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MECÂNICA => Motores em Geral => Tópico iniciado por: Bambam em 24 de Outubro de 2009, 13:24
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Caros amigos
Após um período ausente, por força do trabalho, venho fazer mais algumas perguntinhas aos 'experts' aqui do fórum.
Lendo sobre motores de passo e servomotores eu percebi duas grandes diferenças. A primeira grande diferença é o preço, mas a diferença que me deixou mais preocupado não foi o preço, e sim o que vou descrever agora.
Nos textos que eu li sobre motores de passo diziam que esse motor é burro, ou seja, ele não tem controle de erro. Já os servomotores tem dispositivos de controle de erro e corrigem pequenos excessos ou falta de passos pois tem contador interno. No motor de passo, se o motor der um ou dois passos a mais ficará tudo por isso mesmo, no servomotor o erro pode acontecer, mas é corrigido para as próximas coordenadas, não permitindo a cumulatividade de erros. O problema não são esses um ou dois passos com erro do motor de passo. O problema é que ao longo do processo são milhões de revoluções, ou seja, são milhares de erros, e o erro não é apenas pontual como no servomotor (que corrige), ele é cumulativo !!!
O problema de ser cumulativo é um só, se vc tem que traçar um zero (O) e erra 0.1 grau para a direita, 0.01 grau para a esquerda, 0.05 graus para a frente, 0.08 graus para trás e assim por diante, no final da tarefa após milhóes de revoluções voce teve milhares de erros e desenhou um oito ( 8 ).
Explicando, um motor de passo erra em um passo agora, outro passo adiante e durante horas de trabalho os pontos seguintes a serem trabalhados sofrem a 'distorção cumulativa' de todos os erros, fazendo um 'O' no final sair um 'S'.
Gostaria que os amigos mais experientes se posicionassem sobre esse 'erro' do motor de passo e em que proporções se dá.
É uma coisa mínima e deve ser desconsiderado ???
Numa usinagem de que precisão deveria ser descartado para entrar em seu lugar o servomotor.
abs
André
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Nos textos que eu li sobre motores de passo diziam que esse motor é burro, ou seja, ele não tem controle de erro.
Todo motor é burro e nenhum tem controle de erro. ;D
Já os servomotores tem dispositivos de controle de erro
Servomotor é qualquer motor controlado por um sistema em malha fechada, inclusive os motores de passo.
e corrigem pequenos excessos ou falta de passos pois tem contador interno.
A coisa é bem mais complicada que um contador ...
No motor de passo, se o motor der um ou dois passos a mais ficará tudo por isso mesmo,
Isto não acontece, o que é possível é que ocorra perda de passos.
no servomotor o erro pode acontecer, mas é corrigido para as próximas coordenadas, não permitindo a cumulatividade de erros. O problema não são esses um ou dois passos com erro do motor de passo. O problema é que ao longo do processo são milhões de revoluções, ou seja, são milhares de erros, e o erro não é apenas pontual como no servomotor (que corrige), ele é cumulativo !!!
Em um sistema corretamente dimensionado, não ocorre a perda de passos ...
Gostaria que os amigos mais experientes se posicionassem sobre esse 'erro' do motor de passo e em que proporções se dá.
Como já disse acima, os erros não ocorrem se o sistema for corretamente configurado.
Numa usinagem de que precisão deveria ser descartado para entrar em seu lugar o servomotor.
André, tudo o que vc disse acima é preocupação de muita gente. Existe a falsa noção de que servos sejam intrínsecamente melhores. Não são. Podem ser ou não. Não importa qual o sistema, excedidos os limites, probs vão se manifestar.
As principais desvantagens dos servos são a complexidade e o custo. Há um certo consenso sobre a questão servos vs steppers, a partir de ~ 300W os servos já são mais vantajosos, mas isto é uma supersimplificação, muitas outras coisas devem ser consideradas.
Os preços cairam muito nos últimos anos e os servos são cada vez mais populares entre amadores e pequenos industriais, há drives bastante acessíveis e de configuração relativamente simples, portanto a tendência é que sejam cada vez mais utilizados.
Para os tipos de máquinas contruídas pela maioria dos frequentadores do fórum, os motores de passo ainda são a opção mais simples e econômica, perfeitamente adequados. Nada contra a utilização de servos, muito pelo contrário, mas como em qualquer projeto, deve-se pensar sistemicamente ...
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Obrigado CNCNow por tão elaborada resposta.
Apenas um ítem ficou em 'aberto'.
Qual seria o principal 'vilão' para as 'perdas de passos' citadas no texto de resposta.
Seria na construção da máquina ou na usinagem própriamente dita. Seria um excesso de torque sobre a peça a ser trabalhada que causaria a perda dos passos ???
obrigado
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Em um sistema corretamente dimensionado, não ocorre a perda de passos ...
Jorge.
Com minha pouca experiência em CNC, eu, até o momento, constatei o seguinte: Em uma máquina utilizando motor de passo, de velocidade variável, mesmo que corretamente dimensionada, em uma determinada situação de velocidade X esforço ela SEMPRE VAI PERDER PASSOS.
Estou fora da realidade?
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... em uma determinada situação de velocidade...
Não me expressei direito na mensagem acima.
Quando me referi a velocidades, quis dizer: Baixas velocidades, na faixa de ressonância.
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Jose Antonio
pelo que tu disse Em uma máquina utilizando motor de passo, de velocidade variável, mesmo que corretamente dimensionada, em uma determinada situação de velocidade X esforço ela SEMPRE VAI PERDER PASSOS, entendo com meu também pouco conhecimento que a máquina não está corretamente dimensionada se houverem perdas de passo, acredito que muitas vezes não são colocados nos cálculos de dimensionamento a velocidade máxima que o sistema irá movimentar-se, o peso máximo admissível sobre a mesa e um cálculo chato o esforço de corte que uma ferramenta de diâmetro máximo também permitida no eixo árvore.
Acredito que algum sistema eletrônico que "enxergue" se a posição programada seja atingida (como a colocação de um encoder) trará a precisão e garantia de posicionamento.
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Qual seria o principal 'vilão' para as 'perdas de passos' citadas no texto de resposta.
O prob ocorre essencialmente quando o esforço excede o que o motor pode suportar. As causas podem ser as mais diversas, desde o mau dimensionamento até prob mecânicos, como travamentos, etc ... Má configuração cinemática (velocidade de partida, velocidade máxima, aceleração) tb é causa frequente.
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Estou fora da realidade?
Está. Probs com ressonância podem ocorrer por toda a faixa de velocidades, mas de modo geral a coisa é realmente crítica em velocidades muito baixas e constantes. Estamos falando aqui de algumas dezenas de hertz, via de regra a velocidade de partida é configurada já acima disso e quando não, a aceleração correta (ou seja, não muito baixa) dá conta disto.
Fosse o verdade o que diz e algumas centenas de milhares de máquinas pelo mundo, pra não falar em milhões, as que utilizam motores de passo, não funcionariam ... ;D
Causo: tenho um cliente que para seu processo desvios de três centésimos de milímetro são intoleráveis. O tempo de usinagem das peças que produz varia de quinze a vinte e cinco dias, vinte e quatro horas por dia, sete dias por semana ... a fresadora utiliza motores de passo ...
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Não me expressei direito na mensagem acima. Quando me referi a velocidades, quis dizer: Baixas velocidades, na faixa de ressonância.
Na verdade é impossível que o motor trabalhe dentro da faixa de ressonância, de modo geral sequer parte ...
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Sobre a possibilidade de um motor de passo perder passo..
Uma analogia possível seria um contador do tipo UP/DOWN, se voce enviar 10 pulsos na entrada UP a leitura deve aumentar em 10 unidades se for na entrada DOWN, a leitura diminuiria em 10. Isso vale para 100, para 1000, para ... pulsos.
Mas se apenas alguns pulsos forem afetados por ruído (ex.: uma descarga atmosférica ocorrida nas imediações), a leitura do contador seria afetada de maneira correspondente nesse instante. Mas depois, continuará a funcionar normalmente. Desse modo, se não houver mais ruído, a leitura do contador passará a apresentar uma diferença constante entre a quantidade real de pulsos e a leirtura do contador.
É por isso que em alguns sistemas em malha aberta usa-se "zerar" o motor de tempos em tempos, ou melhor, mover o motor para uma posição pré estabelecida e conhecida (onde existe um sensor de fim de curso), de modo a re-calibrar o indicador de posição do motor de passo.
Para pensar: se uma impressora falhasse seu sistema de posicionamento como sairia a impressão. Isso ocorre frequentemente?
Ou seja, o motor perder passo pode ser entendida como uma questão de probabilidade, como a descarga atmosférica, quanto maiores as chances dela acontecer (solicitar mais torque, aumentar a rotação,...), ela vai acontecer, até um ponto que esta probabilidade será de 100%.
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Na verdade é impossível que o motor trabalhe dentro da faixa de ressonância, de modo geral sequer parte ...
Ousadia e honra de minha parte discordar da pessoa com quem eu mais aprendi e admiro aqui no fórum.
Vamos lá: Eu acho que o motor funcionar em velocidade de ressonância independe da velocidade de avanço e aceleração. Mesmo com essas velocidades altas o motor pode, sim, ir para a faixa de ressonância e perder passos. O problema não está na velocidade de avanço total e sim na velocidade de um eixo específico.
Trabalho direto com a minha máquina e ela praticamente não perde passos. Fiz agora mesmo alguns testes com ela, fiz o seguinte: Sempre com a mesma velocidade de avanço e aceleração, mantive o valor de Y em 350 e variei os valores de X até... perder passos.
F1100
G0 X0 Y0
G0 X13.6 Y350 ;com esses valores, perde passos em X
Nesse caso o eixo X fica com uma velocidade aproximada de F40 que eu suponho seja crítico em minha máquina, então perde passos. Valores diferentes desses, funciona perfeitamente.
Note que eu não variei a velocidade de avanço que permaneceu alta, e sim a do eixo X.
Acredito que em qualquer máquina é passível de acontecer isso, mesmo com velocidades de avanço altas, determinado motor ir para uma faixa crítica, dependendo do percurso que estiver sendo realizado.
O que pode resultar dessa minha teimosia é eu aprender mais um pouco.
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Ousadia e honra de minha parte discordar da pessoa com quem eu mais aprendi e admiro aqui no fórum.
Imagine, José Antonio, eu tô bem longe de ser infalível, além disso vc não tá propriamente discordando, tá mais é concordando, mesmo que não pareça ... ;D
Vamos lá: Eu acho que o motor funcionar em velocidade de ressonância independe da velocidade de avanço e aceleração.
É mais correto dizer que não depende só disso ... velocidade e aceleração são os aspectos mais críticos, mas não são os únicos ...
Uma coisa importante a considerar: não dá mesmo pra operar o motor na velocidade de ressonância, tanto elétrica quanto mecânica, mas pode-se acelerar ou desacelerar o motor passando por ela ... é por isto que os probs são menores do que se poderia supor ...
Vc pode brincar um pouquinho com esta coisa fazendo um eixo partir e acelerar devagar ... muito provavelmente vc vai perceber distintamente pelo ruído qual é a velocidade em que ocorre a ressonância ... se a aceleração não for suficiente, ocorre stall, o motor para, se for pouco acima ou abaixo, perde passos ...
Mesmo com essas velocidades altas o motor pode, sim, ir para a faixa de ressonância e perder passos.
Sim, como eu dizia acima, ressonâncias podem ocorrer - e ocorrem - por toda a faixa de velocidade / aceleração, mas vale enfatizar que já não falamos da ressonância natural do motor - este tb um aspecto dos mais críticos - e isto é válido pelo menos para os motores que costumamos usar, cuja frequência natural de ressonância é sempre relativamente baixa.
Claro que se o motor é afetado, existe uma interação, possivelmente harmônica, ou seja, em frequência que é um múltiplo ou submúltiplo da fundamental (a frequência natural de ressonância do motor) e quanto maior ou menor a frequência harmônica, menos suceptível será o motor a ela, mas isto depende tb da amplitude da vibração ... e pode ser bastante elevada ...
O problema não está na velocidade de avanço total e sim na velocidade de um eixo específico.
Sim, a tendência mais forte é que um único eixo - ou seja, um certo motor - em dado momento provoque e/ou sofra com ressonâncias.
Nesse caso o eixo X fica com uma velocidade aproximada de F40 que eu suponho seja crítico em minha máquina, então perde passos. Valores diferentes desses, funciona perfeitamente.
Pois é, o que vc descreve é um comportamento bastante típico. A velocidade em que ocorre o prob pode variar muito de máquina pra máquina. O que é certo é que ressonâncias na frequência natural do motor vão causar probs, acima ou abaixo dela é incerto ...
Acredito que em qualquer máquina é passível de acontecer isso, mesmo com velocidades de avanço altas, determinado motor ir para uma faixa crítica, dependendo do percurso que estiver sendo realizado.
E vc tem razão, pode acontecer sim. Se é uma ocorrência rara ou frequente vai depender do conjunto ... depende da rigidez estrutural em geral, de motores, drives, coeficientes de atrito e até das estratégias de usinagem ... tantas coisas e tão difíceis de mensurar e calcular que na maioria dos casos temos que tratar a coisa muito empiricamente ... claro que é possível prevenir probs adotando amortecedores mecânicos e/ou eletrônicos, mas felizmente a coisa funfa bastante bem na maioria dos casos e não costuma ser difícil chegar a uma configuração satisfatória.
O que pode resultar dessa minha teimosia é eu aprender mais um pouco.
Verdade, o resultado da nossa teimosia é que aprendemos todos sempre mais um pouco ... ;D
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Jose Antonio
...a máquina não está corretamente dimensionada se houverem perdas de passo...
Blackmore.
Obrigado por me responder.
Eu expliquei mal, eu não estou me referindo a perda de passos por excesso de velocidade ou carga, isso eu sei que pode ocorrer.
O que a princípio concluí é que: Uma máquina acionada por motor de passo, de velocidade variável, mesmo que corretamente dimensionada, em um determinado percurso com características muito especiais, ela SEMPRE VAI PERDER PASSOS naquela situação específica. Dependendo de vários fatores mas principalmente do percurso que esteja sendo executado no momento. Mesmo com a velocidade e aceleração configuradas corretamente e mesmo praticamente sem esforços exigidos.
No exemplo que dei, forcei um deslocamento em que o eixo Y se move a praticamente a velocidade máxima configurada, no entanto o X desloca-se na velocidade crítica, muito baixa, de ressonância do motor.
Eu mesmo acho ousado afirmar isso, mas por enquanto é o que penso.
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Jose Antonio
Eu mesmo acho ousado afirmar isso, mas por enquanto é o que penso
encontrar pessoas que formam sua opnião com teoria e experiência e a defendem é para mim o combustível para boas discussões e aprendizado para os interessados!
Como no momento minha maquineta ainda não está terminada não tenho como fazer o mesmo teste que você, mas vou aguardar para fazer este teste ter mais embasamento prático para conversarmos.
abrax!
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Eu mesmo acho ousado afirmar isso, mas por enquanto é o que penso.
José Antonio, mais que ousado vc é muito perspicaz ... pouquíssima gente se dá conta do que vc tá falando.
No trecho abaixo vc caracterizou perfeitamente a coisa:
Uma máquina acionada por motor de passo, de velocidade variável, mesmo que corretamente dimensionada, em um determinado percurso com características muito especiais, ela SEMPRE VAI PERDER PASSOS naquela situação específica.
Eu grifei características muito especiais no intuito de minimizar a angústia que alguns, menos experientes, podem sentir ...
Seu raciocínio está correto e afiado, mas acho importante salientar a baixa probabilidade da ocorrência (falando de modo geral) e a existência de recursos relativamente simples pra corrigir o prob (tb falando genericamente).
Causo: há algum tempo "apertei as cravelhas" dos rolamentos lineares de uma maquininha bastante bem construída, mas que apresentava alguns sintomas de ressonância em diversas condições de trabalho, perfeitamente audíveis e tb perceptíveis ao tato. A elevação do atrito nas guias (um aparente contrasenso) proporcionou um amortecimento bem mais elevado e a coisa virou um pianinho ...
Há algumas mandrakarias à nossa disposição, nem tudo está perdido ... ;D
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Jorge.
Há algum tempo, em outro tópico, eu tentei dizer isso que disse aqui mas na época eu preferi não argumentar muito e ficar na minha com medo de ser jogado na fogueira, afinal de certa forma eu estava tentando dizer algo parecido com "TODAS AS MÁQUINAS CNC PERDEM PASSOS" (sei que não é exatamente isso).
Agora surgiu novamente a oportunidade e o seu interesse e suas palavras para mim trouxeram um certo alívio. Obrigado.
Causo: há algum tempo "apertei as cravelhas" dos rolamentos lineares de uma maquininha bastante bem construída, mas que apresentava alguns sintomas de ressonância em diversas condições de trabalho, perfeitamente audíveis e tb perceptíveis ao tato. A elevação do atrito nas guias (um aparente contrasenso) proporcionou um amortecimento bem mais elevado e a coisa virou um pianinho ...
Eu tive uma experiência parecida. Quando mandava um eixo se movimentar na velocidade de ressonância do motor, esse eixo fazia movimentos erráticos de ida e volta característicos de "stall".
Resolvi então aplicar um freio nesse eixo com a mão protegida por um pano e a minha surpresa foi que, diferente do que eu esperava, quanto mais eu aplicava carga no eixo, mais ele se comportava corretamente.
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Jorge. Há algum tempo, em outro tópico, eu tentei dizer isso que disse aqui mas na época eu preferi não argumentar muito e ficar na minha com medo de ser jogado na fogueira,
José Antonio, acho que nínguem deve temer colocar suas idéias e observações, muito menos vc, que é tão capaz de argumentar racionalmente e sempre da maneira mais cordial.
A "fogueira" do debate é purificadora. Como dizíamos acima, todos ganhamos, as coisas vão ficando mais claras ...
afinal de certa forma eu estava tentando dizer algo parecido com "TODAS AS MÁQUINAS CNC PERDEM PASSOS" (sei que não é exatamente isso).
Pois é ... mas não é mesmo fácil compreender certas coisas e menos fácil ainda expressá-las, ainda mais por escrito ...
Agora surgiu novamente a oportunidade e o seu interesse e suas palavras para mim trouxeram um certo alívio. Obrigado.
Poxa ... eu é que agradeço ... acho que foi muito oportuno e interessante trazer isto à tona ... e vc acabou por explicar e definir a coisa muito bem ...
Eu tive uma experiência parecida. Quando mandava um eixo se movimentar na velocidade de ressonância do motor, esse eixo fazia movimentos erráticos de ida e volta característicos de "stall".
Resolvi então aplicar um freio nesse eixo com a mão protegida por um pano e a minha surpresa foi que, diferente do que eu esperava, quanto mais eu aplicava carga no eixo, mais ele se comportava corretamente.
É o tipo de experiência bem interessante e curiosa, né ? A coisa é meio contra-intuitiva e esses relatos eu acho que são uma lição preciosa pra quem tá começando ... e mesmo para os mais experientes ...
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Jorge,
Alguém já pensou em fazer uma análise harmômica em um CNC?
Algo do tipo: ir variando a rotação do driver e checando em que velocidade(s) ocorre(m) a(s) ressonância(s) e com que intensidade...
Poderia acoplar um encoder no eixo em teste (X, Y ou Z, ...) e comparar o sinal do encoder e o sinal que vai para o driver (p.ex: usando um PLL) , se houver desvios, há perda de passos.
Similar a análise de resposta de um sistema de controle, ou de um amplificador...
Com isso, seria possível otimizar uma CNC, amortecendo o sistema nas frequências críticas. O amortecimento poderia ser mecânico ou eletrônico...
Um solução "genérica" para a diminuir o comportamento erratico na ressonância seria aumentar o amortecimento (viscoso, ...) do sistema. Mais ou memos o que se faz num carro, quando a supensão "pula" muito, ou num circuito eletrônico, quando há respostas oscilatórias ("pólos do sistema") em determinadas frequência.
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Caramba,
Quando voltei hoje para ver o tópico fiquei assustado com a repercussão que deu.
Eu gostei da idéia de uma das pessoas que escreveram nesse post a qual não me recordo o nome agora. A ideía de fazer um 'reset' e fazer o motor voltar ao ponto de origem dos eixos, recomeçando os trabalhos do Zero e anulando assim a cumulatividade de passos perdidos. Durante o trabalho perde-se um aqui, dois ali, tres lá e em horas de trabalho um ' I ' virou um ' S '. Fracionar as etapas de trabalho impedem que as perdas se acumulem muito. Tipo, fazer de 15 em 15 minutos o motor ir para a origem e recomeçar da etapa seguinte, como se fossem usinagens/cortes distintos. Quanto a ressonancias e etc nao tenho conhecimento para opinar.
Achei interessante esse video
http://www.youtube.com/watch?v=c9_5HxXW1IU (http://www.youtube.com/watch?v=c9_5HxXW1IU)
Bom, deixa eu voltar ao tema, na minha dúvida.
Então posso concluir que para o trabalho em uma CNC tanto faz um servomotor quanto um motor de passo normal ???
Não há diferenças no trabalho ???
obrigado
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Jorge, Alguém já pensou em fazer uma análise harmômica em um CNC?
Gil, tenho certeza que sim, eu mesmo nunca fiz, pelo menos não de maneira muito metódica, com um analisador de espectro, etc ...
Algo do tipo: ir variando a rotação do driver e checando em que velocidade(s) ocorre(m) a(s) ressonância(s) e com que intensidade...
Sim, isto é o que é feito habitualmente e está ao alcance de qualquer um. É bom lembrar de que é apenas uma primeira aproximação, há interações perversas entre eixos e estrutura, spindle, material, etc ... pra não citar a lebre que o José Antonio expulsou do mato.
Poderia acoplar um encoder no eixo em teste (X, Y ou Z, ...) e comparar o sinal do encoder e o sinal que vai para o driver (p.ex: usando um PLL) , se houver desvios, há perda de passos.
No caso dos motores de passo, acho que isto só funfa em sistema já razoavelmente amortecido ... se é pra constatar que o prob existe, é bem fácil, é só brincar um pouco com a máquina ou usinar algo que a coisa vai se manifestar de maneira inequívoca na grande maioria dos casos.
Com isso, seria possível otimizar uma CNC, amortecendo o sistema nas frequências críticas. O amortecimento poderia ser mecânico ou eletrônico...
Ou ambos, o que é bastante comum na indústria ... as soluções existem e são bem eficazes, a questão é manter a coisa dentro do bolso de nosotros ... eu gosto muito dos amortecedores viscoelásticos, por exemplo, mas vá encontrar em nosso mercado ...
Um solução "genérica" para a diminuir o comportamento erratico na ressonância seria aumentar o amortecimento (viscoso, ...) do sistema. Mais ou memos o que se faz num carro, quando a supensão "pula" muito, ou num circuito eletrônico, quando há respostas oscilatórias ("pólos do sistema") em determinadas frequência.
Sim, é o que tá no catecismo, quando essas coisas estiverem disponíveis no mercado a um preço que o povo possa e/ou queira pagar vamos desfrutar do perfume das flores ... ;D
Claro que as soluções eletrônicas são potencialmente mais viáveis, mas não conheço um projeto de driver "open source" que as incorpore ... o que é verdade tb para muios drivers comerciais ... se alguém tiver uma sugestão sobre algo testado e aprovado, sou todo ouvidos ...
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Eu gostei da idéia de uma das pessoas que escreveram nesse post a qual não me recordo o nome agora. A ideía de fazer um 'reset' e fazer o motor voltar ao ponto de origem dos eixos, ...
Foi o nosso brioso Gil que mencionou a idéia.
... recomeçando os trabalhos do Zero e anulando assim a cumulatividade de passos perdidos.
Devagar com o andor que o santo é de barro. ;D
A coisa faz bastante sentido pra impressoras, nem tanto pra fresadoras.
Fracionar as etapas de trabalho impedem que as perdas se acumulem muito.
Verdade, mas primeiro defina "muito". ;D
Olha, tem gente que ao tratar da estratégia de usinagem, faz o retorno ao zero absoluto a cada etapa, não é coisa nova, não tenho nada muito contra isso, já que no mais das vezes não é algo muito dispendioso, mas a realidade é dura e a idéia de que há perda de apenas uns poucos passos não é muito realista, quando ocorre a perda, o mais provável é que seja extensa e irremediável, exceto para trabalhos pouco exigentes.
Perdas de passo não podem ocorrer e se ocorrem o prob tem que ser sanado, qualquer paliativo é uma feia gambiarra, uma ilusão, uma armadilha que vai fazer vítimas logo à frente ...
Então posso concluir que para o trabalho em uma CNC tanto faz um servomotor quanto um motor de passo normal ???
Acho que vou partir desta pra melhor repetindo o mantra sagrado: "Cuidado com as generalizações excessivas" ...
Falando de máquinas de pequeno porte, quando não se exige velocidades elevadas, mas os fatores custo e complexidade são relevantes, podemos dizer que tanto faz. Agora repita comigo: "Cuidado com as generalizações excessivas" ...
Não há diferenças no trabalho ???
Primeiro defina "diferenças no trabalho" ;D
Que diferenças ? Qualidade ? Para máquinas bem construídas não há pq haver diferenças ... conheço algumas máquinas que trabalham em condições bastante exigentes e que usam motores de passo ... tb conheço porcarias que usam servos ...
Resumo da ópera: se vc retende investir algumas dezenas de milhares de créus na máquina, a aplicação é profissional, produção, vá de servo, mas se vc é um diletante e não pode ou não quer gastar os caraminguás, vá de stepper ...
Lamento, mas não há uma linha divisória nítida quando não se especifica um conjunto de exigências e a aplicação é de pequeno ou médio porte ...
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É uma coisa mínima e deve ser desconsiderado ???
Bambam.
Isso, de perdas de passos, é uma coisa rara se tudo estiver OK em sua máquina e configurações. Não esquenta com isso, não.
Parece-me que você está para construir sua primeira CNC. Se for esse o caso, não tenho dúvidas de aconselhá-lo a usar motor de passo.
Sobre o servomotor, que você diz ter dispositivo de controle de erro, o buraco é mais em baixo, tem que ter toda uma lógica para interpretar se houve, ou não, o erro. Que eu saiba, a maioria das pessoas aqui do fórum não usam esse tipo de controle.
Se o motor de passo você diz que é burro, acredite, o servomotor também é.
Penso que no seu caso a solução é motor de passo, diferente disso é complicar.
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É uma coisa mínima e deve ser desconsiderado ???
Bambam.
Isso, de perdas de passos, é uma coisa rara se tudo estiver OK em sua máquina e configurações. Não esquenta com isso, não.
Parece-me que você está para construir sua primeira CNC. Se for esse o caso, não tenho dúvidas de aconselhá-lo a usar motor de passo.
Sobre o servomotor, que você diz ter dispositivo de controle de erro, o buraco é mais em baixo, tem que ter toda uma lógica para interpretar se houve, ou não, o erro. Que eu saiba, a maioria das pessoas aqui do fórum não usam esse tipo de controle.
Se o motor de passo você diz que é burro, acredite, o servomotor também é.
Penso que no seu caso a solução é motor de passo, diferente disso é complicar.
Jose,
Eu não disse que o motor de passo era 'burro', foi uma ilação que eu fiz depois de ler alguns artigos. Quando pegamos artigos na net para ler não temos como averiguar se o criador do arquivo é um conhecedor ou um curioso apenas, por isso submeti aos amigos do fórum.
A única coisa que não ficou clara para mim é porque o servomotor é tao mais caro, tanto no motor propriamente dito quanto nos drivers. Eu também li, nao posso atestar a veracidade, que as máquinas top de linha usam os servomotores. Deve haver uma diferença fundamental, mesmo que seja para outras aplicações que não uma CNC.
Obrigado
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A única coisa que não ficou clara para mim é porque o servomotor é tao mais caro,
Não é o motor em si que é mais caro, mas o sistema. É mais caro pq é mais complexo, comparado a um sistema com motor de passo do mesmo porte. Há tb a questão do marketing ...
Eu também li, nao posso atestar a veracidade, que as máquinas top de linha usam os servomotores.
É uma meia verdade ... defina "top de linha" ;D
Se falamos de máquinas de grande porte, um centro de usinagem industrial, por exemplo, é verdade, mas uma verdade um tanto falaciosa, já que não há motores de passo de grande porte disponíveis no mercado, portanto não faz sentido comparar ...
Se falamos de máquinas que poderiam utilizar tanto um quanto outro sistema, é difícil comparar se não considerarmos as especificidades ... a opção por um ou outro será mais em função de custo e em alguns casos, status, favorável aos servos e tb desempenho, se consideramos velocidade.
Deve haver uma diferença fundamental, mesmo que seja para outras aplicações que não uma CNC.
Não há uma única, mas muitas diferenças fundamentais ... a principal é a operação em malha fechada vc aberta ...
Se a comparação não é fácil no contexto CNC, fica ainda mais difícil em contexto mais amplo ... imagine que estamos projetando uma bomba dosadora para reagentes em um robô de análises clínicas ... já coloquei esta questão para alguns projetistas experimentados e a resposta unânime foi a favor do servo, no entanto todos os produtos de aplicação semelhante que conheço empregam steppers ... pq será ?
Pouca gente se dá conta que em tal aplicação, um stepper dá de goleada em servos ... a dosagem será muito exata intinsecamente, o sistema será muito mais confiável a longo prazo, a durabilidade dos componentes mecânicos e eletrônicos maior, o peso e volume menores, a autonomia com bateria é maior, os custos de desenvolvimento, fabricação e manutenção mais baixos ...
Claro, pode-se argumentar que com a integração cada vez maior, todos esses aspectos ficam cada vez menos relevantes e é verdade, mas em casos desse tipo a indústria ainda hj opta pelos steppers ...
Dizer pura e simplesmente que banana é melhor laranja é uma bobagem, não significa nada, não tem qualquer importância se a assertiva não for devidamente contextualizada ...
Pode parecer que eu estou advogando pelos steppers, mas não estou ... o que quero é desfazer mitos e denunciar generalizações excessivas para que as opções sejam mais conscientes e isto só será possível com razoável conhecimento das características de cada sistema e das exigências da aplicação ... se puder pagar, opte pelos servos, mas faça isto sabendo pq o faz ... eu dizia anteriormente que isto está cada vez mais ao nosso alcance, utilizaremos servos cada vez mais frequentemente nos próximos anos, mas por muito tempo ainda os steppers serão uma opção perfeitamente adequada ...
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Entrando tarde na discussão, eu não diria que se pode comprara motores de passo com servomotores - as diferenças são gritantes e em muitos casos é muito mais vantagem usar servos porque simplesmente não se consegue a mesma coisa com motores de passo.
O José Antonio fez uma colocação muito interessante:
"se motor de passo é burro, servo também é"
Concordo em termos - um servomotor é MUITO superior que um motor de passo e sua aplicação é em muitos casos, única.
Há casos que se pode usar motores de passo pura e simplesmente, mas há casos que isso não é possível não!
Foi por causa de comentário assim que por exemplo levaram o Bambam à concluir que a única diferença é no preço e mesmo assim não entende o porque é tão caro se é tão "burro" ou ineficiente...
Experimente um dia colocar um servo na sua máquina e verá a diferença.
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Bambam leia isso , que e muinto esclarecedor
http://www.cnczone.com/forums/archive/index.php/t-17419.html
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...
O José Antonio fez uma colocação muito interessante:
"se motor de passo é burro, servo também é"
...
Foi por causa de comentário assim que por exemplo levaram o Bambam à concluir que a única diferença é no preço e mesmo assim não entende o porque é tão caro se é tão "burro" ou ineficiente...
Também é por causa de comentários como esse seu que eu sempre penso duas vezes antes de colocar a minha opinião nesse fórum.
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Entrando tarde na discussão, eu não diria que se pode comprara motores de passo com servomotores - as diferenças são gritantes e em muitos casos é muito mais vantagem usar servos porque simplesmente não se consegue a mesma coisa com motores de passo.
O José Antonio fez uma colocação muito interessante:
"se motor de passo é burro, servo também é"
Concordo em termos - um servomotor é MUITO superior que um motor de passo e sua aplicação é em muitos casos, única.
Há casos que se pode usar motores de passo pura e simplesmente, mas há casos que isso não é possível não!
Foi por causa de comentário assim que por exemplo levaram o Bambam à concluir que a única diferença é no preço e mesmo assim não entende o porque é tão caro se é tão "burro" ou ineficiente...
Experimente um dia colocar um servo na sua máquina e verá a diferença.
Grande Fabio Gilii,
Estava sentindo falta da participação do mestre no debate.
abraços
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Bambam leia isso , que e muinto esclarecedor
http://www.cnczone.com/forums/archive/index.php/t-17419.html
Obrigado pela dica
abs