O torque de um motor CC, de campo magnético permanente, é função de duas condições básicas: o campo magnético (a "força" dos imãs) e a corrente do rotor. Assim, o que levaria a redução no torque:
(a) Baixa intensidade de campo:
-Imãs com campo reduzido, decorrente de sobrecarga (corrente intensa) na operação do motor. Levando a redução do campo magnético desses imãs. Isso seria um processo gradual, com perda de torque ao longo do tempo e da utilização "forçada" (eletricamente) do motor.
(b) Baixa intensidade de corrente:
-Coletor gasto ou com mal contato, baixa pressão (das molas) nas escovas, fiação das escovas comprometida, apresentando irregularidades, trechos corroídos eletricamente (arco), oxidação nas conexões das escovas, depósitos entre as lâminas do coletor, escovas gastas.
-Valor a pena medir a resistência ôhmica nos terminais do motor (com o motor parado!!), se a resistência estiver alta é mal sinal, pois isso leva a correntes menores e consequente redução de torque. Compare com a resitência de seus outros motores (bons) para ter uma base de referência.
-Driver acionando o motor de maneira deficiente (driver com defeito, com algum problema de ajuste ou parametrização)
-Tensão insuficiente da fonte.