Autor Tópico: Motor monofásico.  (Lida 9642 vezes)

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Offline iluj

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Re:Motor monofásico.
« Resposta #15 Online: 18 de Setembro de 2012, 15:38 »
Olá minilathe, sei que o correto é rebobinar o motor e que talvez não fique uma maravilha de serviço, mas não estou disposto a gastar dinheiro com isso, e além do que o máximo que vai acontecer é de eu ter que mandar fazer o rebobinamento.
 Quanto ao sobreaquecimento não houve nenhuma anomalia que eu tenha percebido, tanto é, que utilizo ele normalmente, e o problema só ocorre quando ele tem que fazer o ciclo de liga-desliga várias vezes em um período curto.
Agora estou sem tempo, mas quando abrir, vou tirar umas fotos para postar aqui no fórum, e compartilhar alguma dúvida que possa surgir.
Obrigado.

Offline iluj

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Re:Motor monofásico.
« Resposta #16 Online: 27 de Setembro de 2012, 11:53 »
Olá pessoal, venho aqui dizer que o motor mensionado do compressor ontem não arrancou mais, mesmo estando frio.
Não tive outra alternativa a não ser de abrí-lo. Foi então que reparei que desmontando ele, na parte do bobinamento, ví que tinha 5 espiras com aperência de derretidas (na parte interna onde produz o campo magnético) os plásticos que servem de proteção para os fios de cobre não vibrarem encostando diretamente no motor. Como o colega skillmarco relatou que no compressor dele havia acontecido de ter entrado em curto o bobinamento, acredito que o meu aconteceu o mesmo.
Acabei fazendo o mesmo procedimento que segundo o colega, resolveu o problema ( colocar resina epoxi nas bobinas), mas como eu não tinha resina epoxi, acabei usando uma transparente (que não é epoxi) para fazer o procedimento.
Tirei algumas fotos e também colocarei um link de um vídeo que fiz para mostrar e ter um pouco de noção de como fiz para solucionar o problema.
O resultado ficou ótimo, pois agora o motor arranca sem titubear.
Fazendo uma analogia com um carro, posso dizer que antes eu arrancava com a quarta marcha, agora com a primeira. ;D ;D
No vídeo dá para perceber como está agora o arranque.
No mais vamos ver como se comporta agora com testes de longa duração, pois liguei várias vezes para testar e está tudo normal, mas tenho que testar em dias mais quentes, pois está dando temperaturas quase negativas aqui hoje e ontem, e devo testar em um dia mais quente com o uso prolongado para fazer o teste de fogo.
Qualquer dúvida é só perguntar.
Conserto de compressor de ar com bobina em curto.


 

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