Ousadia e honra de minha parte discordar da pessoa com quem eu mais aprendi e admiro aqui no fórum.
Imagine, José Antonio, eu tô bem longe de ser infalível, além disso vc não tá propriamente discordando, tá mais é concordando, mesmo que não pareça ...
Vamos lá: Eu acho que o motor funcionar em velocidade de ressonância independe da velocidade de avanço e aceleração.
É mais correto dizer que não depende só disso ... velocidade e aceleração são os aspectos mais críticos, mas não são os únicos ...
Uma coisa importante a considerar: não dá mesmo pra operar o motor na velocidade de ressonância, tanto elétrica quanto mecânica, mas pode-se acelerar ou desacelerar o motor passando por ela ... é por isto que os probs são menores do que se poderia supor ...
Vc pode brincar um pouquinho com esta coisa fazendo um eixo partir e acelerar devagar ... muito provavelmente vc vai perceber distintamente pelo ruído qual é a velocidade em que ocorre a ressonância ... se a aceleração não for suficiente, ocorre
stall, o motor para, se for pouco acima ou abaixo, perde passos ...
Mesmo com essas velocidades altas o motor pode, sim, ir para a faixa de ressonância e perder passos.
Sim, como eu dizia acima, ressonâncias podem ocorrer - e ocorrem - por toda a faixa de velocidade / aceleração, mas vale enfatizar que já não falamos da ressonância natural do motor - este tb um aspecto dos mais críticos - e isto é válido pelo menos para os motores que costumamos usar, cuja frequência natural de ressonância é sempre relativamente baixa.
Claro que se o motor é afetado, existe uma interação, possivelmente harmônica, ou seja, em frequência que é um múltiplo ou submúltiplo da fundamental (a frequência natural de ressonância do motor) e quanto maior ou menor a frequência harmônica, menos suceptível será o motor a ela, mas isto depende tb da amplitude da vibração ... e pode ser bastante elevada ...
O problema não está na velocidade de avanço total e sim na velocidade de um eixo específico.
Sim, a tendência mais forte é que um único eixo - ou seja, um certo motor - em dado momento provoque e/ou sofra com ressonâncias.
Nesse caso o eixo X fica com uma velocidade aproximada de F40 que eu suponho seja crítico em minha máquina, então perde passos. Valores diferentes desses, funciona perfeitamente.
Pois é, o que vc descreve é um comportamento bastante típico. A velocidade em que ocorre o prob pode variar muito de máquina pra máquina. O que é certo é que ressonâncias na frequência natural do motor vão causar probs, acima ou abaixo dela é incerto ...
Acredito que em qualquer máquina é passível de acontecer isso, mesmo com velocidades de avanço altas, determinado motor ir para uma faixa crítica, dependendo do percurso que estiver sendo realizado.
E vc tem razão, pode acontecer sim. Se é uma ocorrência rara ou frequente vai depender do conjunto ... depende da rigidez estrutural em geral, de motores, drives, coeficientes de atrito e até das estratégias de usinagem ... tantas coisas e tão difíceis de mensurar e calcular que na maioria dos casos temos que tratar a coisa muito empiricamente ... claro que é possível prevenir probs adotando amortecedores mecânicos e/ou eletrônicos, mas felizmente a coisa funfa bastante bem na maioria dos casos e não costuma ser difícil chegar a uma configuração satisfatória.
O que pode resultar dessa minha teimosia é eu aprender mais um pouco.
Verdade, o resultado da nossa teimosia é que aprendemos todos sempre mais um pouco ...