Salve, Sir Jorge,
ainda não descobri o significado da vida,
Acho que cada um tem o seu
nem onde viemos e para onde vamos,
Esta é mole! Viemos lá de trás e vamos lá prá frente. E todos juntos, um apoiando os outros
mas a corrente fornecida pela fonte, para um chopper, já posso dizer que é:
Ifnt = Imot · ( Vmot ⁄ Vfnt )
onde
Imot: corrente nominal do motor
Vmot: tensão nominal do motor
Ifnt: corrente fornecida pela fonte
Vfnt: tensão da fonte
[ pior caso, motor parado ]
Queiram conferir, por favor ... :lol:
Acho que faltou um tiquinho assim, ó
Mudando os temos de lugar, temos que:
Vfnt x Ifnt = Vmot x Imot
Ou seja,
Pfnt = Pmot
Onde:
Pfnt: Potência fornecida pela fonte
Pmot: Potência consumida pelo motor.
Acho que ficou faltando a potência consumida pelo driver, através da perda por calor (entre outras).
Acho que a equação ficaria:
Pfnt = Pmot + Pdrv
Pfnt: Potência consumida pelo driver
Se assumirmos que a eficiência de um chopper fica acima de 80%, temos que:
Pmot = 0,8 x Pfnt
Pdrv = 0,2 x Pfnt
Pfnt=Pmot/0,8 = Pdrv/0,2 => 0,2Pmot=0,8Pdrv => Pdrv=0,25 x Pmot
Pfnt = Pmot + Pdrv = 1,25 x Pmot
Temos então que:
Ifnt = 1,25 · Imot · ( Vmot ⁄ Vfnt )Ou seja, 25% a mais do que a equação original. Como costumamos usar um FC maior do que isso, acaba englobando este acréscimo.
De qualquer maneira, chegamos a 2 conclusões:
1-A corrente que a fonte tem que fornecer é bem menor do que o motor consome, pois a tensão da fonte é maior do que a tensão do motor;
2-Quanto maior a tensão da fonte, menor a corrente que ela deverá fornecer.
Abraços,
Rudolf