline F2S

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Re: Manutenção de motor de passo
« Resposta #109 Online: 08 de Outubro de 2009, 12:09 »

Grande Ivan,

Vejo que ferir os motores pesaram sériamente em sua consciência, de maneira a você não medir esforços para ressuscitá-los.

Quero cumprimentá-lo e tenho certeza que este é o " sentimento" de todos os motores desenganados e empoeirados de prateleiras, armários e fundos de alguma gaveta.

 ;)

Offline Ivan

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Re: Manutenção de motor de passo
« Resposta #110 Online: 08 de Outubro de 2009, 23:21 »
Se transpareceu algo diferente de minha parte, peço desculpas.
Imagine, sem estresse (não confundir animismo com animosidade   ;) ).

Offline minilathe

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Re: Manutenção de motor de passo
« Resposta #111 Online: 12 de Outubro de 2009, 20:38 »
Para mostrar que não sou contra a idéia, segue sugestão de circuito magnetizador para controlar a descarga e não causar um curto "em casa" e nem "botar fogo na vizinhança".... ;D

O tiristor deve ser parrudo, para 400V x 25A de corrente eficaz. Os diodos devem suportar 20A. Coloquei duas lâmpadas neon para monitorar a tensão.

O disjuntor SW1 serve para proteger a fiação de sua casa, o circuito de entrada de seu relógio, onde vai ligar o circuito, deve ser dimensionado para 30A de curto, fiação na bitola 4 mm2. Na verdade o circuito (SW2) vai abrir com menos de 30A, SW1 não deve abrir se SW2 funcionar conforme o previsto.

O disjuntor SW2, de 15A, serve para desconectar o tiristor quando a corrente e o tempo atingirem o limite de acionamento do mesmo, conforme a curva do disjuntor. Pois, uma vez disparado, o tiristor só desliga quando SW2 abrir.

Usar disjuntores de boa qualidade, exemplo: Siemens com curva do tipo D, para cargas indutivas, encapsulamento do tipo DIN. Para garantir que vão abrir conforme a curva de proteção (corrente x tempo) especificada no catálogo!!!

[attachthumb=1]

Procedimento de uso, com todos os disjuntores desligados:

(1) Ligar o disjuntor SW1 - LP1 deve acender

(2) Ligar o disjuntor SW2 - LP2 deve acender

(3) Acionar o botão de disparo do tiristor - SW2 deve abrir e LP2 deve apagar

Como SW2 está depois do banco de capacitores, a corrente no instante da descarga, que passará através de SW1 é menor que a corrente em que SW2 vai abrir. O banco de capacitores pode ser uma associação de capacitores de poliester (100 x 0.1uF em paralelo). Acredito que eletrolíticos não aguentem o curto, mas pode tentar (com vários em paralelo, mais de 10), mas cuidado para não estourarem.

Quem tiver alimentação trifásica, fica a sugestão de usar um retificador trifásico, que possuirá saída ainda mais estável no momento da descarga.

« Última modificação: 12 de Outubro de 2009, 20:39 por minilathe »

Offline luciano g

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Re: Manutenção de motor de passo
« Resposta #112 Online: 12 de Outubro de 2009, 20:49 »
eu não usaria desta forma nas desligaria disjuntor sw1 e acionava o botão de disparo logo em seguida

Offline minilathe

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Re: Manutenção de motor de passo
« Resposta #113 Online: 12 de Outubro de 2009, 21:07 »
Luciano,

eu não usaria desta forma nas desligaria disjuntor sw1 e acionava o botão de disparo logo em seguida

Realmente, voce está certo e isso seria o ideal. Pode-se se até testar o circuito assim.

Mas, o desempenho vai depender da quantidade de capacitores disponíveis (quanto mais melhor), da resitência série dos capacitores e da energia armazenada (0.5 x C x V2).

Na verdade, o circuito pode operar em dois modos, com capacitores ou capacitores + rede elétrica. Nesse último, o circuito foi previsto para trabalhar com um "curto controlado", ou limitado, pelos disjuntores. Nesse modo, a corrente que circulará na bobina magnetizadora será da descarga dos capacitores + a corrente da rede. O banco de capacitores, dependendo do valor de C1, limita a energia absorvida da rede elétrica (e consequentemente a corrente) durante a duração da descarga até a abertura de SW2.
 
« Última modificação: 12 de Outubro de 2009, 21:34 por minilathe »

Offline luciano g

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Re: Manutenção de motor de passo
« Resposta #114 Online: 12 de Outubro de 2009, 23:03 »
a bobina utilizada para magnetizar é um curto para a rede eletrica para se manter a chave ligada seria necessario um resistor de carga tipo resistencia de chuveiro em serie ou o disjuntor vai desarmar

Pravato

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Re: Manutenção de motor de passo
« Resposta #115 Online: 12 de Outubro de 2009, 23:32 »
a bobina utilizada para magnetizar é um curto para a rede eletrica para se manter a chave ligada seria necessario um resistor de carga tipo resistencia de chuveiro em serie ou o disjuntor vai desarmar
Dependendo da quantidade de voltas de fio na bobina não ocorre curto,ocorre o campo magnetico buscado,pois o circuito está calculado pra trabalhar na faixa de tempo de desarme do disjuntor,esse tempo(do disjuntor)é maior do que o necessario pra formar o campo magnetico.

Abraços

Offline luciano g

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Re: Manutenção de motor de passo
« Resposta #116 Online: 13 de Outubro de 2009, 00:00 »
d2 não vai aguentar o tranco quando ligar ele vai queimar (todas as fontes tem um cirquito de pre carga )
20 espiras de fio de 5 mm considero um curto

Offline minilathe

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Re: Manutenção de motor de passo
« Resposta #117 Online: 13 de Outubro de 2009, 00:05 »
a bobina utilizada para magnetizar é um curto para a rede eletrica para se manter a chave ligada seria necessario um resistor de carga tipo resistencia de chuveiro em serie ou o disjuntor vai desarmar

Parece mas não é,... um curto...

Tudo ocorre num intervalo de tempo pequeno, desde o momento em que a corrente começa a circular até o instante em que SW2 abre, algo da ordem de milissegundos.

Como se sabe (é só consultar a literatura...), num circuito LC paralelo ao conectar o capacitor à indutância (e esta em série com uma resistência), a corrente é inicialmente zero e vai aumentando, conforme os valores de indutância, capacitância e resistência do circuito.

Além disso, existe a curva de trabalho do disjuntor, que atua de maneira a acumular a energia na forma de aquecimento interno (previsto) no disjuntor, até que o contato se abra. Ou seja, no momento esperado, quando a corrente, atuando durante um certo intervalo de tempo (milissegundos), provoca a abertura de SW2.

A corrente intensa atuando durante curto intervalo de tempo, é suficiente para aplicar um pulso de corrente na bobina de magnetização.

E não é necessária nenhuma resistência, só vai piorar o desempenho. E não haverá exatamente um curto, mas um pulso de corrente definido e limitado pelos componentes do circuito e pelo disjuntor SW2....
« Última modificação: 13 de Outubro de 2009, 00:08 por minilathe »

Offline minilathe

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Re: Manutenção de motor de passo
« Resposta #118 Online: 13 de Outubro de 2009, 00:29 »
d2 não vai aguentar o tranco quando ligar ele vai queimar (todas as fontes tem um cirquito de pre carga )
20 espiras de fio de 5 mm considero um curto

Todos os semicondutores (D2, D3, U1, transistores de junção, FETs, ...) possuem um parâmetro chamado corrente de surto (ou de pico). Geralmente, num compoente para 25A, essa corrente atinge valores da ordem de centenas de amperes, durante algumas dezenas a centenas de milissegundos.

Só para exemplificar anexei o datasheet do tiristor TIC246, de 16A de corrente eficaz, porém pode suportar 125A de corrente de pico, durante algumas centenas de milissegundos e de manira não repetitiva. Que é o caso desse circuito. Isso vale para qualquer semicondutor, o que "queima" qualquer semicondutor é o calor, mas se o pulso for muito rápido ao ponto de não haver tempo suficiente para aquecer o necessário, o "bixinho" não queima, pode acreditar, ....
Obviamente, que o encapsulamento deve ser metálico e deve possuir uma boa massa metálica / dissipador de calor.

Um exemplo, uma lâmpada de flash gera 1KW (um pulso rápido de luz), a sua caixa é de plástico e não derrete. Agora pense numa lâmpada de potência de 1KW continua, numa caixa plástica.... é a mesma coisa....

« Última modificação: 13 de Outubro de 2009, 07:54 por minilathe »

Offline luciano g

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Re: Manutenção de motor de passo
« Resposta #119 Online: 13 de Outubro de 2009, 07:58 »
me desculpe mas volto ao asunto, trabalho com fontes lineares de laser(5k watts) e em todas elas sem exeção ha um cirquito de pré carga dos capacitores para evitar esta carga instantanea e quando tive problemas neste cirquito os diodos queimavam.
aproveitar os 15 amperes mantendo os disjuntores ligados eu não faria, mas para compensar eu aumentaria o capacitor de descarga
o tic 246 é um triac e não um scr
para o scr eu estou usando o n1802ns1200 com uma corrente de pico de 3000a

 

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