No motor maletido eu tenho 8 fios ...
Tá, por algum motivo entendi que era um motor de quatro fios ... o de oito dá mesmo mais trabalho, mas os princípios são os mesmos ...
Com alguma prática dá pra deduzir pelas cores, mas vamos a ver um método que resolve qualquer caso, mesmo quando não há cores pra ajudar.
Dê uma espiadinha na imagem abaixo, é uma simplificação dos enrolamentos de um motor.
Observe que há quatro bobinas dispostas perpendicularmente entre si, enroladas duas a duas (vermelho+laranja e azul escuro+azul claro). Temos portanto, oito terminais. Todos os motores bifásicos apresentam esta estrutura.
Nossa tarefa será descobrir os pares de bobinas que estão enroladas em conjunto, e quais são as extremidades de um mesmo par, ou seja, início e fim de cada bobina do par. Com isto já saberemos como combinar as bobinas de modo a fazer o motor operar como desejarmos, em qualquer modo unipolar ou bipolar.
Então vamos lá:
1. Identifique todas as bobinas medindo a continuidade. Vc deverá encontrar quatro pares de fios que apresentam continuidade entre si, marque-os, digamos numerando cada extremidade como A1 e A2, B1 e B2 e assim sucessivamente.
2. Alimente uma das bobinas com uma fonte*, verifique que o motor "endurece".
3. Ligue outra bobina em paralelo com a primeira. pode acontecer uma de três coisas:
a. o eixo do motor dá um passo para um lado
b. o eixo não se move, mas fica ainda mais "duro"
c. o eixo não se move, mas fica mais "mole"
Se o eixo do motor dá um passo para um lado, isto significa que a segunda bobina conectada pertence a outro par.
Se o eixo não se move, mas fica ainda mais "duro", isto significa que a segunda bobina conectada faz par com a primeira e está em fase com ela, ou seja, o início de uma conectado ao início da outra. Identifique ambas as bobinas e as extremidades casadas.
Se o eixo não se move, mas fica mais "mole", isto significa que a segunda bobina conectada faz par com a primeira mas não está em fase com ela, ou seja, o início de uma está conectado ao fim da outra e vice-versa. Inverta a segunda bobina de modo a confirmar que agora o comportamento é o inverso - o motor fica mais "duro" - Identifique ambas as bobinas e as extremidades casadas.
4. Repita o procedimento para o segundo conjunto de bobinas (desconecte o primeiro conjunto da fonte, antes de continuar).
Pronto, tá tudo identificado, vc deverá poder visualizar algo assim:
A1 * o---/\/\/\---o A2
A3 * o---/\/\/\---o A4
B1 * o---/\/\/\---o B2
B3 * o---/\/\/\---o B4
[ * ] início do enrolamento
Claro que a numeração e a marcação de início de enrolamento é inteiramente arbitrária, o que importa é conhecer os pares e a relação de fase entre bobinas de um mesmo par.
Tá suficientemente claro ? Se estiver, faça a identificação e depois a gente vê como fazer o fechamento dos enrolamentos para os diferentes modos de operação ...
*Fonte: é de todo interessante usar uma fonte ajustável e limitar a corrente a, digamos, 1A ...