Bom, vamos por partes:
Ou este movimento é só do carro para direita e esquerda, para tentar manter o pendulo parado?
Sim, os 0,4mm aos quais me referi são de deslocamento do carro.
Se for, creio que não é importante, pois é a eletronica quem decide o quanto e o quão rápido o carro deva se mover para manter o pendulo em equilibrio - estou certo?
É isso que eu penso também.
Acho que usar um potenciômetro é simples e ainda é possível com um mês de prazo, sendo uma solução mais eficaz.
Como sensor
angular estou utilizando um potenciômetro sim. Esqueci de mencionar isso.
E como sensor de
posição estou utilizando um foto-diodo/foto-transistor com uma engrenagem de mouse furada passando por entre eles.
O sensor incremental está acoplado no eixo do motor (que por sua vez está
FIXO) e, na medida que o eixo do motor se movimenta, a engrenagem gira, gerando os pulsos no foto-transistor.
Parece que o motor possui uma redução e está acoplado ao carro (se move com o carro) ou pode mover o carro através de uma correia (motor fixo). E a cada passo o carro se move 0,4 mm? É isso? O motor está fixo?
Só pra conferir: qual é a disposição do motor, polias, carro ? Como vc está calculando o avanço do carro ? Tem algum desenho do sistema ?
O motor está FIXO no trilho e move o carro por meio de uma correia. A cada passo, o carro se move 0,4mm.
Não tenho nenhum desenho.
De qualquer modo estamos todos à postos para ajudá-lo no que for possível e torcendo pelo seu sucesso ...
Tenho fé na ajuda de vocês e sou muito grato.
Um encoder magnético ajuda?
http://www.austriamicrosystems.com/eng/Products/Magnetic-Encoders/Rotary-Encoders/AS5043
Seria de grande utilidade no início (quando estava tentando decidir que tipo de sensor angular iria utilizar), mas agora é indiferente, pois estou utilizando um potenciometro e não problema algum com ele.
O ponto principal é o controle do motor de passo, o resto está ok.
Mas muito obrigado pela referência, inclusive, vou pedir um sample para trabalhos futuros.