Bem, vejamos.
Para não perdermos o foco, lembro que o meu desejo é ter maior velocidade nos eixos, sem perda de torque.
A minha placa usa uma combinação de portas Nand,XOR e flip-flop para fazer a parte lógica (converter os sinais dir e step da paralela em sequencia de controle para a parte de potência). A parte de potência (o driver) é feita por uma ponte de MOSFET IRFZ44N que aceitam uma corrente elevada (até 35A, segundo o datasheet). A alimentação da lógica é feita com 7-12V, separadamente da alimentação dos drivers.
Conclusão 1: Se quiser usar essa placa para garantir torque e velocidade devo aumentar a tensão colocando um resistor em série nas bobinas de modo a manter a corrente em 2A. Atualmente estou alimentando com a tensão nominal do motor, 5V, e se colocar 12V vou ter uma perda de apx 60% da potência consumida na fonte dissipada nesse resistor.
Ou (duvida): posso alimentar a parte de potência com uma fonte de corrente constante (2A) e tensão maior até que 12V? Desde que a corrente seja mantida em 2A, não terei problema de fritamento?
Acredito tb que outra solução seria usar a placa abaixo (que tenho tb), mas que só faz a parte lógica e interfacear os motores com drivers chopper, usando o TB6560 por exemplo.
Pergunta: alguém tem uma sugestão para esses drivers? esquema, link para comprar, etc?
Obrigado