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MECÂNICA => Motores em Geral => Tópico iniciado por: juliano.and em 15 de Dezembro de 2011, 10:42
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estou spindle entupido a maior parte dos cortes sao realizados no mdf, já desmontei usei desengripante, tentei passar um fio pela tubulação,, tudo sem sucesso, o que melhora um pouco e ficar jogando com ar com o compressor mas é temporário volta a entupir, sai um liquido preto que não da para identificar se é mdf ou ferrugem há proposito a maquina e xingling....
caso alguém tenha passado por algo parecido da uma dica ai....
obrigado e boas festas a todos
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Provavelmente é ferrugem assim como acontece com os radiadores de carro...
Existem produtos para limpeza e depois de limpo deve-se usar agua desmineralizada e algum aditivo que pode ser oleo soluvel ou mesmo fluido para radiadores.
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Tente Cola-Cola e depois só utilize agua de bateria.
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tinha pensado mesmo em coca-cola vou fazer um teste e posto aqui o resultado.
muito obrigado e bom dia!
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Coca cola?
Mais uma pra lista...
Alcool que serve como fluido de corte, Coca Cola para desentupir spindle enferrujado, urina para corroer placa de circuito impresso chapa de inox (tenho quer confirmar :) ) ...
Eu fico cada vez mais admirado com a capacidade humana...
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Eu fico cada vez mais admirado com a capacidade humana...
Daqui a pouco vão utilizar M... para substituir graxa. ;D
Existem produtos para limpeza e depois de limpo deve-se usar agua desmineralizada e algum aditivo que pode ser oleo soluvel
Alguns usam óleo soluvel, não recomendo essa prática porque favorece o aparecimento de colonia de micro organismos que formam placas e lodo, alem de mau cheiro.
Como em radiadores de carro, o ideal é usar algum aditivo à base de Etileno-Glicol ou equivalente na água, melhora a troca térmica e protege o sistema da oxidação e da corrosão.
Tente Cola-Cola e depois só utilize agua de bateria.
Coca cola possuí acido fosfórico, um excelente decapante mas pode corroer e danificar partes internas do sistema, principalmente as vedações.
Cuidado com algumas chamadas "águas de bateria", podem conter ácido sulfúrico e ser altamente corrosiva; o ideal é usar água destilada ou desmineralizada.
Abraços.
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tambem esperimente inverter as mangueiras a da entrada pela da saida assim oque entrou deve sair
luciano
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estou spindle entupido a maior parte dos cortes sao realizados no mdf, já desmontei usei desengripante, tentei passar um fio pela tubulação,, tudo sem sucesso, o que melhora um pouco e ficar jogando com ar com o compressor mas é temporário volta a entupir, sai um liquido preto que não da para identificar se é mdf ou ferrugem há proposito a maquina e xingling....
caso alguém tenha passado por algo parecido da uma dica ai....
obrigado e boas festas a todos
Amigo, boa Tarde.
uma duvidazinha, mas foge um pouco da sua pergunta.
vc disse que abriu o spindle, então levo a crer que retiraste as duas tampas pretas, correto ou não ?
caso vc tenha retirado, poderia me dizer o que usaste para retirar as tampas, pois estou com o meu aqui parado para trocar os rolamentos, e estou tentando fazer uma gambiarra para retirar as tampas.
abraço
ricardo
Quanto a sua pergunta, por aqui tambem a vazão da agua as vezes diminui, mas sempre usei o compressor , e da resultado, mas sempre uso o compressor de dois em dois dias , mesmo que agua esteja saindo legal, pois sempre sai uma agua suja,
Agora COCA cola, AGUA DE BATERIA, acredito que aos 5 minutos antes de minha morte , ainda vou aprender muita coisa.rsrsrs , agora se da certo ai, são outros 500
abraço
ricardo
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Receio que algum dia alguém queira usar água-benta para todos os males da cnc.
Eu uso aditivo de radiador com água destilada 50% movido por bomba de aquário de 12W. Quando noto qualquer redução no fluxo, completo o nível com aditivo e inverto as mangueiras e ele volta ao normal. Até agora, depois de um ano de uso, ainda funciona legal.
ronaldo
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Em tempo; existe a solução acida de bateria e agua de bateria, que é destilada.
A água de bateria é uma água dismineralizada,pois as placas de chumbo que ficam no interior da bateria não pode receber nenhuma substância que contenha minérais dissolvidos.
A solução de bateria,é um solução contendo uma proporção de acído,para fazer a reação das placas de chumbo e produzir energia.
Pelo amor de Deus não usa solução, fui bem claro, disse agua de bateria.
Agora; se a Coca-Cola desentupir o spindle do cara, Será que virão os comentários elogiosos? KKKKKKKKKKK :) :) :)
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Amigos,
Pesquisando na internet sobre spindle acabei por encontrar aqui mesmo no Guia um tópico "manutenção spindle ching ling" (CHINA)
quem abriu esse tópico foi imaginem quem?,,,Lolata. Vale a pena ler, tem informação importante.
Maquete ( Carlos).
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Mandiares,
Elogios por usar um treco que não se presta a esta função???
É o mesmo que elogiar um médico cirurgião porque usou uma colher no lugar do bisturi...
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Amigos,
Pesquisando na internet sobre spindle acabei por encontrar aqui mesmo no Guia um tópico "manutenção spindle ching ling" (CHINA)
quem abriu esse tópico foi imaginem quem?,,,Lolata. Vale a pena ler, tem informação importante.
Maquete ( Carlos).
amigo carlos, o tópico do lolata é este aqui http://www.guiacnc.com.br/index.php/topic,5921.0.html (http://www.guiacnc.com.br/index.php/topic,5921.0.html) mas infelismente ele penas comenta sobre o assunto, o que é uma pena , pois seria muito bom se tivesse as fotos do motor aberto do lolata e como ele fez esta proeza.
Estou começandoa abrir o meu e ja postei o inicio, mas quando tiver todo aberto vou colocar tudo detalhado,
Não vou mais POLUIR O TÓPICO DO AMIGO, apenas coloquei aqui o link, pois tambem tem informações sobre limpeza do mesmo
abraço
ricardo
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Deve ser a proximidade do fim do ano...rsss A galera tá pegando pesado em matéria de técnicas alternativas....rss s Será que tem alguém querendo transformar chumbo em ouro? rssss
Aproveito para desejar a todos um feliz natal e um ano novocom muitas "alternativas" felizes.
Nivaldo-Ba
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Agora; se a Coca-Cola desentupir o spindle do cara, Será que virão os comentários elogiosos?
Essa é uma falsa questão.
O problema é outro, o camarada inventa situações quebra-galho mirabolantes que pode até apresentar algum resultado duvidoso de imediato e depois reclama que o splindle dele foi pro-saco algum tempo depois ou que o problema de entupimento continua.
Prefiro elogiar solução e não quebra galho:
Eu uso aditivo de radiador com água destilada 50% movido por bomba de aquário de 12W. Quando noto qualquer redução no fluxo, completo o nível com aditivo e inverto as mangueiras e ele volta ao normal. Até agora, depois de um ano de uso, ainda funciona legal.
Parabéns Ronaldo...
Só como complemento, um filtro adequado seria recomendado.
Abraços...
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bomba de aquário de 12W.
Só como complemento, um filtro adequado seria recomendado.
Abraços...
Acho que para colocar o filtro teria que trocar o bomba por uma de maior vasão
Abs
Jr.
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Não necessariamente; a bomba escolhida deve suprir as necessidades de vazão com alguma folga, pois isso previne a perda de eficiência com o desgaste natural de uso e prolonga a vida util.
O filtro limpo e bem dimensionado interfere pouco na vazão, alias age positivamente pois impede a entrada de partículas e materiais estranhos e preserva a bomba.
abçs...
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É verdade, Marco. O fluxo dessa bomba é muito forte. Depois coloco aqui ela jogando sem a mangueira do spindle. Quanto ao filtro, de fato, estou devendo... mas já anotei para colocar... grato pela dica
ronaldo
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Ronaldo;
Eu possuo um aquário grande (atualmente desativado) com bomba submersa (não me recordo a potencia), mesmo com os filtros tinha uma vazão muito grande pelo tamanho. Funcionou durante muitos anos sem nenhum problema, o único cuidado era fazer uma limpeza periódica para limpar o limo, alias muito facil desmontar e montar.
Certamente usaria esse mesmo tipo de bomba para outras aplicações.
Abraços...
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Estou passando pelo mesmo problema, porem já comprei o spindle entupido, esta novo, não apresenta nem uma marca de uso. :'(
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Comecei a desmontar, notei que se girar a peça preta de baixo passa ar da entrada direto para um buraco nessa peça, vou dormir agora, amanha continuo com essa encrenca.
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Resolvi a encrenca! ;D
Acabei de ler com calma este topico, a 5 anos venho fabricando sistema de refrigeração liquida para computadores de alto desempenho (water cooler: www.pollar.com.br (http://www.pollar.com.br)) Vão algumas dicas:
Aditivo de radiadores: Cuidado ao escolher o aditivo, tem aditivos mais baratos que são SÓetilenoglicou (ou propileno, mas estes são mais raros) o etilenoglicou tem a função de lubrificar a bomba e aumentar a fase liquida do fluido (diminue o ponto de congelamento e aumenta o ponto de ebulição) a UNICA vantagem do etilenoglicou nos nossos spindles é a de lubrificar o sistema, uma vez que não é possivel congelar um spindle com o clima brasileiro e a água não passa dos 70º.
Procurem por aditivos que tem função anti-bacteria, anti-algas e anti- corrosão, estes são os melhores.
Usar muito aditivo entope o spindle! Muitos pensam que quanto mais aditivo melhor, esta errado, a maioria dos aditivo tem uma substancia anti-espumante, essa substancia "coagula" com uma subida brusca de temperatura, chamamos isso de "clog" no water cooler.
Fotos de um block com clog:
(http://i287.photobucket.com/albums/ll140/tradiper/matrix-500pxw.jpg)
(http://i287.photobucket.com/albums/ll140/tradiper/matrix-closup-500pxw.jpg)
(http://i287.photobucket.com/albums/ll140/tradiper/top-chamber2-500pxw.jpg)
(http://hwspirit.com/wp-content/uploads/2010/08/fluid-xp-plus-nano-fluid-water-block-600x470.jpg)
(http://i33.tinypic.com/15zniop.jpg)
Isso acontece com misturas muito ricas de aditivo, em carros mistura rica é bom, pois um motor trabalha com temperaturas altas e não tem passagens tão pequenas como os nossos spindles.
Outra coisa arriscada é inverter o fluxo para limpar, quem tem costume de fazer, faça periodicamente sem problemas, porem quem tem o sistema rodando muito tempo no mesmo sentido pode desprender uma sujeira grande que vá entupir uma passagem menor. Imagine que uma particula agarrada em um poro vá se unindo á outras particulas e formando uma bolinha (similar ao colesterol se aglomerando em uma arteria) quando essa bolinha solta e é levado pelo fluxo pode entupir o sistema, principalmente em afunilamentos e curvas. O ideal é usar um filtro como o amigo Marco falou. Um pedaço de meia-calça na entrada de fluxo da bomba já evita dores de cabeça.
Já vi no fantastico usarem coca-cola para desentupir encanamentos, funciona, mas no spindle acho que vai trazer mais problemas que soluções.
Eu limpo os Water coolers com uma solução de 50% água e 50% acido muriático, tiro o fluido velho e deixo a solução rodar por uns 5 minutos, mas CUIDADO para não deixar a solução rodando muito tempo, é necessário lavar bem o sistema depois para retirar qualquer vestígio de acido. Existem produtos para limpeza de radiadores, mas os resultados é o mesmo.
Água de bateria é água desmineralizada, é H²O puro, não contem sais minerias ou cloro, o cloro pode rachar as borrachas e mangueiras com o tempo, mas é bobagem usar esse tipo de água, pois o aditivo já corta a ação do cloro. Outra vantagem de usar H²O puro é que não conduz eletricidade, assim se um water cooler vazar dentro de um PC não causa curto, porem em um spindle acho desnecessário isso.
Recomendo usar água filtrada + 30% de aditivo.
Abaixo algumas fotos de dutos de 1/4" entupidos (1/4" é a mesma medida dos dutos do spindle)
(http://www.hstspindlerepair.com/images/pic_faq_32.jpg)
Entupido por uma partícula desconhecida.
(http://www.hstspindlerepair.com/images/pic_faq_33.jpg)
Formação de algas, esse tipo de alga adora lugares quentes, como dentro do spindle.
(http://www.hstspindlerepair.com/images/pic_faq_34.jpg)
Este é o efeito de aglomeração de partícula que eu falei antes, uma partícula agarra em um poro (no caso o resalto do O'ring) e outras partículas vão se aglomerando á ela, semelhante ao colesterol na artéria.
Como disse, comprei o spindle novo (4HP) e veio entupido, desmontei e encontrei o O´ring comido, provavelmente na montagem, onde o pedaço que soltou entupiu a peça preta, isso é uma demonstração de como possui dutos pequenos no spindle, principalmente nessa peça preta. Estava completamente vedado, coloquei 120 psi de pressão e não saiu nem um soprinho do outro lado.
(http://www.pollar.com.br/loja/pollar4/image/data/DSC09441.JPG)
Por dentro do spindle:
(http://www.pollar.com.br/loja/pollar4/image/data/DSC09440.JPG)
(http://www.pollar.com.br/loja/pollar4/image/data/DSC09436.JPG)
Agora á danada da peça preta:
(http://www.pollar.com.br/loja/pollar4/image/data/DSC09442.JPG)
(http://www.pollar.com.br/loja/pollar4/image/data/DSC09444.JPG)
Reparem na imagem acima que possui um cotovelo no duto, da pra ver a marca no exterior, a borracha estava entupindo ali, a passagem dessa curva é tão pequena que creio que a maioria dos entupimentos se causa ali.
O mandracke da historia: Essa peça preta é a unica peça que tem contato com o fluido e não é de inox, sem falar que tem a menor passagem, o efeito funil esta todo ali, essa é a peça que enferruja, o aditivo vai evitar a corrosão desta peça já que o resto é de inox.
Se o problema do amigo que criou o tópico for ferrugem, como o Fabio disse que pode ser, com certeza esta nessa peça! Desmonte ela e deixe de molho no WD-40.
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Uma excelente contribuição, Cássio. Grato pelas explicações.
ronaldo
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Ola a todos, pessoal, tenho uma duvida terrivel em relação a spindle refrigerado a agua,,, pergunta: a agua tem que ser refrigerada?, pergunto porque a agua que vai circular no spindle, e o recepiente, vai ter uma troca de calor,, tipo,, vai chegar uma hora que a agua do reservatorio, vai ta numa temperatura igual a do spindle,, sei la!! por favor me desculpem se a pergunta foi idiota,,, mas é uma dúvida.. abçs Bruxo
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... a agua que vai circular no spindle, e o recepiente, vai ter uma troca de calor,,
A palavra chave é "troca" ... o recipiente deve trocar calor com a atmosfera ... o fluido refrigerate, seja qual for, água ou qualquer outro, funciona como veículo de transporte do calor gerado no spindle para o ambiente ... uma maneira de lidar com o prob é usar um recipiente de volume razoável e paredes de grande área em contato com o ar circundante ... isto é um tanto primitivo, volumoso e pesado, sujeito a contaminação, é preferível um sistema em circuito fechado com bomba, radiador e ventoinha ...
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O recomendavel é usar um radiador mesmo, mas se você não usa muito a CNC poderia usar um bande com cerca de 15 litros, com um spindle de 1.5KW com eficiência de 80% levaria mais de 6 horas para atingir 50ºC, se for utilizar a CNC por menos de 6 horas consecutivas funciona tranquilo.
Mas recomendo fazer igual eu: Balde de 10 litros ermeticamente fechado + Radiador + bomba de 2300L/h. Não tem erro.
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Ola, CNC NOW, obrigado por tirar essa minha dúvida,, Cássio,, valeu pelas dicas ok.. em fim agradeço a todos pelas respostas,,, ainda uso a criatura p/ roby mesmo,, então fica muito pouco tempo ligada,, tentei fazer uma adaptação p/ substituir o spindle,, um motor monofasico com polia, de 200 mm e o eixo com 50 mm,, , o mecanismo, igual a furadeira, com chaveta,, o mecanismo funcionou muito bem, sem atrito, até achei que daria certo,, mas no geral ficou uma droga, porque minha criatura não tem estrutura e o motor ficou bem alto,, resumindo,, foi frustante,,, mas em fim,, tirei a dúvida que tinha em relação ao spindle refrigerado a agua,, porque, no ebay, o preço do spindle com o inversor, é muito atrativo,, so não sei se vale a pena,,,, porque são xing ling,,,, mas ja vi em outros tópicos, que muitos usam esses spindle com o inversor,, abçs a todos.,,
Bruxo
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Amigo bruxo, eu uso spindle ching ling a quatro anos, e só agora tive que trocar os rolamentos.
Não sei se vc acompanhou meu tópico sobre o desmonte do mesmo.
bem caso naão tenha segue o link para vc dar uma olhada,.
tem fotos e videos
http://www.guiacnc.com.br/motores-em-geral/rolamento-do-spindle-fazendo-barulho/msg159273/#msg159273
grande abraço
ricardo
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Grande Jose Ricardo, mais uma vez obrigado!! sempre prestativo,, vi o link que postou, sobre a troca dos rolamentos do seu spindle, que bom que deu tudo certo! por favor me diga uma coisa se possível ok !! rs, como vc ja teve as duas opções, me refiro a Tupía e a Spindle refrigerado a água,, ou mesmo a spindle refrigerado a ar,, a diferença do barulho entre eles,,, a pergunta se da,, porque no video, parece que o som do spindle, é muito proximo da tupia, ou ate mesmo igual,, posso ta 100% errado, por isso gostaria de tirar essa duvida, porque se eu comprar um Spindle, e ser o mesmo barulho da tupia, vai ser mais frustante do que o spindle ( adaptação)que tentei fazer e ficou uma droga rs,rs,, isso acabou comigo rs,rs,rs, mas é isso! grande abraço! e aproveitando ,, boa sorte e que tudo der certo na sua nova residência. Bruxo
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Grande bruxo, para não pensarem que não respondi a sua pergunta rsrsrsr
a mesma foi por MP, mas vou fazer uma experiencia e colocar tanto aqui como la no meu tópico.
amanha vou gravar um video com a tupia ligada e na mesma hora, desligo ela e ligo o spíndle, mas todos os dois na mesma distancia da maquina para vc ver a diferença.
acredito que assim vc vai matar sua curiosidade
abraço
ricardo
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Boa noite a todos , Bom estou com o mesmo problema do colega que abriu o tópico, spindle entupido, já inverti as mangueiras e nada, já injetei ar e o ar passa , já desmontei o que vamos chamar de primeiro estágio ( tirei a tampa superior e os o-rings estão bons, passei um arame bem fino na entrada de agua e ele entrou na boa uns 5cm mas na saída de agua ele não entrou tanto ) o estranho é que o ar passa mas a agua não. minha bomba é uma de aquario grande e sempre me serviu , minha pergunta é depois que chego no tubo onde a agua circula ( carcaça do spindle) como faço para desentupir pois nao sei se consigo desmontar mais . água não passa , já vi o povo dizendo pra injetar coca-cola, sei lá alguem me dá uma luz por favor.
Obrigado a todos
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Se entupiu, provavelmente é por ferrugem ou depósitos minerais contidos na água.
Isso de usar cocacola é coisa de quem não tem o que fazer (parece a estória de usar álcool pra refrigerar cortes em alumínio - besteira pura)
Eu tentaria usar um desses produtos para limpeza de radiadores de automóveis - se não resolver, talvez desmontar o motor, mas preste atenção porque não é uma tarefa muito simples não...
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obrigado pela dica, vou tentar mesmo o fluido de limpeza de radiador (desmineralizador) hoje consegui com um arame bem fino tirar de dentro dele uma massa de pó de madeira e com o ar tirar pequenas pedrinhas ( aparentemente calcificações) a água retornou porém entupiu novamente, troquei toda a agua e com compressor retirei a agua de dentro dele e novamente saiu uma água bem suja de marrom ( aparentemente calcio + pó de MDF) segunda vou tentar o fluído se der certo posto aqui para ajudar outro "entupido" rsss abraço a todos!
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Fábio Gilii, você me desculpe, mas quando se trata de substâncias químicas e as suas reações, isto não se discute enquanto não se prove ao contrário, devido à complexidade das reações entre soluto e solvente em inúmeras substâncias e seus agregados combinados, e não menos complexo, definir qual o agente ideal para uma específica limpeza química, a qual dependendo das características envolvidas, necessitam de mais de uma etapa, mais de um tipo de produto, ajuste de pH, temperatura do processo e muitas vezes intervenções mecânicas.
A Coca-Cola por conter acidificantes e mais outros produtos químicos sob segredo, não está fora do rol de experimentos, pelo menos até o momento em que não se tem o que fazer por não se ter claramente definido o material que está entupindo os spindles.
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Galera !!!! o seguinte, consegui desentupir o danado, acabei nao usando nem coca-cola nem pepsi ou qualquer outro produto de limpeza de radiadores, fiz o seguinte no dia anterior coloquei no reservatório de agua uma xicara mais ou menos de agua sanitária ( pois li nao sei onde que podia ser algum tipo de alga ou limo, no dia seguinte peguei uma corda de contrabaixo ( a mais fina ) e "varetei" o spindle novamente com compressor no talo, saiu uma agua preta com muitas pedrinhas de calcio. a corda para entrar melhor passei um grafite spray que tinha aqui ( a agua preta foi antes do grafite) , o fluxo de agua ficou muito bom, contínuo e sem gotejamento . Agora vou desenvolver um sistema de filtragem e armazenamento e utilizar um liquido para radiadores , para nao entupir de novo. Obrigado a todos que ajudaram !!!!
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Anderson
Que bom ter conseguido desentupir o seu motor... a química é realmente surpreendente. Tão surpreendente que, o cloro, componente principal da água sanitária, é incompatível com borrachas de O' rings e também metais do sistema, degradando-os sem pena (cuidado!!!)
É bom frisar que dentro do sistema de arrefecimento de um radiador automotivo não há O' rings, portanto, a química ali empregada não se preocupa com borrachas. Logo, não é tão aconselhável usar sem primeiro conhecer as composições internas do motor, do material que entope e dos agente de limpeza química.
Acredito que os fabricantes de desincrustantes ainda não desenvolveram nada exclusivo para seu tipo de motor, o qual está susceptível a acúmulos de várias partícula indesejáveis, a depender da natureza dos seus trabalhos.
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obrigado pela informação química , mas antes desmontei o primeiro estágio e retirei os Orings!!!!! ainda bem pois nao sabia disso !!!
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É bom frisar que dentro do sistema de arrefecimento de um radiador automotivo não há O' rings, portanto, a química ali empregada não se preocupa com borrachas.
Boa tarde, toda conexão do radiador e o motor e também o sistema de ar quente são feitas com borracha, portanto liquido de limpeza do radiador não afeta a borracha
Abs.
Jr.
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Ótima informação, Euclides... eu tinha certeza que não existiam O'rings de borracha nos radiadores de carros (na parte de circulação e em contato direto com a água).
Confiando em sua afirmação, peço desculpas pela minha conclusão!