Autor Tópico: Manutenção Spindle Ching Ling (China)  (Lida 12059 vezes)

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lolata

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Manutenção Spindle Ching Ling (China)
« Online: 13 de Março de 2010, 11:52 »
Caros...
O Spindle que comprei da china veio sem nenhum documento e após um bom tempo de uso continuo, percebi que ele está com um pouco de folga no eixo.
Como esse Spindle trabalha com rolamentos conicos, deve ter algum sistema para ajustar essa folga.
O Spindle da Tecmaf, isso era normal acontecer, já sabi a]onde tirar essa folga, mas o Ching Ling não sei.
Tem uma porca redonda na ponta com dois furos, que desrrosqueia, mas não diminuiu a folga.
Tenho medo de desmontar e pular molinha, cair bolinha e depois não saber montar mais.
Alguem tem alguma dica ?
O Meu é parecido com esse.
http://www.worldspindle.com/pic/Big_200967145652GDZ80-1.2B.jpg
Manutenção Spindle Ching Ling (China)

« Última modificação: 13 de Março de 2010, 12:02 por Lolata »

lolata

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Re: Manutenção Spindle Ching Ling (China)
« Resposta #1 Online: 14 de Março de 2010, 10:33 »
 ???

Offline F.Gilii

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Re: Manutenção Spindle Ching Ling (China)
« Resposta #2 Online: 14 de Março de 2010, 10:34 »
De que lado está a tal porca?

Tem como tirar uma foto para eu ver direito?

 ??? ??? ???

lolata

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Re: Manutenção Spindle Ching Ling (China)
« Resposta #3 Online: 14 de Março de 2010, 10:42 »
Gili
Essa porca fica embaixo perto da pinça, ela é tipo de uma arruela com rosca, ou porca redonda, que tem dois rebaixos, tipo as porcas de esmerilhadeiras.
Marquei na foto essa porca.

Offline F.Gilii

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Re: Manutenção Spindle Ching Ling (China)
« Resposta #4 Online: 14 de Março de 2010, 10:52 »
Lolata,

Voce disse na mensagem anterior que experimentou soltar a porca e não aconteceu nada.

Eu creio que os rolamentos estão montados de uma forma que necessitem de alguma pré-carga isto é, eles devem ter alguma interferência na montagem e nada fica solto lá dentro - é como se fossem momntados sob pressão.

Deve haver uma porca - seja deste lado do eixo (perto da pinça) ou na outra extremidade para promover um ajuste.

O eixo normalmente deve ficar preso por exemplo numa morsa (protegido para não estragar) e se aperta um pouco a porca.

Eu achei estranho ser esta porca aí da frente quem faz a pré carga do rolamento, mas pode ser sim, porque estes motores refrigerados a água tem vedações internas, então pode ser que ao invés de soltar voce deva experimentar apertar a porca.

Aperte devagar e sempre verificando se a folga diminui.

Em muitos casos se usa um relógio comparador para aferição da folga, mas de nada adianta se não tem as tabelas de folgas desse modelo demotor.

Se quiser, posso ver com meu fornecedor de motores se ele pode fazer manutenção deste seu motor.
Os motores que eu vendo tem assistência técnica aqui no Brasil.
« Última modificação: 14 de Março de 2010, 10:59 por fgilii »

lolata

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Re: Manutenção Spindle Ching Ling (China)
« Resposta #5 Online: 14 de Março de 2010, 10:59 »
Então Gili
Essa porca que eu me refiro, gira junto com o eixo, estão eu fiz uma chave para aperta-la, mas ela está no seu aperto maximo.
No Spindle da tecmaf, er só tirar a ventoinha e a porta estava ali embaixo, apertava com um Punção.
Mas esse Ching Ling ainda não descobri, vou tentar soltar essa porca p/ ver o que dá.
Agradeço a dica.

Offline F.Gilii

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Re: Manutenção Spindle Ching Ling (China)
« Resposta #6 Online: 14 de Março de 2010, 11:01 »
Soltas pode ser que não mude nada por causa da pré carga - teria que soltar e golpear o eixo para ver se o rolamento se solta um pouco.

O contrário é válido - quando apertar, precisa prender o eixo por causa da pré carga...

Offline André Lima

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Re: Manutenção Spindle Ching Ling (China)
« Resposta #7 Online: 14 de Março de 2010, 23:47 »
Boa noite Fabio e Lolata,

Tenho um laboratório de spindles, no qual faço a restauração e reformas de alguns spindles, tais como Chiron, Romi, DMG, OKK entre outros. Alguns tipos de spindles utilizam-se de anéis de pré carga, enquanto outros modelos dispões de um porca na qual o ajuste da pre-carga é feito.

Minha dica antes de mais nada é:

01 - analisar porque a porca se soltou, caso este modelo venha a ser com porca. *NOTA: O aperto excessivo poderá ocasionar aquecimento e até travamento do rolamento. Cuidado !!!

02 - muito provavelmente deve haver um espacador entre os rolamentos superiores e inferiores. Este poderá ter se desgastado com o atrito.

03 - talvez o rolamento tenha atingido sua vida útil, ou talvez a falta de manutenção ( lubrificação ) poderá ter danificado o mesmo. OBS A graxa ideal para esses tipos rolamentos de spindle é a Klubber NBU 15.

Espero ter ajudado

Grande abraço

André Lima

lolata

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Re: Manutenção Spindle Ching Ling (China)
« Resposta #8 Online: 15 de Março de 2010, 07:22 »
Andre.
Então, a porca que tem perto do porta pinça, está com bem apertada, eu pensei que essa fosse a porca de ajuste, mas acho que vou retirar essa porca p/ ver se tem outro porca embaixo dessa p/ ajuste.
Obrigado.

Offline André Lima

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Re: Manutenção Spindle Ching Ling (China)
« Resposta #9 Online: 15 de Março de 2010, 09:39 »
Grande Lolata,

Maravilha, então isso significa que a pre-carga foi dada no pacote todo. Até ai tudo bem.

Uma outra pergunta.... esse spindle já sofreu alguma colisão ?? Se sofreu, pode parecer bobagem, mas as colisões tendem a desbalancear o mesmo, e o desbalanceamento tende a causar vibrações, que por sua vez danificam esses calços da pre-carga, e ou até mesmo os rolamentos.

Grande abraço

André Lima

Offline LuthierX

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Re: Manutenção Spindle Ching Ling (China)
« Resposta #10 Online: 15 de Março de 2010, 09:50 »
Lolata,
Também estou acompanhando este tópico, e aproveito para registrar aqui o que esta acontecendo com meu spindle, devido a correria, fiquei um tempo sem ligar a maquina, a poucos dias reparei que existe algum ferrugem dentro do motor, já que a água em uma das mangueiras esta revelando isto, confesso que estou preocupado e fiquei com vontade de abrir o motor porem sei que provavelmente terei que trocar alguma peça,  Estou usando água com aditivo automotivo, porem a primeira bomba de água que eu tinha havia contaminado o motor com ferrugem pois o eixo era de carbono, agóra uso uma bomba com eixo de inox. Fora isto o motor não apresenta nenhum barulho estranho. Então gostaria de saber se alguém sabe me dizer se este é um trabalho simples ou tem conhecimento do que pode estar enferrujando?

lolata

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Re: Manutenção Spindle Ching Ling (China)
« Resposta #11 Online: 15 de Março de 2010, 09:51 »
Andre
Esse inversor não sobreu nehuma batia ou queda
Estou usando a pouco mais de 2 meses, estava tudo certinho, nunca sobreaqueceu nada, só que eu reparei que ele está com uma pqeuna folga, pelo que parece é realmente uma falta de pre carga no rolamento conico, coisa que era normal no Spindle da Tecmaf.
O Problema é que eu não sei onde faz isso nesse Spindle
A porca que eu pensava que era p/ pre-carga é um Guarda-pó.
De uma olhada na foto
Acho que eu vou soltar agora essa outra peça de diametro menor .
Será ?
Se tivesse um desenho desse Spindle já era 99% do caminho andado, vc tem algum ?
Obrigado

Offline F.Gilii

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Re: Manutenção Spindle Ching Ling (China)
« Resposta #12 Online: 15 de Março de 2010, 10:02 »
Lolata,

Teria que verificar a folga com o motor frio e com ele quente (na temperatura de trabalho)

Alguns motores tem compensação de folga, assim como os motores de passo e servos.

lolata

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Re: Manutenção Spindle Ching Ling (China)
« Resposta #13 Online: 15 de Março de 2010, 10:09 »
Gili
Acabei de ligar o motor sem a refrigeração vou esperar ele aquecer um pouco.
Mas esse motor, mesmo trabalhando por horas não aquece mais de 10 graus acima da temperatura ambiente.

Offline F.Gilii

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Re: Manutenção Spindle Ching Ling (China)
« Resposta #14 Online: 15 de Março de 2010, 10:15 »
Mas esse motor, mesmo trabalhando por horas não aquece mais de 10 graus acima da temperatura ambiente.
externamente...

provavelmente internamente ele deve trabalhar mais quente sim...

 

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