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MECÂNICA => Motores em Geral => Tópico iniciado por: iluj em 14 de Setembro de 2012, 17:34

Título: Motor monofásico.
Enviado por: iluj em 14 de Setembro de 2012, 17:34
Olá à todos, gostaria de saber o que está acontecendo com o motor monofásico do meu compressor, pois ele quando quente não arranca.
Já troquei o capacitor e não adiantou.
O detalhe é que somente quando está quente.
Percebí que ele fica trancado, pois tentei empurrar o eixo(sem ligar ele está livre), mas estava travado na hora do arranque.
Revisei os rolamentos e também tiro a pressão do cilindro para ter certeza de que isso vá atrapalhar na hora do arranque.
Acredito que seja alguma bobina interna, mas não tenho certeza.
O compressor é de 24 litros Motomil.
Se alguém puder dar uma luz estarei grato.
Desde já, muito obrigado.
Título: Re:Motor monofásico.
Enviado por: eletronal em 14 de Setembro de 2012, 23:24
Olá iluj,
O compressor de ar quando atingir o valor da pressão ajustada no pressostato, desliga o motor e libera a pressão entre o cabeçote do compressor e a valvula de retenção no reservatorio. Caso que a pressão deste trecho não seja aliviada, o motor não consegue partir novamente. A tarefa de aliviar esta pressão é feita pelo pressostato. Verifica o pressostato.
eperimente ligar o compressor sem pressão no cilindro.
Boa sorte
ALBERTO
Título: Re:Motor monofásico.
Enviado por: Elio Cesar em 15 de Setembro de 2012, 01:21
Caro iluj, esse compressor é equipado por um  protetor térmico (termostato) que abre quando o motor esta acima da temperatura para qual foi projetado. Esse protetor pode estar com defeito abrindo antes do motor estar superaquecido ou esta cumprindo sua função pois o motor realmente esta superaquecendo. Cabe seu bom senso para diagnosticar o problema. Se constatar que o motor não esta tão quente assim a troca desse termostato devera resolver o problema. Boa sorte.
Abs
Elio Cesar
Título: Re:Motor monofásico.
Enviado por: iluj em 15 de Setembro de 2012, 16:38
Olá eletronal, sobre o alívo do pistão está tudo ok, inclusive fiz testes com o cilíndro vazio e o problema perciste.
Olá Elio Cesar, se o termostato estivesse aberto o com problema, o motor não iria ligar. No meu caso, ele liga, mas não consegue girar. É como se estivesse fazendo força, mas trancado. O mais interessante é que ele trava o eixo quando isso acontece, pois tentei ajudar empurrando a ventoinha que é ligado ao eixo do motor e aí percebí isso.
 Será que não pode ser problema em alguma bobina do motor?
Obrigado
Título: Re:Motor monofásico.
Enviado por: deru em 16 de Setembro de 2012, 22:21
Tive esse problema quando usava uma extensão no cabo de alimentação. Você está ligando o compressor direto na tomada sem extensão?
Título: Re:Motor monofásico.
Enviado por: iluj em 16 de Setembro de 2012, 23:20
Olá Deru, estou usando diretamente na tomada.
Título: Re:Motor monofásico.
Enviado por: minilathe em 17 de Setembro de 2012, 00:20
O compressor trava apenas quando está quente ou sob pressão? A movimentação trava totalmente ou fica resistente?

O problema é no motor ou no compressor? Se for no motor, verifique se alguma peça interna ao motor (rotor, enrolamentos, isolamento, mancais) está impedindo o movimento.

Se o problema for devido a temperatura é provável que alguma peça ao se dilatar esteja dificultando a movimentação (ex.: anel do pistão, mancal do eixo ou da biela / manivela).
Título: Re:Motor monofásico.
Enviado por: iluj em 17 de Setembro de 2012, 18:04
Olá minilathe, acredito que seja no motor, pois usando a mão para virar o eixo do motor que é o mesmo ligado à biela do compressor, ele gira normalmente, mas quando ligo ( com ou sem pressão não muda nada) ele apresenta uma resistência, onde tento "empurrar" o eixo pela vetoinha com a mão para ajudar na arrancada (com ele ligado, mas trancado) aí percebo que ele está freado. Acredito que seja pelo próprio campo magnético.
Isso só acontece quando ocorre de eu ter que usar ele direto, onde ele liga e logo desliga ( tipo umas quatro ou cinco vezes seguidas em um intervalo de tempo curto) aí é que ele liga quando baixa a pressão e não consegue dar a primeira volta como dito acima. Tenho que esperar esfriar o motor (~meia hora) e ele volta a funcionar normalmente.
É muito estranho, pois achei que era o capacitor, mas não é.
Título: Re:Motor monofásico.
Enviado por: skillmarco em 17 de Setembro de 2012, 18:29
Olá,

tive um problema semelhante e o defeito era o verniz do motor que quando aquecido fazia com que a bobina entrasse em curto, o tecnico tentou colocar ( derramou ) resina epoxi  sobre a bobina o que acabou com o problema, ele me disse que tive sorte pois na maioria das vezes é necessario enrolar novamenete o motor.
Título: Re:Motor monofásico.
Enviado por: minilathe em 17 de Setembro de 2012, 21:10
Olá minilathe, acredito que seja no motor, pois usando a mão para virar o eixo do motor que é o mesmo ligado à biela do compressor, ele gira normalmente, mas quando ligo ( com ou sem pressão não muda nada) ele apresenta uma resistência, onde tento "empurrar" o eixo pela vetoinha com a mão para ajudar na arrancada (com ele ligado, mas trancado) aí percebo que ele está freado. Acredito que seja pelo próprio campo magnético.
Isso só acontece quando ocorre de eu ter que usar ele direto, onde ele liga e logo desliga ( tipo umas quatro ou cinco vezes seguidas em um intervalo de tempo curto) aí é que ele liga quando baixa a pressão e não consegue dar a primeira volta como dito acima. Tenho que esperar esfriar o motor (~meia hora) e ele volta a funcionar normalmente.
É muito estranho, pois achei que era o capacitor, mas não é.

Se é o campo magnético, com o motor recém desligado (e quente) não deveria estra travando... Se trava desligado é problema mecânico, certo?
Título: Re:Motor monofásico.
Enviado por: iluj em 17 de Setembro de 2012, 23:00
Skillmarco, acredito que seja isto mesmo, pois já estava imaginando alguma coisa parecida.
Obrigado por sua ajuda, e vou tentar alguma coisa parecida com a que o técnico usou para solucionar o seu problema.
Minilathe, o problema é com ele ligado, como dito em mensagens anteriores, mas fico agradecido pela atênção.
Citar
mas quando ligo ( com ou sem pressão não muda nada) ele apresenta uma resistência, onde tento "empurrar" o eixo pela vetoinha com a mão para ajudar na arrancada (com ele ligado, mas trancado)
Título: Re:Motor monofásico.
Enviado por: Tesifom em 18 de Setembro de 2012, 08:46
Olá Iluj!
Td certo camarada?
Já me aconteceu algo parecido. O problema estava no mecanismo de partida desses motores ( interruptor centrífugo), de acionamento mecânico e funciona como um interruptor do capacitor no momento da partida e que se abre com o aumento da rotação. No meu caso ele não retornava a posição inicial e permanecendo aberto e assim não permitindo que o capacitor esteja conectado a bobina de partida no momento de partir.
Veja a foto. Podem variar ligeiramente de formato dependendo do fabricante do motor.
Vale a pena dar uma conferida, e uma velha recomendação, jamais use óleos desengripantes nesses mecanismos sob o risco de incêndio.
Boa sorte na busca da solução!!
Forte abraço!
Título: Re:Motor monofásico.
Enviado por: iluj em 18 de Setembro de 2012, 11:31
Olá tesifom, tudo certo!
Acredito que saiba muiiiito mais que eu, onde eu apenas "mexo" em alguma coisa.
Mas pela minha pouca experiência acredito que estes motores (compressor Motomil) não possuem este sistema, onde também já tive problema em um cortador de grama, que pelo que me parece é semelhante a este motor da foto.
Pelo que descreveu o colega Skillmarco, deve ser algo parecido com o que aconteceu com ele, pois quando o motor do compressor está apresentando este problema (de não arrancar), ele esquenta muito a parte exterior do motor, que é aquela onde está enrolado o fio de cobre, visto que, estes motores são "abertos" sem aquela proteção que a maioria dos motores (tipo Weg) possui.
Não sei se você conhece, ou já teve a oportunidade de ver um destes compressores sem a carenagem que cobre o sistema mecânico do compressor (24 litros), onde o eixo do motor é acoplado diretamente no eixo da biela do compressor.
Vou aproveitar para te perguntar se você tem o conhecimento de como posso fazer para utilizar a técnica que o colega Skillmarco descreve no post acima, onde ele diz que o técnico derramou resina epóxi na bobina de cobre do motor.
Nunca abri um motor deste tipo, mas estou curioso para abri-lo e fazer alguma coisa para solucionar o problema.
Desde já muito obrigado.
Título: Re:Motor monofásico.
Enviado por: Tesifom em 18 de Setembro de 2012, 12:23
Salve Juliano!
Essa eu vou ficar devendo,...não conheço esse tipo de motor em específico. Não deve ser difícil mexer, mas não tenho realmente detalhes pra te passar...
Vou acompanhar o topico para aprender mais uma...rs
Abraço!!
Título: Re:Motor monofásico.
Enviado por: minilathe em 18 de Setembro de 2012, 12:57
Olá tesifom, tudo certo!
Acredito que saiba muiiiito mais que eu, onde eu apenas "mexo" em alguma coisa.
Mas pela minha pouca experiência acredito que estes motores (compressor Motomil) não possuem este sistema, onde também já tive problema em um cortador de grama, que pelo que me parece é semelhante a este motor da foto.
Pelo que descreveu o colega Skillmarco, deve ser algo parecido com o que aconteceu com ele, pois quando o motor do compressor está apresentando este problema (de não arrancar), ele esquenta muito a parte exterior do motor, que é aquela onde está enrolado o fio de cobre, visto que, estes motores são "abertos" sem aquela proteção que a maioria dos motores (tipo Weg) possui.
Não sei se você conhece, ou já teve a oportunidade de ver um destes compressores sem a carenagem que cobre o sistema mecânico do compressor (24 litros), onde o eixo do motor é acoplado diretamente no eixo da biela do compressor.
Vou aproveitar para te perguntar se você tem o conhecimento de como posso fazer para utilizar a técnica que o colega Skillmarco descreve no post acima, onde ele diz que o técnico derramou resina epóxi na bobina de cobre do motor.
Nunca abri um motor deste tipo, mas estou curioso para abri-lo e fazer alguma coisa para solucionar o problema.
Desde já muito obrigado.

Esse negócio de derramar resina em cima do enrolamento me parece uma tremenda de uma porcaria. Um enrolamento de fio de cobre é isolado através do verniz do fio. Como o "técnico" garante que a resina vai isolar o fio no ponto exato onde está havendo curto?? Se há um curto, seria melhor, uma solução mais "limpa", re-enrolar o motor. Um cutrto pode ser detectado através da elevação da corrente do motor, a corrente pode ser medida através de um amperímetro (alicate).

O verniz do fio resiste a uma certa temperatura, em torno de 180 graus, que pode ser alcançada no interior do enrolamento (fiação do motor) numa sobrecarga do motocompressor.

Um motocompressor , se for um bom produto e estiver sendo operado corretamente, foi projetado para operar numa  certa temperatura no seu enrolamento. E não queima à toa.

Já tentou trocar o capacitor de partida (de defasagem)? O sobreaquecimento pode ocorrer se o motor não parte ou não consegue manter a rotação.
Título: Re:Motor monofásico.
Enviado por: iluj em 18 de Setembro de 2012, 15:38
Olá minilathe, sei que o correto é rebobinar o motor e que talvez não fique uma maravilha de serviço, mas não estou disposto a gastar dinheiro com isso, e além do que o máximo que vai acontecer é de eu ter que mandar fazer o rebobinamento.
 Quanto ao sobreaquecimento não houve nenhuma anomalia que eu tenha percebido, tanto é, que utilizo ele normalmente, e o problema só ocorre quando ele tem que fazer o ciclo de liga-desliga várias vezes em um período curto.
Agora estou sem tempo, mas quando abrir, vou tirar umas fotos para postar aqui no fórum, e compartilhar alguma dúvida que possa surgir.
Obrigado.
Título: Re:Motor monofásico.
Enviado por: iluj em 27 de Setembro de 2012, 11:53
Olá pessoal, venho aqui dizer que o motor mensionado do compressor ontem não arrancou mais, mesmo estando frio.
Não tive outra alternativa a não ser de abrí-lo. Foi então que reparei que desmontando ele, na parte do bobinamento, ví que tinha 5 espiras com aperência de derretidas (na parte interna onde produz o campo magnético) os plásticos que servem de proteção para os fios de cobre não vibrarem encostando diretamente no motor. Como o colega skillmarco relatou que no compressor dele havia acontecido de ter entrado em curto o bobinamento, acredito que o meu aconteceu o mesmo.
Acabei fazendo o mesmo procedimento que segundo o colega, resolveu o problema ( colocar resina epoxi nas bobinas), mas como eu não tinha resina epoxi, acabei usando uma transparente (que não é epoxi) para fazer o procedimento.
Tirei algumas fotos e também colocarei um link de um vídeo que fiz para mostrar e ter um pouco de noção de como fiz para solucionar o problema.
O resultado ficou ótimo, pois agora o motor arranca sem titubear.
Fazendo uma analogia com um carro, posso dizer que antes eu arrancava com a quarta marcha, agora com a primeira. ;D ;D
No vídeo dá para perceber como está agora o arranque.
No mais vamos ver como se comporta agora com testes de longa duração, pois liguei várias vezes para testar e está tudo normal, mas tenho que testar em dias mais quentes, pois está dando temperaturas quase negativas aqui hoje e ontem, e devo testar em um dia mais quente com o uso prolongado para fazer o teste de fogo.
Qualquer dúvida é só perguntar.Conserto de compressor de ar com bobina em curto. (http://www.youtube.com/watch?v=b5kNsKp4PLI#)