Jorge, estou esperando essa explicação de como fazer um motor funcionar só com uma fonte ...
Edson, é simples, basta energizar as fases na sequência correta. Considerando um motor unipolar de cinco fios:
+---/\/\/\---o A1
|
+---/\/\/\---o A2
|
COM o---+
|
+---/\/\/\---o B1
|
+---/\/\/\---o B2
Conecta-se o polo positivo de uma fonte ao comum e ajusta-se para a tensão nominal do motor, isto não é crítico, a tensão pode ser bem mais baixa ou mesmo um tanto mais elevada que a nominal.
A seguir conecta-se o polo negativo a uma fase de cada vez, segundo a sequência: A1, B1, A2, B2. É só e apenasmente isto.
Esta é tb uma maneira de determinar a fiação, a sequência, quando é desconhecida. Energizado na sequência correta o motor avança passo a passo, por tentativa não é difícil determinar as conexões.
PS, causo: Há muitos anos, quando tive o primeiro contato com motores de passo, fiquei fascinado e pra ver se havia entendido os conceitos básicos, fiz uma gambiarra com chaves pra acionar um motor bipolar. Chaves pq é um pouquinho mais chato fazer com bipolar. Lembro-me muito vividamente de como fiquei exultante quando consegui fazer a coisa avançar passinho por passinho ... guardo em um tipo de memória motora (trocadilho proposital) ... tenho registrado mais nos músculos que na cabeça a sequência ...