Resolvi a encrenca!
Acabei de ler com calma este topico, a 5 anos venho fabricando sistema de refrigeração liquida para computadores de alto desempenho (water cooler:
www.pollar.com.br) Vão algumas dicas:
Aditivo de radiadores: Cuidado ao escolher o aditivo, tem aditivos mais baratos que são
SÓetilenoglicou (ou propileno, mas estes são mais raros) o etilenoglicou tem a função de lubrificar a bomba e aumentar a fase liquida do fluido (diminue o ponto de congelamento e aumenta o ponto de ebulição) a UNICA vantagem do etilenoglicou nos nossos spindles é a de lubrificar o sistema, uma vez que não é possivel congelar um spindle com o clima brasileiro e a água não passa dos 70º.
Procurem por aditivos que tem função anti-bacteria, anti-algas e anti- corrosão, estes são os melhores.
Usar muito aditivo entope o spindle! Muitos pensam que quanto mais aditivo melhor, esta errado, a maioria dos aditivo tem uma substancia anti-espumante, essa substancia "coagula" com uma subida brusca de temperatura, chamamos isso de "clog" no water cooler.
Fotos de um block com clog:
Motor spindle refrigerado a água entupido
Motor spindle refrigerado a água entupido
Motor spindle refrigerado a água entupido
Motor spindle refrigerado a água entupido
Motor spindle refrigerado a água entupido
Isso acontece com misturas muito ricas de aditivo, em carros mistura rica é bom, pois um motor trabalha com temperaturas altas e não tem passagens tão pequenas como os nossos spindles.
Outra coisa arriscada é inverter o fluxo para limpar, quem tem costume de fazer, faça periodicamente sem problemas, porem quem tem o sistema rodando muito tempo no mesmo sentido pode desprender uma sujeira grande que vá entupir uma passagem menor. Imagine que uma particula agarrada em um poro vá se unindo á outras particulas e formando uma bolinha (similar ao colesterol se aglomerando em uma arteria) quando essa bolinha solta e é levado pelo fluxo pode entupir o sistema, principalmente em afunilamentos e curvas. O ideal é usar um filtro como o amigo Marco falou. Um pedaço de meia-calça na entrada de fluxo da bomba já evita dores de cabeça.
Já vi no fantastico usarem coca-cola para desentupir encanamentos, funciona, mas no spindle acho que vai trazer mais problemas que soluções.
Eu limpo os Water coolers com uma solução de 50% água e 50% acido muriático, tiro o fluido velho e deixo a solução rodar por uns 5 minutos, mas CUIDADO para não deixar a solução rodando muito tempo, é necessário lavar bem o sistema depois para retirar qualquer vestígio de acido. Existem produtos para limpeza de radiadores, mas os resultados é o mesmo.
Água de bateria é água desmineralizada, é H²O puro, não contem sais minerias ou cloro, o cloro pode rachar as borrachas e mangueiras com o tempo, mas é bobagem usar esse tipo de água, pois o aditivo já corta a ação do cloro. Outra vantagem de usar H²O puro é que não conduz eletricidade, assim se um water cooler vazar dentro de um PC não causa curto, porem em um spindle acho desnecessário isso.
Recomendo usar água filtrada + 30% de aditivo. Abaixo algumas fotos de dutos de 1/4" entupidos (1/4" é a mesma medida dos dutos do spindle)
Entupido por uma partícula desconhecida.
Formação de algas, esse tipo de alga adora lugares quentes, como dentro do spindle.
Este é o efeito de aglomeração de partícula que eu falei antes, uma partícula agarra em um poro (no caso o resalto do O'ring) e outras partículas vão se aglomerando á ela, semelhante ao colesterol na artéria.
Como disse, comprei o spindle novo (4HP) e veio entupido, desmontei e encontrei o O´ring comido, provavelmente na montagem, onde o pedaço que soltou entupiu a peça preta, isso é uma demonstração de como possui dutos pequenos no spindle, principalmente nessa peça preta. Estava completamente vedado, coloquei 120 psi de pressão e não saiu nem um soprinho do outro lado.
Motor spindle refrigerado a água entupido
Por dentro do spindle:
Motor spindle refrigerado a água entupido
Motor spindle refrigerado a água entupido
Agora á danada da peça preta:
Motor spindle refrigerado a água entupido
Motor spindle refrigerado a água entupido
Reparem na imagem acima que possui um cotovelo no duto, da pra ver a marca no exterior, a borracha estava entupindo ali, a passagem dessa curva é tão pequena que creio que a maioria dos entupimentos se causa ali.
O mandracke da historia: Essa peça preta é a unica peça que tem contato com o fluido e não é de inox, sem falar que tem a menor passagem, o efeito funil esta todo ali, essa é a peça que enferruja, o aditivo vai evitar a corrosão desta peça já que o resto é de inox.
Se o problema do amigo que criou o tópico for ferrugem, como o Fabio disse que pode ser, com certeza esta nessa peça! Desmonte ela e deixe de molho no WD-40.