Guia CNC Brasil - Tudo sobre CNC, Router, Laser, Torno e 3D Print
MECÂNICA => Motores em Geral => Tópico iniciado por: CRBR em 02 de Janeiro de 2009, 17:38
-
Pessoal,
Estou com um problema em 1 dos motores de passo AK57H/3-1.8 15 kgf.cm
Hoje usinei a mesa da cnc e terminei o trabalho, desliguei e máquina e retornei agora na parte da tarde
Fui fazer umas usinagens e constatei um problema da perda de passo em um dos motores, achei que era o fuso que estava prendendo e consequetemente perdendo passos, mas não era.
Então resolvi inverter os cabos de alimentação dos motores, continuou a ter o mesmo problema, perda de passo e em determinados momentos parece que está sem força/preso
Tirei o motor e fiz o teste sem o fuso, continuou a perder passo/prendendo.
Inverti os cabos novamente com ele fora do fuso, e continuou o problema.
Troquei de software Mach para Emc2, continuou na mesma.
Tem determinados momentos que ele gira sem perder passo e em outros momentos ele trava.
Quanto está parado seguro com os dedos o eixo e ele não gira em determinados momentos e em outros gira sem problemas.
Diante exposto quais seriam as soluções a serem tomadas se é que existe.
Obrigado,
Carlos
-
Está alimentando os motores com quanto?
Já tive isso com o motor fora da máquina, tipo sem carga mesmo... Depois de uma certa velocidade travava...
Parou de acontecer quando eu fiz uma fonte mais parruda....
Outra coisa esta acionando em meio passo ou passo cheio? Com passo cheio rola mais ressonancia pode ser que seja isso tbm...
-
Brenk,
Veja,
A configuração da maquina não mudou em nada desde que ela criou vida, hoje que tive este problema com o motor do X, somente, pois os outros estão 100%
A fonte é de 42 v, placa CNC3AX e 1/2 passo.
Carlos
-
Carlos,
Já tive problemas com soldas frias, componentes defeituosos, etc...
-
Fábio,
Então talvez no conector do motor para o cabo. Vou verificar este detalhe.
Carlos
-
Fábio,
Bingo, era mesmo o conector do motor com um fio problemático, foi só refazer a solda e tudo 100% novamente.
Obrigado!!!
Carlos
-
Qual conector está usando?
-
Brenck,
Estou usando o DB 9
Carlos
-
Montei uma máquina nova e tudo parecia perfeito, pois estava fazendo apenas corte. Porém , agora fui fazer uma usinagem em 3D ¹/² e percebi que meu motor do eixo Z dá alguns passos onde ele não deveria dar. Fiz um painel e dentro dele tem um inversor de frequencia da WEG que deve estar a uns 15cm justamente do driver responsável pelo eixo Z, acham que pode ser ai meu problema? O que mais pode ser?
-
Ai vai uma foto do painel...
-
... eixo Z dá alguns passos onde ele não deveria dar.
A interferência é muito possível, mas algum mau contato tb pode causar isso e laços de terra tb ...
-
Danidillen
Quando você desacopla o cabo de ligação da placa isoladora com o PC, o led de status do drive do eixo Z acende ou acontece algo de anormal?
-
Fábio,
Bingo, era mesmo o conector do motor com um fio problemático, foi só refazer a solda e tudo 100% novamente.
Obrigado!!!
Carlos
A algum tempo, eu postei uma experiencia que tive com o DB9, na minha maquina antiga, eu tinha usado esse conector nos 3 eixos, por duas vezes tive problema de "derreter" um dos pinos e dar mau contato, o problema foi que eu nem imaginava que o problema era o conector, troquei motor, aluguei o Rudolf pensando que o problema era na Smile e depois de muitas tentativas eu descobri o culpado, retirei dodos conectores, agora é tudo soldado, assim não corro mais o risco.
-
eu uso na minha a mias de 1 anos.. enunca tive problemas..
3A
-
Eu vo usar o de microfone, tem uns que acha ate com 8 vias... eu vo usar o de 6, já ta tudo soldado não testei ainda pois não coloquei a eletronica numa caixa, o que devo fazer em breve...
Bem que podia fabricar um conector mais parrudin ou mais fácil de soldar que desse pra conectar os ate 8 fios, no caso de um motor bipolar...
Se alguém descobrir algum avise!!!
Tem uns conectores militares ou coisa do tipo, só vi em site, nunca vi pra comprar... Ai não vale = (
-
Depois dessa do conector, vou igual ao Lolata, soldar eles para não haver mais estas situações. Se a máquina está em lugar estático não tem necessidade de ter conector ligando a placa aos motores.
Este tipo de ligação (concector) é só uma questão de tempo que aparecerá a mesma situação, pois até com a variação do clima está sujeito de a solda se soltar (quebrar) novamente.
Carlos
-
Jorge,
Não fiz nenhum aterramento em minha máquina, sei que é errado. Lembro que quando liguei o motor no inversor um dos cabos tinha indicação de ser terra, porém não aterrei, apenas liguei este cabo no motor e parei por ai, será que eu deveria telo aterrado?
Carlos os leds dos drivers acendem normalmente sem estar conectado o cabo paralelo ao micro.
-
Carlos os leds dos drivers acendem normalmente sem estar conectado o cabo paralelo ao micro.
Sim acendiam normalmente, pois o motor hora girava e hora não girava, talvez conforme a rotação/trepidação do motor o contacto era total e outra vez isso não acontecia o que acasionava a interrupção da corrente.
Carlos
-
Aqui eu uso conectores XLR metálicos são bem reforçados e existem com 4 , 5 e 8 vias... Além e serem bons de soldar...
-
Jorge,
Não fiz nenhum aterramento em minha máquina, sei que é errado.
Correndo o risco de ser apedrejado eu diria que pode não ser tão errado assim ...
Há uma falsa noção de que aterramento é a panacéia para todos os males e a coisa não é bem assim, pode até ser a origem de alguns probs ...
Primeiro vamos tomar muito cuidado para não confundir o aterramento propriamente dito, ou seja a conexão da alguma coisa à Terra, o planeta, e o que tb chamamos de aterramento, interconexão de massas e retornos de fontes (habitualmente o negativo, erroneamente chamado de "terra"). A origem do equívoco está no fato de que é usual conectar as massas à Terra, mas embora isto pareça redundar na mesma coisa, é algo diferente e deve ser feito segundo critérios quase sempre ignorados e desobedecidos.
As regras básicas são:
Todas as interligações ("terras") devem ser feitas em um único ponto, é a chamada topologia em estrela. Se o equipamento for aterrado (terra verdadeiro), a conexão à Terra deve ser feita a partir desse ponto.
As blindagens (as malhas dos cabos) devem ser conectadas em uma única extremidade.
Os condutores de retorno da alimentação de potência devem ser separados dos condutores de retorno de sinal. Trocando em miúdos: os "terras" de sinal e de potência devem ser condutores separados, ou seja, não se deve usar o "terra" da fonte dos motores como retorno de sinais.
Veja se estas regras foram obedecidas. Tenha em mente que pode haver laços de terra, ou seja, caminhos paralelos não imediatamente perceptíveis, como o oferecido por gabinetes metálicos em contato com a carcaça da máquina.
Um teste simples pra verificar se a interferência ocorre por indução, é afastar o driver do inversor ... se verificar que a interferência desaparece, tá caracterizada a indução e o remédio é esse mesmo, afastar o driver do inversor ou vice-versa, ou ainda blindar / aterrar o inversor.
A julgar pela sua descrição parece que pode ser este o prob.
Lembro que quando liguei o motor no inversor um dos cabos tinha indicação de ser terra, porém não aterrei, apenas liguei este cabo no motor e parei por ai, será que eu deveria telo aterrado?
É sempre saudável aterrar quando é possível, a função primária do aterramento é proporcionar proteção contra choques.
-
Danidillen
Tenho uma eletrônica exatamente iqual a da sua máquina. Durante a montagem notei que se o cabo de coneção da porta paralela com a opto isoladora estiver desacoplado e com os drives alimentados, o drive do eixo Z estava recebendo um sinal (interferencia/ruido) que chegava a acionar o motor (Z), ou seja com o cabo desconectado o led "status" do drive Z acende indevidamente os outros dois led´s de alimentação do motor e lógica também acendem, mas é normal.
O fabricante da eletrônica me pediu para verificar se há alguma interferencia pois poderia vir ter problemas de perda de passo semelhante ao seu. Estou postando a minha experiência, pois acredito que poderiamos ter um problema comum na isoladora na saída para o drive Z.
-
Motivado pelo comentário do Carlos fui dar uma espiada na foto do painel.
Bão, eu deveria ter notado logo de cara, o layout tá péssimo, do ponto de vista da interferência ...
Os cabos de potência passam pela canaleta em paralelo com os cabos de sinais ...
No que se refere ao prob do eixo Z em particular, chamam a atenção os cabos 1, 2, e 3 (veja a imagem abaixo). Estes cabos estão muito próximos da placa, afaste-os, é possível que isto resolva o prob, caso contrário é bem provável que vc tenha que repensar o layout ...
-
Jorge, afastei os cabos e refiz os testes, porém não funcionou. Então fiz o seguinte: desliguei o inversor e novamente mandei rodar, porém o problema continuou. Continua dando alguns passos onde deveria ficar parado. Cheguei a conclusão de que não deve ser problema de interferência, seria correta esta minha afirmação? Você acha que pode ser motor? Ou deve ser problema no driver, e/ou na optoisoladora?
Cheguei em alguns momentos a me questionar quanto ao trafo que uso, 8A. Meus motores são de 3,3A , que você acha?
-
Pode ser falta de aterramento ou cabo de dados com algum problema, como falta de contato entre os pinos 18 a 25 (isso se estivermos falando de comunicação via LPT)
-
Fábio,
Sim comunicação LPT. O aterramento deve ser feito na massa da máquina? Achei que isso só evitaria choques, errado esta afirmação?
-
Cheguei a conclusão de que não deve ser problema de interferência, seria correta esta minha afirmação?
Não, pode haver outras fontes interferentes além do inversor ...
Esse sintoma tb pode ser provocado por mau contato, solda fria, etc ...
Você acha que pode ser motor?
Não creio que os motor sejam diretamente responsáveis, mas pode haver mau contato nos cabos ...
Ou deve ser problema no driver, e/ou na optoisoladora?
São possibilidades concretas. Seria interessante medir as tensões no conector de entrada da BOB. Vc pode usar um programinha de teste da porta paralela como o parmon:
http://www.geekhideout.com/parmon.shtml
Possivelmente vc terá de instalar esta DLL tb:
http://logix4u.net/inpout32_source_and_bins.zip
(O Win XP não permite acesso direto ao hardware, isto resolve o prob)
Cheguei em alguns momentos a me questionar quanto ao trafo que uso, 8A. Meus motores são de 3,3A , que você acha?
Qual é a tensão da fonte ? E dos motores ?
-
Não sei se vem ao caso, mas esses dias tive problemas com acionamento de motores de passo, usando um micro novo e recem formatado ( marca bitway) os motores giravam lentos e a cada 4 segundos escutava um "toc" e perdiam passo. Depois de testar usando EMC2 e Mach3 o problema continuava. so foi resolvido com a troca por outro micro.
abraço
-
Tensão 2,9V e corrente 3,3A . Meu trafo é de 2X18 estou alimentando com 36V e ele é de 8A . Meus drivers são bipolares e estão configurados para alimentar os motores com 3A. Ligação em série.
Um detalhe que me chamou a atenção é que este problema não acontece no modo JOG. Deixo o Z parado e fico dando comando para o eixo X e Y aleatoriamente e em alguns momentos ambos funcionam juntos e o eixo Z fica paradinho, nada de ganhar passos indevidos.
Quanto ao micro, é antigo e utilizo em uma criatura pequeninha que tenho aqui e funfa tudo muito bem. Utilizo o EMC
-
O aterramento deve ser feito na massa da máquina?
Vários pinos da porta - e do cabo - são "aterrados" e interconectam-se com o "terra" da BOB / drivers. Não creio que este seja o prob, salvo algum cabo exótico. Os testes que sugeri acima podem apontar alguma falha neste sentido.
("terra" aqui significa referência, retorno da fonte, o polo negativo das fontes, não o terra verdadeiro)
Achei que isso só evitaria choques, errado esta afirmação?
Errado. A interconexão dos "terras" é vital, é a referência de todos os sinais.
Vou iniciar uma campanha contra essa bobagem de chamar de terra o que não é terra. É fonte de MUITA confusão.
-
Tensão 2,9V e corrente 3,3A .
Pra verificar a adequação da fonte:
(tensão nominal do motor / tensão da fonte) x corrente nominal do motor = corrente drenada da fonte
(2,9 / 36) x 3,3 = 0,266 A por fase
Considerando três motores iguais, parados, duas fases energizadas (pior caso):
0,266 x 6 = 1,6 A
Um detalhe que me chamou a atenção é que este problema não acontece no modo JOG. Deixo o Z parado e fico dando comando para o eixo X e Y aleatoriamente e em alguns momentos ambos funcionam juntos e o eixo Z fica paradinho, nada de ganhar passos indevidos.
Isto pode ou não ser significativo ... seja a causa interferência, mau contato ou configuração, a coisa pode ser intermitente mesmo ...
Quanto ao micro, é antigo e utilizo em uma criatura pequeninha que tenho aqui e funfa tudo muito bem. Utilizo o EMC
Bom saber ! Qual a configuração do PC ?
-
Bom saber ! Qual a configuração do PC ?
Celeron 1.3
256RAM
Placa mãe: Gigabyte
Uso o EMC...
Desconfio que o problema não envolve o PC, uma vez que utilizo em outra máquina e funciona muito bem e a mais de um ano.
-
(2,9 / 36) x 3,3 = 0,266 A por fase
Utilizo um trafo 36VAC, meus drivers retificam e traformam em VCC, acho que a conta seria outra neste caso, correto?
-
Utilizo um trafo 36VAC, meus drivers retificam e traformam em VCC, acho que a conta seria outra neste caso, correto?
Sim, vc deve considerar a tensão DC, se possível sob carga.
Para uma primeira aproximação pode considerar que a tensão em vazio será 36 x 1,4 = 50,4
Sob carga a tensão será um pouco menor e a corrente drenada um pouco maior, mas já fica evidente que sua fonte está superdimensionada, o que não é nenhum prob.
-
mas já fica evidente que sua fonte está superdimensionada, o que não é nenhum prob.
Neste caso meu trafo não deveria ficar frio? Ele dá uma leve esquentada (morno) ... Acho que uns 55ºC
-
Neste caso meu trafo não deveria ficar frio? Ele dá uma leve esquentada (morno) ... Acho que uns 55ºC
É normal um leve aquecimento, devido às perdas no ferro, alguns graus acima da temperatura ambiente.
-
Meu problema de passos indevidos parece que foi resolvido. Após vários testes, cheguei a conclusão de que minha placa opto-isoladora esta com defeito. Coloquei uma nova placa do mesmo fabricante dos meus drivers e funcionou tudo bonitinho.
-
Agora é minha vez de perder passos ;D
Na verdade não estou perdendo passos é um giro estranho... O motor Y meu energiza porém não anda direito, ele da umas tremidas, até movimenta mas da uns trancos e fica fazendo barulho de motor quando da perdendo passos, porém se eu continuar apertando o jog ele vai andando de pouco em pouco, parece que sei lá ele recebe varios sinais e aproveita apenas alguns e esse fazem o movimentar...
Traduzindo... O motor ta girando meia boca...
Terminei de colocar a eletronica em uma caixa, antes quando tava a fiarada pra fora funcionava tudo perfeitamente, agora que coloquei dentro de uma caixa parece que o Y não gostou da ideia...
Já testei o motor e não está queimado, liguei ele em outro eixo e o que acontece é que ele funciona em outro eixo e ai o motor que passa a nao funcionar é o outro...
Reparei que quando o motor energiza ele tem força para um lado e para o outro não, no caso quando o motor está energizado fica travado e nao da pra girar o fuso na mão, isso acontece para esquerda mas para direita o motor gira e não tem essa força igual para o outro lado...
Testes que já fiz.... Eu soldei conectores nos fios dos motores e soldei conectores na caixa, dos conectores da caixa para placa apenas é preso pelo bornes...
No conector do motor não é... pois se não o mesmo não rodaria quando eu plugasse ele em outro eixo... Logo já elimina a hipotesse de ser no do motor
No da caixa para a placa também não é pois testei para ver se algum pino estava em curto com o outro e não estava ( nem teria como tbm coloquei 2 espaguetes por fio )
Testei para ver se era alguma solda fria que levasse a energia do pino do conector até a placa, todos os pinos estão conduzindo.... Logo o conector da caixa também não é mais o problema...
Pensei que pudesse ser mal contato do conector da paralela, da placa dentro da caixa até a parede dela tem um pequeno cabo DB25, pra ligar a placa até o conector da lateral da caixa, disconectei ele e conectei o cabo da impressora direto na placa com a caixa aberta, o problema continuou... Logo não é no tal mini cabo DB25...
O cabo que eu usei era o que eu usava antes e tudo funcionava perfeitamente... Pode se haver uma possibilidade dele ter tido um mal contato no pino que controla o Y, mas testei com o multimetro e tá tudo ok, logo não é o cabo...
Não é ligação errada das fases, pois todos estão ligados iguais e também quando se liga fase errado o motor trava e não movimenta nada... Como ele tá rodando de leve ai essa exclui essa possibilidade também....
Mecanico não é, pois todos os meus eixos estão configurados iguais e quando coloco o motor em outro eixo tudo gira perfeitamente....
Configuração? Será? Mas como já disse todos configurados iguais ( em relação a acelerção e velocidades )
Agora fiquei sem testes :D Alguma sugestão?
Quais outros testes posso fazer?
Obrigado a todos
-
Gustavo, veja se os pinos de passo e direção não estão trocados um com o outro ...
-
Se for na configuração do turbo não estão, inverti e ai o motor nem gira...
Alguma ideia?
Acabei de reportar algo, acho que não vai te nada a ver mas na verdade o eixo que eu pensava ser o Y na verdade é o X, mas na placa ele está ligado no do meio, no caso Y.... Quando inverti o os pinos do Y o X na minha máquina parou de funcionar, voltei ao que estava, depois tentei inverter os pinos do X ( da placa que na verdade é o Y da máquina ) ai nem movimentou, ai voltei no que estava e continou o problema de antes de movimentar mas trepidando e travando ao msm tempo....
-
Tente invertendo só o pino dir.
Ja verificou curtos nos fets?
-
Mas inverter o pino dir pra qual pino? No software neh?
Se for do Hi pra Lo eu já inverti e tentei todas as combinações, os 2 hi, os dois lo, 1 hi e 1 lo e 1 lo e 1 hi....
Curto nos fets não deve ser pois antes funcionava tudo perfeito e eu nem toquei nos fets, mas se for fet ele queimou ou é so acabar com o curto? Como testar?
Parece algum tipo de mal contato, tipo as vezes roda um pouco e trava, as vezes roda e e quando eu aperto alt, pra ir mais rapido no faz jog trava... Tipo quando o motor não aguenta tocar o conjunto a certa velocidade.... Lembrando que não é a mecanica nem o motor pois se trocar o eixo dele ele funciona perfeitamente...
Parece que é mal contato mesmo pois é algo que as vezes conduz e as vezes não conduz... Tipo se vc pegar um motor que ficasse ligado na tomada rodando partir o fio dele e ficar batendo uma ponta com a outra, ai o motor vai pegar energia as vezes sim e as vezes não...
-
Brenk,
Pelo seu relato fico com o mesmo problema que tinha o meu, mal contato no conector, os sintomas são os mesmos sem uma virgula a mais ou a menos, reveja os conectores novamente.
Carlos
-
CRBR
Eu testei com o multimetro e o conector conduz todos os pinos, no seu aconteceu o mesmo? Vc testou com o multimetro ou refez a solda de cara?
As vezes no multimetro acusa que ta conduzindo mas as vezes pode ser que está com mal contato... Pelo menos só se for no conector da parede da caixa ate a placa pois o do motor não é porque funciona em outro eixo...
-
Gustavo, esse é um sintoma típico de probs com o "terra" tb ... verifique se as fontes e o PC estão interconectados.
Vc pode tb testar a porta paralela com o parmon e um multímetro pra assegurar que a porta goza de boa saúde.
-
Brenk,
Não testei com multimetro, depois que o Gilli deu a dica de solda fria, fui direto nos fios dos conectores e verifiquei que tinha um com problemas, refiz a solda e tudo se normalizou.
De uma olhada na primeira mensagem deste tópico e veja se as caracteristicas do meu problema não são as suas.
Tente refazer as soldas quem sabe uma pequena vibração já é o suficiente para que o mal contato apareça.
Carlos
-
Como assim as fontes e o pc interconectados? Minha fonte é um trafo 31v 5a com segundo enrolamento de 9v 2a pra alimentar a logica, todos os motores sao 3v 3a. O pc só se conecta com a caixa atraves da paralela...
Vou testar os conectores agora
-
Como assim as fontes e o pc interconectados?
Repetindo: os "terras" das fontes, drivers e do PC devem estar interconectados.
Os pinos 18 a 25 são conectados ao "terra" do PC e deve ser interconectados aos drivers e fontes.
Caso isto não esteja de acordo um dos sintomas é que vc relatou.
-
Testei o conector e ele está funcionando sem problemas...
Jorge,
Fecho um curto do pino 18 ao 25? Tipo passo uma tira de solda?
O meu cabo está assim, acabei de ver que um das pontas não está...
Mas antes funcionava com o mesmo cabo... Será que pode ter deixado de funcionar?
Outra coisa que reparei, o eixo problematico o motor que liga nele o chopper parece não funcionar 100%.... quando vc encosta nos outros motores da pra sentir uma vibração do barulho de chuveiro que ele faz, e da pra sentir bem nos motores que funcionam, no motor do y a vibração é muito menor assim como o barulho.... Outra coisa é que os motores dos outros eixos esquentam muito mais rápido que o do y o do y eh praticamente imperceptivel o aquecimento so aquece se deixar uns 5 min ligado, que nesse ponto os outros motores já estão bem quentes, ainda da pra colocar a mão e tal mas mesmo assim bem quentes....
Atualizando agora estava tentando fazer funcionar e um fusivel queimou, logo depois que sai 31v 5A tenho um fusivel de 5A, ai dali vai para o capacitor, ponte e motores...
Porque será que queimou?
Substitui e agora tudo voltou ao que estava ( Eixo Y não funcionando )
-
Brenk,
Acabei de ter mais um problema no mesmo eixo X, estava usinando aluminio e simplesmente parou no meio da usinagem.
Caracas, fui direto no conector, nada tudo normal, troquei os cabos e o motor ligou normal.
Ahí resolvi dar uma verificada no borne de saida da placa, pimpa estavam com pouco aperto os cabos de saída, reapertei eles e tudo voltou ao normal, menos a usinagem.
Carlos
-
CRBR,
Mas eu testei os conectores e não são eles... Só o eixo Y da problema e eu passei o conector do X pro Y e ai o X continua funcionando com o conector que estava no Y, que no caso seria o que poderia estar defeituoso...
Como se testa fets?
-
Brenck,
Você ta ligando a porta paralela direto nos drives ou tem uma opto-isoladora antes?
-
Direto nos drives...
De fato o problema só pode ser nor fets, vou trocar...
Sabe algum jeito de testar e sabber qual está com problemas? Sem ter que trocar tudo...
-
ae galera alguem pode me dizer a sequencia dos fios do motor (23lm-c035 3.0v 2.4 a e 5.5kgf)
obrigado
-
Cheguei a conclusão de que não deve ser problema de interferência, seria correta esta minha afirmação?
Não, pode haver outras fontes interferentes além do inversor ...
Esse sintoma tb pode ser provocado por mau contato, solda fria, etc ...
Você acha que pode ser motor?
Não creio que os motor sejam diretamente responsáveis, mas pode haver mau contato nos cabos ...
Ou deve ser problema no driver, e/ou na optoisoladora?
São possibilidades concretas. Seria interessante medir as tensões no conector de entrada da BOB. Vc pode usar um programinha de teste da porta paralela como o parmon:
http://www.geekhideout.com/parmon.shtml (http://www.geekhideout.com/parmon.shtml)
Possivelmente vc terá de instalar esta DLL tb:
http://logix4u.net/inpout32_source_and_bins.zip (http://logix4u.net/inpout32_source_and_bins.zip)
(O Win XP não permite acesso direto ao hardware, isto resolve o prob)
Cheguei em alguns momentos a me questionar quanto ao trafo que uso, 8A. Meus motores são de 3,3A , que você acha?
Qual é a tensão da fonte ? E dos motores ?
amigo como faço a instalação do inpout32 no xp não consegui entender?
não estou conseguindo usar o parmon no xp!!!!