Autor Tópico: Possível Problema com Motor Bipolar  (Lida 6468 vezes)

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Rotger

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Re: Possível Problema com Motor Bipolar
« Resposta #15 Online: 08 de Maio de 2009, 15:15 »
Hã Hã....

Não tinha pensado nisto, muito obrigado.

Inclusive acabei de ligar lá e a vendedora está conferindo no estoque e vai tentar me passar as especificações ainda hoje.

Só um detalhe que já tinha reparado quando pesquisei, a tensão na etiqueta (65V) é diferente da do site (85V), a etiqueta está detonada quase em cima do valor da tensão, mais me parece que é 65V mesmo.

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Re: Possível Problema com Motor Bipolar
« Resposta #16 Online: 08 de Maio de 2009, 15:44 »
Olá Rotger;

No Brasil não é muito comum contatar um fabricante e ter ter uma resposta satisfatória (por aqui, o pós venda geralmente é uma Bost...), parece que em alguns países essa relação é melhor, tente um email ao fabricante, quem sabe...

Abraços....

Rotger

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Re: Possível Problema com Motor Bipolar
« Resposta #17 Online: 08 de Maio de 2009, 15:54 »
Senhores,

Olhando melhor as páginas que o M.M. postou consegui achar a pagina da PACIFIC SCIENTIFIC e com uma lupa e quase lambendo o monitor, encontrei o seguinte:

E31NRFT-LNF-NS-00

E = Modelo (Sigmax)
3 = (Nema 34)
1 = Rotor Stack (1)
N= Conf. De Montagem (NEMA)
R= Construction Mookup (REGULAR / LEADWIRE)
F= Lead (não consegui ler)
T= Winding Type (TORQUE MAX. EM BAIXA VEL.)
-
L=Rotor Type (LAMINADO)
NF= Shaft Configuration (SINGLE FLAT)
-
NS=Encoder Option (No Feedback)
-
00=Special Sequence (Standard Motor)

Tem uma tabelinha que diz:

Que ele tem um holding torque de 223-349 (1.58-1.90) oz-in (Nm) à Transformando 16 Kgf.cm (em alta rotação) e 25 Kgf.cm (em baixa rotação)

http://www.pacsci.com/products/step_motors/generalhybridproducts.html

Achei o motor meio fraco pro tamanho dele, mais ok....

Estava feliz quando achei estas informações, mais lembrei de algo importante, como posso testar sem um drive, será que ele está danificado?

[]´s

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Re: Possível Problema com Motor Bipolar
« Resposta #18 Online: 08 de Maio de 2009, 17:21 »
Estava feliz quando achei estas informações, mais lembrei de algo importante, como posso testar sem um drive, será que ele está danificado?

Parabéns pela garimpagem ! É assim que se faz !  ;D

É um motor de oito fios, portanto pode ser conectado em qualquer modo, tanto unipolar como bipolar. O prob agora é identificar a fiação. Tenta aí, se ficar difícil é só gemer que a gente dá um jeito ...  :P

Offline minilathe

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Re: Possível Problema com Motor Bipolar
« Resposta #19 Online: 08 de Maio de 2009, 18:56 »

Será que está correto?

Pelo resultado que você colocou (0,54 N.m) dá 5,5 Kgf.cm e não me parece que o motor teria somente este torque, ele é bem parrudo, eu tenho uns motores de 6,5 Kgf.cm e eles não têm a metade do tamanho deste motor.

Esses cálculos são teóricos apenas e em cima de uma potência elétrica média (de placa ???), a potência mecânica real seria ainda menor, devido às perdas (efeito Joule, ...), o que levaria a um torque ainda mais conservativo (menor). O mais confiável seriam dados oriundos de um teste de bancada ou dados mais específicos do fornecedor.

Para mais informações: http://en.wikipedia.org/wiki/Torque

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Re: Possível Problema com Motor Bipolar
« Resposta #20 Online: 08 de Maio de 2009, 20:39 »
Esses cálculos são teóricos apenas

Vc tá sendo modesto Gil, seus cálculos não são teóricos, são falaciosos, partem de premissas falsas.
 
 
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O mais confiável seriam dados oriundos de um teste de bancada ou dados mais específicos do fornecedor.

É, né ? Sei ... então tá, quer fazer uma brincadeirinha ? Ai vão alguns dados de um fabricante de boa reputação do qual eu disponho das curvas de torque obtidas com o dinamômetro. Calcule aí e depois a gente compara com a realidade.

Trata-se de um motor de 18W operando a 25 rps, qual é o torque ?

Se gostar da brincadeirinha eu posso citar quantos exemplos quiser ...  ;D ;D ;D

Offline minilathe

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Re: Possível Problema com Motor Bipolar
« Resposta #21 Online: 08 de Maio de 2009, 20:56 »

Vc tá sendo modesto Gil, seus cálculos não são teóricos, são falaciosos, partem de premissas falsas.

Os cálculos que fiz não são meus, mas se baseiam estritamente na aplicação da física (extensamente disponível em bibliografia, net, ...) e dos dados que o colega passou... Certamente, os valores obtidos, a partir das informações disponíveis, são muito conservativos. Mas isso é outra história..... :)

O que eu disse sobre "dados mais específicos do fabricante" são as curvas de torque x rotação do fabricante do motor.

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Re: Possível Problema com Motor Bipolar
« Resposta #22 Online: 08 de Maio de 2009, 21:42 »
Os cálculos que fiz não são meus

São seus sim, foi vc quem optou por uma equação e dados não aplicáveis ao contexto ... se não, me mostre um exemplo de aplicação em contexto idêntico, alguém deduzindo torque de um motor de passo a dada velocidade a partir do produto da potência elétrica pela velocidade ... he, he, he ...

Eu disse mais de uma vez, a equação seria válida para potência mecânica e grifei.

Citar
são muito conservativos. Mas isso é outra história..... :)

Muito conservativo é um eufemismo pra incorreto ...  ;D

Citar
O que eu disse sobre "dados mais específicos do fabricante" são as curvas de torque x rotação do fabricante do motor.

Se as curvas estão disponíveis, são dados reais, pra que calcular ?

Pra que serve seu "cálculo" afinal ?  ??? ??? ???

Offline minilathe

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Re: Possível Problema com Motor Bipolar
« Resposta #23 Online: 08 de Maio de 2009, 21:54 »
...alguém deduzindo torque de um motor de passo a dada velocidade a partir do produto da potência elétrica pela velocidade ... he, he, he ...

Eu disse mais de uma vez, a equação seria válida para potência mecânica e grifei.

Pra que serve seu "cálculo" afinal ?  ??? ??? ???

O uso da potência elétrica é usual no dimensionamento de motores de um modo geral, para chegar na potência mecânica e vice-versa. Principalmente quando se tem pouca informação, além disso, quando se sabe o rendimento do motor (não é este o caso), os cálculos podem ficar bem razoáveis e isto é feito na prática da engenharia...  ;)

A isso chama-se estimativa..., pois no momento de meu post, os dados do fabricante ainda eram incógnitas  ;)


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Re: Possível Problema com Motor Bipolar
« Resposta #24 Online: 08 de Maio de 2009, 22:18 »
O uso da potência elétrica é usual no dimensionamento de motores de um modo geral,

É sim, até para motores de passo, para estimar o holding torque, mas nunca no seu nível de atrevimento, nínguém em sã consciência tenta "calcular" torque vs velocidade dessa maneira. :P

Citar
A isso chama-se estimativa...,

Não, a isto chama-se chute, estimativa é outro dos seus eufemismos ... é chute e chute a gol, gol contra ...  ;D ;D ;D

Citar
pois no momento de meu post, os dados do fabricante ainda eram incógnitas  ;)

E continuam sendo ...


Offline minilathe

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Re: Possível Problema com Motor Bipolar
« Resposta #25 Online: 08 de Maio de 2009, 22:34 »
O uso da potência elétrica é usual no dimensionamento de motores de um modo geral,

É sim, até para motores de passo, para estimar o holding torque, mas nunca no seu nível de atrevimento, nínguém em sã consciência tenta "calcular" torque vs velocidade dessa maneira. :P

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A isso chama-se estimativa...,

Não, a isto chama-se chute, estimativa é outro dos seus eufemismos ... é chute e chute a gol, gol contra ...  ;D ;D ;D

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pois no momento de meu post, os dados do fabricante ainda eram incógnitas  ;)

E continuam sendo ...


Vc é sempre assim, ou está com sono, cansado, seu time perdeu, acordou com pé esquerdo...???    8)

Rotger

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Re: Possível Problema com Motor Bipolar
« Resposta #26 Online: 14 de Maio de 2009, 11:02 »
Senhores,

Finalmente consegui medir a resistência das bobinas, cada uma das quatro bobinas apresentou uma resistência de 4 ohms e nenhuma mulher. :)

Alguem pode me ajudar em que isto significa?
[]´s

Rotger

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Re: Possível Problema com Motor Bipolar
« Resposta #27 Online: 14 de Maio de 2009, 11:06 »
Segue o orçamento que solicitei do motor:

 Prezado Senhor,               
               
"Apresentamos nossas melhores condições comerciais referente ao equipamento solicitado.
Agradecemos a consulta e colocamo-nos à disposição para eventuais esclarecimentos que se fizerem necessários.
"               
               
                  
Rosana Roithmeier                  
(12) 3939-1212                  
Departamento Comercial                  
[email protected]                  
[email protected]                  
                  
   Preço Regler               
Item   Descrição   Carac Adicionais   Qtd.   Unitário    Total   Entrega
1   MOTOR DE PASSO 1.8º MARCA PACIFIC SCIENTIFIC MOD. E31NRFT-LNF-NS-00 IS (DC): 2.7A BIPOLAR VS: 65V Po: 82W 1500RPM TEMPERATURA AMBIENTE: 40ºC T:90ºC max   novo   1    R$ 961,78     R$ 961,78    IMEDIATO
                  

Em anexo, estou postando a tabela para determinar o tipo de motor da Pacific Scientific.

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Re: Possível Problema com Motor Bipolar
« Resposta #28 Online: 14 de Maio de 2009, 11:08 »
Vc é sempre assim, ou está com sono, cansado, seu time perdeu, acordou com pé esquerdo...???    8)

Eu sou sempre assim.

Rotger

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Re: Possível Problema com Motor Bipolar
« Resposta #29 Online: 14 de Maio de 2009, 11:28 »
Vc é sempre assim, ou está com sono, cansado, seu time perdeu, acordou com pé esquerdo...???    8)

Eu sou sempre assim.

Jorge e Minilathe essa é pra vocês. :) ;D :) ;D :) :-X

Jorge, tenho a absoluta certeza que você não vai ficar bravo e por mais que não assuma sei que vai gargalhar, eu sempre tento me atualizar em assuntos de administração corporativa e li um texto a algum tempo atrás que eu acho que é o SIR JORGE ESCRITO, bom recuperei o texto.

Segue....

Clássicos do Mundo Corporativo: Toda empresa tem um profissional com enorme experiência, que gosta de dar palpite em tudo e tende a discordar dos colegas

Uma figura que existe em qualquer empresa é o Serjão. E toda empresa que tem um Serjão deveria fazer uma campanha para preservá-lo, porque os Serjões são uma espécie em extinção.

O Serjão é aquele profissional que acumulou uma enorme experiência, e por isso, gosta de dar palpite em tudo. E normalmente, tende a discordar de tudo o que os colegas falam. Por essa razão, o Serjão vive sendo criticado por todo mundo, por ser muito ácido e muito crica.

Acontece que, exatamente por sua longa vivência, o Serjão quase sempre tem razão no que diz. O problema não é o que ele fala, é a forma como ele fala. Aquela maneira de quem está anunciando o apocalipse, aquele jeito de quem tem certeza absoluta de tudo. E é por prestar mais atenção na maneira como o Serjão fala, do que naquilo que ele está falando, que muita empresa acaba deixando de fazer o que deveria ser feito, ou acaba cometendo erros que poderiam ser evitados.

Eu convivi muitos anos com um legítimo Serjão, e demorei um pouco até aprender a ouvi-lo. Mas confesso que só consegui entender como funciona a cabeça de um Serjão, no dia em que finalmente eu resolvi elogiar o Serjão em público, numa convenção na nossa empresa. Foi naquele dia que eu finalmente entendi que os Serjões não querem ser elogiados. Eles só querem ser ouvidos.

De qualquer maneira, estávamos todos ali reunidos, gerentes, diretores, supervisores, e eu comecei o meu discurso: "Pessoal, eu acho que muitos de vocês criticam o Serjão, porque ele fala alto, porque ele acha que só ele tem razão, ou porque ele dá a impressão de ser o único que está preocupado com o futuro da empresa. Mas jeito é jeito, e fato é fato. E um fato que eu posso comprovar, é que de 100 coisas que o Serjão me falou até hoje, 99% estavam certas."

A sala ficou no mais absoluto silêncio, e quando eu ia continuar, lá do fundo, o Serjão perguntou: "Ah, é? E qual é a que estava errada?"

Max Gehringer, para CBN.


[]´s

 

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