Opa!
esta e minha grande duvida alem de nao saber voltagem dos mesmos,mais em um site de conversoes 1,8Nm equivale a 18,35489***** Kg-cm piorou mais ainda tendi nada,estou completamente perdido.
Provavelmente vai utilizar um driver chopper (tb6560, l298, tb6600, etc.). Em drivers choppers a tensão nominal do motor é irrelevante o que conta mesmo é a corrente. Ou melhor é a corrente máxima que é configurada para ser controlada pelo driver. Pois o driver normalmente aplica uma tensão muitas vezes superior à nominal do motor e isso não tem problema nenhum pois a corrente máxima configurada vai ser respeitada. É a tensão de alimentação do driver é que deve ser motivo de preocupação.
Quanto à conversão de unidades, está correta. Veja se faz sentido:
Torque é medido por uma unidade de força multiplicada por uma unidade de distância nesse caso: N*m e kgf*cm
"Sabendo-se" (*) que 1kgf = 9,8*N ou inversamente 1N=1kgf/9,8
e que 1m= 100cm
Então 1,8N*m
que é equivale a 1,8*(1*N)*(1*m)
que equivale a 1,8*(1*kgf/9,8)*(100cm)
que equivale a (1,8*(1/9,8)*100)*kgf*cm
Rearranjando (1,8*100/9,8)*kgf*cm
Fazendo a contaiada resulta em 18,37kgf.cm
Que só não é igual ao resultado que obteve no site por conta de arredondamento...
Está acordado ainda? Kkkkk
tenho drives pololu mais nao poderei usar maximo deles e 2A,agora nao sei se existe drives para motores com arduino com mais de 3A,vou ter q pesquisar isso,aos parceiros ai interessados em motores ate fim de semana dou uma posiçao a voces.
Drivers de PC controlados pela porta paralela precisam de dois sinais de saída para cada motor-de-passo, é o tal do "step-dir". Um sinal é para avançar um passo (step) a cada comutação o outro é para indicar a direção (dir) seja no sentido horário ou anti-horário. Às vezes é usado também um sinal de habilitação do driver (enable). Imagino que num arduino a coisa não vá ser diferente, não sendo necessário quebrar muito a cabeça.
Ricardo Maeda
*obs:
1kgf= 1kg * 9,8m/s^2
Logo 1kgf= 9,8kg*m/s^2
Por definição N=kg*m/s^2
Portanto 1kgf= 9,8N