Autor Tópico: Manutenção de motor de passo  (Lida 31669 vezes)

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Offline john

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Re: Manutenção de motor de passo
« Resposta #135 Online: 16 de Outubro de 2009, 21:54 »
Jorge, cheguei a aventar a posibilidade de prender só com tres parafusos ou desparafusar o tanto suficiente para uma pequena solda (em uma relojoaria, eu penso) já que a peça é de ferro fundido e muito pequena

Offline john

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Re: Manutenção de motor de passo
« Resposta #136 Online: 16 de Outubro de 2009, 21:57 »
E por coincidencia o motor é igual a esse do banner da Akiyama  abaixo....

Offline C N C N o w !

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Re: Manutenção de motor de passo
« Resposta #137 Online: 17 de Outubro de 2009, 07:08 »
... cheguei a aventar a posibilidade de prender só com tres parafusos ...

Pois é John, reitero minha posição, se não houver algum motivo forte para fazer diferente, deixe como está ... e mesmo que seja necessário recuperar o flange, talvez seja mais interessante adquirir outro motor ...

Outra idéia: temos agora a participação direta da Akiyama aqui no fórum, pq vc não os consulta sobre a possibilidade de adquirir a peça danificada ?

Offline Ivan

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Re: Manutenção de motor de passo
« Resposta #138 Online: 17 de Outubro de 2009, 09:08 »
ficou duro igual ao o outro que eu tenho
mais tarde bato a foto da traquitana e do motor de teste
Divertido, né? Coloca uma foto aí.
Estou com outra ponte para tentar remagnetizar o outro sem fritar a ponte.
Mas antes vou tentar recuperar o motor usando somente meu magnetismo pessoal. ;D ;D

Offline C N C N o w !

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Re: Manutenção de motor de passo
« Resposta #139 Online: 17 de Outubro de 2009, 10:31 »
Divertido, né? Coloca uma foto aí.

Se é divertido !  ;D Tô me esborrachando de rir ... adoro essas soluções low tech ...  ;D ;D ;D

É isso aí, satisfaça os voyeurs de plantão ...

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vou tentar recuperar o motor usando somente meu magnetismo pessoal. ;D ;D

Pow ! Tá aí ! É a solução definitiva !  ;D ;D ;D

Offline minilathe

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Re: Manutenção de motor de passo
« Resposta #140 Online: 17 de Outubro de 2009, 19:45 »
Se alguém estiver tendo problemas com disjuntores ou quiser reduzir o pico de corrente, sugiro colocar um indutor em série com a bobina de magnetização (mas antes do diodo de freeweeling). O indutor deve ser feito com um núcleo E laminado para minimizar perdas. Sugestão de indutor: usar o enrolamento secundário de algum trafo de capacidade 10A ou mais (para suportar a corrente), a indutância deve girar em torno de dezenas a centenas de mH e deve possuir baixíssima resistência para minimizar perdas.

A vantagem do indutor é que reduz a taxa de crescimento da corrente (não ocorre um pico de corrente). Sem jogar energia fora, a energia é devolvida à bobina de magnetização quando o disjuntor abre.

Um resistor já não seria tão interessante por reduzir a tensão sobre bobina de magnetização, aquecer, jogar "energia fora", seria necessário um resistor de alta potência, ...

Só não testo um treco desses por que os motores que tenho estão bons e minha "curiosidade científica" está aquém de desmontar um motor em bom estado...  :)
 
« Última modificação: 17 de Outubro de 2009, 19:49 por minilathe »

Offline luciano g

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Re: Manutenção de motor de passo
« Resposta #141 Online: 18 de Outubro de 2009, 15:53 »
jorge a minha não é low tech e muito pelo contrario magnetizou muito bem e o motor ficou joia se vc tiver um motor desmagnetizado manda para min que eu magnetizo ele.

Offline C N C N o w !

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Re: Manutenção de motor de passo
« Resposta #142 Online: 18 de Outubro de 2009, 18:32 »
jorge a minha não é low tech e muito pelo contrario ...

Luciano, low tech não é uma expressão pejorativa como vc parece pensar, mas significa algo simples e acessível. Neste contexto pretende ser uma referência elogiosa.

Offline luciano g

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Re: Manutenção de motor de passo
« Resposta #143 Online: 18 de Outubro de 2009, 18:43 »
mas que esta fucinando bem esta.
como esta o herdeiro, ja deu um mini motor de passo para ele se divertir e seguir os passos do avô.

Offline kelmer

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Re: Manutenção de motor de passo
« Resposta #144 Online: 22 de Outubro de 2009, 23:09 »
Oi gente,
parabéns a todos pelo alto nível das informações postadas nesse tópico, tanto as teóricas quanto as práticas.
Eu também abri um motor bom, só por curiosidade, e percebi que ele ficou bem mais leve para girar... Ainda bem que fiz isso antes de saber que estragava, senão ainda estaria morrendo de curiosidade...
Andei testando ele com um driver linistepper e uma fonte de PC (12 V) achei ele meio fraco, mas com algum torque ainda. Eu teria que testar outros motores com a mesma configuração para avaliar a perda de torque (ainda não tive tempo).
Achei uma apostila que, entre outras coisas, fala do problema da desmagnetização em motores de passo. achei interessante para quem está começando a estudar estes motores, como o meu caso.
O título é "Apostila 1600.231.01 BR Tecnologia Eletromecânica". Segue o link abaixo:
http://www.parker.com/portal/site/PARKER/menuitem.734d2913eb3c11da13576f849420d1ca/?vgnextoid=d195f87357e28110VgnVCM10000048021dacRCRD&division=720d84aa40701110VgnVCM10000048021dacRCRD&literaturetype=Technical%20/%20Service&searchAttr=searchResult&languages=PT&parentCh=Division&vgnextfmt=PT#results

Um abraço,
Kelmer

Offline sergiotrarbach

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Re: Manutenção de motor de passo
« Resposta #145 Online: 24 de Outubro de 2009, 18:15 »
Oi kelmer, Exelente a apostila, será de grande proveito para nos iniciantes.

forte abraço.

Offline minilathe

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Re: Manutenção de motor de passo
« Resposta #146 Online: 04 de Janeiro de 2010, 03:15 »
A teoria de funcionamento dos magnetizadores por descarga capacitiva e um projeto, de uma universidade, estão no artigo anexado.

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« Última modificação: 04 de Janeiro de 2010, 03:16 por minilathe »

Offline C N C N o w !

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Re: Manutenção de motor de passo
« Resposta #147 Online: 04 de Janeiro de 2010, 07:36 »

Boa Gil ! Brigadu !

Offline Eletrikom

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Re: Manutenção de motor de passo
« Resposta #148 Online: 29 de Agosto de 2015, 19:42 »
é bem menos, tem um picareta aqui no meu bairro que tem um magnetizador, só que ele não deixa eu nem chegar perto

Boa noite Luciano, tudo bem?

o cara perto da sua casa ainda tem o magnetizador?
Se sim, você consegue o contato dele, pois preciso magnetizar um
motor de passo e gostaria de saber se ele faz e por quanto.

Grato,
Edson.

Offline Eletrikom

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Re: Manutenção de motor de passo
« Resposta #149 Online: 29 de Agosto de 2015, 21:25 »
O beleza ;D magnetizou legal com 200 volts e o barulho é igual a uma martelada.
ficou duro igual ao o outro que eu tenho
mais tarde bato a foto da traquitana e do motor de teste

Parabéns Luciano, muito legal seu experimento!
Você ainda tem fotos do resultado final?
Preciso magnetizar um motor de passo NEMA 34, e gostaria de ver como ficou o seu para copiar.
A propósito, eu testo o torque dos meus motores colocando uma lâmpada de 24v/5w em uma das
bobinas e giro o motor, na rotação que giro, quando está bom (100%) gera uma tensão acima de
24v, quando desmonto o motor a tensão máxima é de 12v.
Espero que tenha ajudado!

 

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