Acho que me dei mal....
Gil e Jorge,
Obrigado por alguma clarificação, realmente o fio verde tem uma bitola um pouco maior e realmente pode ser o terra.
Realmente é difícil mensurar o torque pelo alicate, principalmente para alguém sem experiências nestes brinquedos de gente grande, mas uma informação, acho que importante, é que eu consigo sentir os “passos” e quando sai da inércia o giro fica suave, só que, pelo que entendi na etiqueta este motor, ele é de 1998 e será que depois de 11 anos ele poderia ainda estar magnetizado?, Outro ponto é o seguinte os rolamentos não apresentam ferrugem nas partes que consegui observar, me preocupei de verificar se o problema não estava ai e APARENTEMENTE eles estão ok, não consegui ver com precisão a pista.
Eu tenho uma placa unipolar muito antiga e bem vagaba que comprei da IO robotics a muitos anos atrás para um outro projeto, tenho certeza que ela não toca este motor, fiz um teste com uma bateria de 12V para ver se pelo menos ele andava um passo e nada aconteceu, eu faço isso com alguns outros motores de passo unipolar que eu tenho (6 Volts) e funciona. Eu consigo ligar este motor em modo unipolar?
Vi um post do Fábio Gilii que é o seguinte:
“Conhecendo este resultado (potencia) e a velocidade do motor, pode-se determinar o torque naquela velocidade assim:
in-oz = Watts * 4506 / passos (cheios) por segundo”
Imaginando que o fabricante colocou na etiqueta 85W em 1500 RPM (25 /seg)
Fazendo o calculo: ozf.in (acho que foi isso que ele quis dizer)= 85 * 4506 / 25= 15.320,40 à Transformando em Kgf.cm = 1.103,18 (tá eu sei que é impossível).
Qual é afinal o torque deste motor?
Vou medir a resistência e posto aqui.
[]´s