Autor Tópico: Motor unipolar em chopper com driver TB6560  (Lida 5462 vezes)

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Offline Espino

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Motor unipolar em chopper com driver TB6560
« Online: 11 de Março de 2011, 03:51 »
Um olá a todos os membros, e como sou novo por aqui e este é o meu primeiro tópico, gostaria de parabenizar a todos pelo ótimo nível desta lista.

Adquiri este motor semana passada a R$37,00 a unidade:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-170783780-motor-passo-cnc-99-kgf-envio-gratis-na-compra-de-03-pecas-_JM

MOTOR 23 KM C-05

Tensão do Motor: 4.0 V
Corrente / Fase: 2.0A
Resistência/ Fase: 2.0 Ohm
Indutância / Fase: 4.4 mH
Torque: 9,9kgf/cm
1.8º por passo
Motor unipolar 6 fios

Como podem ver o preço, ao meu entender, para ser bastante acessível.

Adquiri também o driver CNC 3 Axis Stepper Motor Driver Controller Board TB6560,
através do seguinte endereço:

http://cgi.ebay.com/ws/eBayISAPI.dll?ViewItem&item=270705528552

Entre as características do driver está a possibilidade de trabalhar com motores uni e bipolares.

As minhas dúvidas são as seguintes.
Será que o driver aceita motores unipolares em chopper, ou esta característica é somente para os motores bipolares?
Qual fonte seria a mais indicada para este conjunto?

Agradeço a todos pela leitura e possível ajuda.

Offline kelmer

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Re: Motor unipolar em chopper com driver TB6560
« Resposta #1 Online: 11 de Março de 2011, 10:27 »
Espino,
Tenho quatro desses motores e um driver semelhante, porém de 4 eixos. Funcionam perfeitamente, embora eu não tenha comparado ainda com outros drivers.
Acho que o fato de ser uni ou bipolar não tem a ver com ser ou não chopper.
Vide exemplo do driver  CNC3AX, que é unipolar e chopper.
Por favor colegas, corrijam-me se eu estiver errado.
« Última modificação: 11 de Março de 2011, 10:29 por kelmer »

Offline Espino

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Re:Motor unipolar em chopper com driver TB6560
« Resposta #2 Online: 11 de Março de 2011, 16:15 »
Obrigado Kelmer.
Acredito que tenhas instalado o motor de forma a funcionar unipolar, OK?
O que realmente está me intrigando é esta característica nas especificações do driver, segue abaixo marcado em negrito

Features :
...
·     4 channel inputs interface- Can be used for XYZ limit and emergency stop .
·     Bipolar constant current chopper drive with non-resonant region .
·     Full closed-type optical isolation to protect the user's computer and equipment
...

Refere-se somente a motores bipolares em chopper.
É exatamente ela que está "complicando" o meu entender.

Offline Alebe

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Re:Motor unipolar em chopper com driver TB6560
« Resposta #3 Online: 11 de Março de 2011, 16:20 »
Essa placa é em acionamento bipolar somente.
Os motores unipolares funcionam nela, mas em modo bipolar.

Offline minilathe

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Re:Motor unipolar em chopper com driver TB6560
« Resposta #4 Online: 11 de Março de 2011, 18:56 »
A tensão de alimentação pode ser alta (normalmente se usa de 10 a 20 x a tensão do motor), mas deve ser menor que a suportada pela sua placa. Quanto maior a tensão, maior o torque em altas velocidades. Mas, tensões altas demais podem aquecer o motor, podendo queimá-lo por sobre aquecimento. Há alguns drivers que reduzem a tensão quando o motor está parado, evitando um aquecimento elevado.

Há uma fórmula, que é muito questionada, mas baseia-se em dados estatísticos de vários motores, que sugere um valor de tensão máxima em volts equivalente a 32 x Raiz quadrada(L), onde L é a indutância de cada fase do motor em miliHenries. Ligando as fases em série (ligação bipolar), a tensão máxima seria de 95 Volts, que deve estar acima da tensão máxima do seu driver.

Offline Alebe

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Re:Motor unipolar em chopper com driver TB6560
« Resposta #5 Online: 11 de Março de 2011, 19:20 »
No caso desse drive parece que mesmo com 36V, que é a max. tensão que se diz que ele suporta, os drives tem queimado.
Com 24V não houve relatos de problema.

Offline C N C N o w !

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Re:Motor unipolar em chopper com driver TB6560
« Resposta #6 Online: 11 de Março de 2011, 19:56 »
... tensões altas demais podem aquecer o motor, podendo queimá-lo por sobre aquecimento.


Não, o que provoca aquecimento é a corrente, não a tensão. Os motores são dimensionados para suportar a corrente nominal e em temperatura ambiente normal e arejados não vão superaquecer.


É bom lembrar que temperatura insuportavelmente elevada para humanos não significa a mesma coisa para motores.

Citar
Há uma fórmula, que é muito questionada, mas baseia-se em dados estatísticos ...


Não, a fórmula é elaboração teórica do Mariss Freimanis que a tem divulgado. Eu sou um dos que a questiona pq nunca foi satisfatoriamente esclarecida.

Offline mandiares

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Re:Motor unipolar em chopper com driver TB6560
« Resposta #7 Online: 11 de Março de 2011, 19:59 »
Espino,

   Gostaria de parabeniza-lo pela escolha. Tenho uma controladora dessas a mais de um ano, funciona muito bem; por determinadas ocasiões já trabalhou + de 5 horas ininterruptas e estou muito satisfeito.

   Trabalho com 3 motores bi-polares (4 fios), 382 oz-in e fonte de 24VCC. Coloquei mais um ventilador no cooler dos CI e um outro só para resfriar os reguladores de 12 e 5 V

   Planejei comprar drivers profissionais depois de um ano que a criatura ficou pronta, mas venho adiando por este estar trabalhando bem.

   Recentemente comprei um destes http://cgi.ebay.com/3-axis-TB-6560-CNC-Manual-Control-Pendant-w-48-cable-/330531827280?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item4cf53b6e50 e ficou melhor ainda.

    Vai com fé que para começar ta bom demais.

Offline minilathe

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Re:Motor unipolar em chopper com driver TB6560
« Resposta #8 Online: 11 de Março de 2011, 20:19 »
Jorge,

Não, o que provoca aquecimento é a corrente, não a tensão. Os motores são dimensionados para suportar a corrente nominal e em temperatura ambiente normal e arejados não vão superaquecer.

Discordo que o aquecimento não depende da tensão...

O aquecimento ocorre na fiação de cobre e no núcleo de ferro do motor. As perdas na fiação dependem da corrente, num sistema por corrente constante (ex.: chopper) mas as perdas por histerese do núcleo dependem da tensão, da frequência, ....

Por exemplo, dê uma olhada em: http://en.wikipedia.org/wiki/Eddy_current

É bom lembrar que temperatura insuportavelmente elevada para humanos não significa a mesma coisa para motores.

Sim, 80 graus Celsius são plenamente suportáveis por motores, mas eu pessoalmente não suportaria  :)


A respeito da (polêmica) equação do Mariss Freimanis, coloco um trecho obtido na comunidade geckodrive (Yahoo):


Re: Mariss, what's the rational behind the 32 * (√mH inductance) formula ?

I'm not sure what you are asking. The equation was derived from data taken of
temperature versus supply voltage on 38 different motors. It gives the best-fit
mathematical approximation for determining what supply voltage will result in an
85C motor case temperature. I don't know what "valid point" is to be made; the
data speaks for itself.

Mariss
« Última modificação: 11 de Março de 2011, 20:23 por minilathe »

Offline C N C N o w !

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Re:Motor unipolar em chopper com driver TB6560
« Resposta #9 Online: 11 de Março de 2011, 20:42 »
Discordo que o aquecimento não depende da tensão...

Claro que discorda e eu já sabia que discordaria e pq ...  ;D 

Citar
O aquecimento ocorre na fiação de cobre e no núcleo de ferro do motor. As perdas na fiação dependem da corrente, num sistema por corrente constante (ex.: chopper) mas as perdas por histerese do núcleo dependem da tensão, da frequência, ....

A gente tamus sabendo, Gil, é verdade, mas isto é largamente irrelevante no âmbito desta discussão, as perdas com que vc se preocupa não respondem por mais que uns poucos graus na pior das hipóteses, tornar-se-iam relevantes sob tensões e frequências que nínguém usa ...

Já há paranóia demais com o aquecimento dos motores de passo, não precisamos piorar as coisas ...  ;D 

Citar
Sim, 80 graus Celsius são plenamente suportáveis por motores, mas eu pessoalmente não suportaria  :)

Pois é, nem vc e nem nínguém que eu conheça, mas é perfeitamente confortável para um motorzinho e isto é o que eu acho importante que se diga ... o ajuste incorreto da corrente - não falando ,é claro, de um driver danificado -  é praticamente a única causa de sobreaquecimento ...


« Última modificação: 11 de Março de 2011, 20:45 por C N C N o w ! »

Offline Espino

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Re:Motor unipolar em chopper com driver TB6560
« Resposta #10 Online: 11 de Março de 2011, 22:49 »
Agradeço a todos aqueles que responderam.

Como vai estar em chopper, não preciso preocupar-me com a voltagem do motor ser de apenas 4 volts.
Qual seria então a corrente da fonte para mover os três motores mais o driver.
Que tal uma fonte de 24V/8A? Serviria?

Última dúvida, existe um outro tópico em que reclamam que o motor que vou usar, não
possui velocidade em modo bipolar, e que deve ser feita uma configuração unipolar.

Pelas repostas dadas isto não vai acontecer com este driver em combinação com o motor KM23 em modo bipolar, OK?


Offline Espino

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Re:Motor unipolar em chopper com driver TB6560
« Resposta #11 Online: 12 de Março de 2011, 00:26 »
Caro Mandiares,

o que seria esta interface que você aduiriu? Uma espécie de "configurador" manual para o driver?


Offline C N C N o w !

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Re:Motor unipolar em chopper com driver TB6560
« Resposta #12 Online: 12 de Março de 2011, 10:47 »
Qual seria então a corrente da fonte para mover os três motores mais o driver. Que tal uma fonte de 24V/8A? Serviria?

Procure a planilha do Norberto aqui no fórum, vai auxiliar a dimensionar a fonte.

Citar
Última dúvida, existe um outro tópico em que reclamam que o motor que vou usar, não
possui velocidade em modo bipolar, e que deve ser feita uma configuração unipolar.

Indique onde está isto.

Possivelmente é uma referência é utilização de um motor unipolar com driver bipolar, com o motor conectado em modo bipolar série.

Offline Espino

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Re:Motor unipolar em chopper com driver TB6560
« Resposta #13 Online: 12 de Março de 2011, 17:28 »
Demorei um pouco mas encontrei a fórmula do Norberto.
Ela chega quase a mesma conclusão que esta (((4/24)*12)*2), indicando 3,8A com margem de folga de 50% e 4A respectivamente.

Seria este o endereço do motor em modo unipolar
http://www.guiacnc.com.br/index.php/topic,6703.0.html

Muito obrigado pela dica.

 

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