Autor Tópico: Consumo de corrente em motores de passo ...  (Lida 12019 vezes)

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Consumo de corrente em motores de passo ...
« Resposta #90 Online: 09 de Fevereiro de 2007, 21:24 »
Rudolf,

Eu não tenho duvidas que voce esta bem a frente nesta materia, voce se dedicou para valer ...

E teremos tempo para voltar a este e outros assuntos, eu ainda estou no jardim de infancia em materia de driver ... agora que estou tendo contado com a pratica, antes era só teoria e nada mais ...

Offline C N C N o w !

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Consumo de corrente em motores de passo ...
« Resposta #91 Online: 10 de Fevereiro de 2007, 14:47 »
Caros,

ainda não descobri o significado da vida, nem onde viemos e para onde vamos, mas a corrente fornecida pela fonte, para um chopper, já posso dizer que é:

        Ifnt = Imot · ( Vmot ⁄ Vfnt )

onde

Imot: corrente nominal do motor
Vmot: tensão nominal do motor
Ifnt: corrente fornecida pela fonte
Vfnt: tensão da fonte

[ pior caso, motor parado ]

Queiram conferir, por favor ...  :lol:

Offline Rudolf Waller

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Consumo de corrente em motores de passo ...
« Resposta #92 Online: 10 de Fevereiro de 2007, 16:11 »
Salve, Sir Jorge,
Citação de: "cncnow"

ainda não descobri o significado da vida,

Acho que cada um tem o seu :)
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nem onde viemos e para onde vamos,

Esta é mole! Viemos lá de trás e vamos lá prá frente. E todos juntos, um apoiando os outros :)
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mas a corrente fornecida pela fonte, para um chopper, já posso dizer que é:

        Ifnt = Imot · ( Vmot ⁄ Vfnt )

onde

Imot: corrente nominal do motor
Vmot: tensão nominal do motor
Ifnt: corrente fornecida pela fonte
Vfnt: tensão da fonte

[ pior caso, motor parado ]

Queiram conferir, por favor ...  :lol:

Acho que faltou um tiquinho assim, ó :)

Mudando os temos de lugar, temos que:

Vfnt x Ifnt = Vmot x Imot

Ou seja,

Pfnt = Pmot

Onde:
Pfnt: Potência fornecida pela fonte
Pmot: Potência consumida pelo motor.

Acho que ficou faltando a potência consumida pelo driver, através da perda por calor (entre outras).

Acho que a equação ficaria:

Pfnt = Pmot + Pdrv

Pfnt: Potência consumida pelo driver

Se assumirmos que a eficiência de um chopper fica acima de 80%, temos que:

Pmot = 0,8 x Pfnt
Pdrv = 0,2 x Pfnt

Pfnt=Pmot/0,8 = Pdrv/0,2 => 0,2Pmot=0,8Pdrv => Pdrv=0,25 x Pmot

Pfnt = Pmot + Pdrv = 1,25 x Pmot

Temos então que:

        Ifnt = 1,25 · Imot · ( Vmot ⁄ Vfnt )

Ou seja, 25% a mais do que a equação original. Como costumamos usar um FC maior do que isso, acaba englobando este acréscimo.

De qualquer maneira, chegamos a 2 conclusões:

1-A corrente que a fonte tem que fornecer é bem menor do que o motor consome, pois a tensão da fonte é maior do que a tensão do motor;

2-Quanto maior a tensão da fonte, menor a corrente que ela deverá fornecer.

Abraços,
Rudolf

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Consumo de corrente em motores de passo ...
« Resposta #93 Online: 10 de Fevereiro de 2007, 17:38 »
Isso.

Como vc disse, o FC é sempre de pelo menos 20 ~ 25%, economizei "tinta" considerando o driver 100 % eficiente.

Eis aí mais uma das coisas a medir nos próximos dias ...

 

/** * */