Jorge,
Não fiz nenhum aterramento em minha máquina, sei que é errado.
Correndo o risco de ser apedrejado eu diria que pode não ser tão errado assim ...
Há uma falsa noção de que aterramento é a panacéia para todos os males e a coisa não é bem assim, pode até ser a origem de alguns probs ...
Primeiro vamos tomar muito cuidado para não confundir o aterramento propriamente dito, ou seja a conexão da alguma coisa à Terra, o planeta, e o que tb chamamos de aterramento, interconexão de massas e retornos de fontes (habitualmente o negativo, erroneamente chamado de "terra"). A origem do equívoco está no fato de que é usual conectar as massas à Terra, mas embora isto pareça redundar na mesma coisa, é algo diferente e deve ser feito segundo critérios quase sempre ignorados e desobedecidos.
As regras básicas são:
Todas as interligações ("terras") devem ser feitas em um único ponto, é a chamada topologia em estrela. Se o equipamento for aterrado (terra verdadeiro), a conexão à Terra deve ser feita a partir desse ponto.
As blindagens (as malhas dos cabos) devem ser conectadas em uma única extremidade.
Os condutores de retorno da alimentação de potência devem ser separados dos condutores de retorno de sinal. Trocando em miúdos: os "terras" de sinal e de potência devem ser condutores separados, ou seja, não se deve usar o "terra" da fonte dos motores como retorno de sinais.
Veja se estas regras foram obedecidas. Tenha em mente que pode haver laços de terra, ou seja, caminhos paralelos não imediatamente perceptíveis, como o oferecido por gabinetes metálicos em contato com a carcaça da máquina.
Um teste simples pra verificar se a interferência ocorre por indução, é afastar o driver do inversor ... se verificar que a interferência desaparece, tá caracterizada a indução e o remédio é esse mesmo, afastar o driver do inversor ou vice-versa, ou ainda blindar / aterrar o inversor.
A julgar pela sua descrição parece que pode ser este o prob.
Lembro que quando liguei o motor no inversor um dos cabos tinha indicação de ser terra, porém não aterrei, apenas liguei este cabo no motor e parei por ai, será que eu deveria telo aterrado?
É sempre saudável aterrar quando é possível, a função primária do aterramento é proporcionar proteção contra choques.